Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Vivendo e aprendendo para ser uma pessoa melhorada! (aprendendo com a vida)



Tenho na consciência que ninguém é melhor que ninguém enquanto ‘seres humanos’, mas no meu ponto de vista o que defini ou distingue a qualidade de um ser humano para o outro é o seu comportamento perante a sociedade e perante o seu próprio semelhante aqui na terra.
Por esta razão quando eu digo que sou melhor que algumas pessoas não é por uma arrogância boçal daqueles que se julgam melhores que as outras pessoas, só porque tem um carro zero quilômetros na garagem, só porque usam roupas da moda e de marca, ou só porque jantam em restaurantes badalados e caros.
Quando digo e sem quaisquer cerimônias que sou melhor que “algumas pessoas” do meu convívio, é porque sei ser humilde perante as pessoas reconhecendo meus defeitos antes mesmos que eles incomodem quem quer que seja, e principalmente porque fui criado assim, educação de berço é tudo numa pessoa, ou você tem ou não tem, simples assim!
Mas que tal realidade não sirva de “desculpas” para as pessoas que não tiveram uma boa educação de berço, porque nós, seres humanos, somos inteligentes e tendo isso em consciência devemos, ‘nos construir’ a cada dia.
“Vivo” me ‘construindo’, quero dizer com isso, que vivo aprendendo com as outras pessoas, corrigindo constantemente minhas falhas como pessoa e principalmente como ser humano, afinal de contas ninguém é perfeito enquanto seres humanos.
Seja em meu blog ou na vida real, não tenho nenhuma pretensão de estar dizendo uma única verdade porque nenhum ser humano é o dono da razão, acredito que todos, viemos neste mundo por um propósito maior que é o de nos tornarmos num ser humano melhorado aprendendo sempre através do aprendizado contínuo.
Não tenho dúvidas sobre isso, porque aprendo constantemente tal máxima na filosofia budista e principalmente com as pessoas, elas  me ensinam o tempo todo, diria em tempo integral.
É importante vivermos com a consciência de que somos um eterno aprendiz e nunca, por mais que sejamos doutorado em algum assunto, pensar que sabemos demais, devemos sempre manter nossas cabeças e mentes bem abertas para tudo que for novo e o mais importante, ter a humildade de admitir que conhecimento algum, é suficiente, porque aqui na terra somos e vivemos na condição de eternos aprendizes!   
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário