Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 17 de julho de 2010

Líder de classe



Esse foi o tema do filme que assisti recentemente, não pude deixar de escrever sobre ele, pois além de ser um filme do tipo fato verídico, ele nos passa uma mensagem muito bonita de coragem e determinação.
O filme começa com um menino que é discriminado pelas professoras da classe, e pelo próprio administrador da escola, pois ele é portador de uma doença chamado síndrome de Tourette.
Na síndrome de Tourette, as características principais incluem distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), entre outros.
Como não bastasse as dificuldades que o garoto tinha na escola, seu pai o repreendia todas as vezes que ele tinha acesso.
Ficando muitas vezes bravo e brigando com o mesmo.
Um momento muito comovente do filme foi quando, a professora muito ignorante mandou ele falar com o diretor, fato que posteriormente ele lembrou com muito carinho, pois o diretor era um homem de muita bondade e sabedoria.
O diretor já sabendo das dificuldades do menino, convidou o para assistir no pátio da escola, um ensaio instrumental, e ele prontamente recusou, mas o diretor insistiu e ele acabou indo.
No pátio, enquanto todos tocavam, os inevitáveis tiques acompanhado de repetição de palavras e sons estranhos, competiam com os sons dos instrumentos.
Inevitavelmente, todos ali presentes olhavam para o garoto com um tom de repressão e desprezo.
Ao final da apresentação o diretor, subiu ao palco e agradeceu ao pessoal da banda, e chamou o garoto que havia “incomodado” a apresentação, e lhe perguntou, por que ele emitia determinados sons .
O menino respondeu que não era proposital, e não conseguia controlar , quando ele ficava nervoso era pior, os ataques ficava mais intensos.
Na sua sabedoria de homem vivido, o diretor perguntou ao garoto o que todos eles, ali presente poderiam fazer para ajuda-lo?
O menino respondeu, me tratar como se eu fosse normal e não como um estranho.
O diretor agradeceu o menino e o dispensou e quando ele estava se dirigindo a cadeira, todos o aplaudiram em pé.
O tempo foi passando e o menino se tornou um homem, um homem que queria ser professor, mas qual escola ou quem o contrataria, com aqueles chiliques?
Seu pai tinha uma empresa e sempre oferecia a ele um emprego mas o rapaz insistia em ser professor.
Ele enviou muitos currículos para muitas escolas, algumas delas o chamaram para entrevista-lo, mas ao perceberem as suas dificuldades, torciam o nariz e prometiam entrar em contato em algumas semanas.
Uma cena tocante foi quando um dos diretores de uma escola quis convence-lo de que ele não tinha nenhuma chance de lecionar na escola em questão,ou em qualquer outra , pois os alunos iriam rir da cara dele.
Ele ficou muito revoltado e ao entrar em seu automóvel, começou a chorar, um choro misto de raiva e ódio por ser como era. (aliás uma ótima interpretação do ator)
Mas um dia, uma escola o chamou , e a despeito do que todos pudessem imaginar ele conseguiu e foi um ótimo professor.
Ganhou até um premio por ser o melhor , e o mais comovente do filme foi quando ele foi receber o premio, agradeceu a todos familiares, amigos, namorada e principalmente a sua doença.
Em seu discurso mencionou que a doença foi o seu melhor mestre da sua vida, e em nenhum momento ele deixou que ela o atrapalhasse na realização do que mais gostava de fazer nesta vida, ensinar.
Um filme que eu recomendo, baseado em fatos verídico, hoje o rapaz casou e continua a lecionar.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, e confiram este filme, é um grande aprendizado.
Paulo RkSp

25 comentários:

  1. Já que é assim vou lhe indicar, se você ainda não assistiu, "Homens de Honra" com Cuba Goodning Jr. e Robert Niro. O filme conta a história veridica de um jovem negro que queria ser mergulhador. Os fatos se passam numa época que isso era praticamente impossível para qualquer negro sonhar, quanto mais se tornar realidade.Mas ele tentou e para ver se conseguiu assista ao filme, não vou contar o final da história..
    Mas mergulhadores ou professores o que importa é a mensagem de perseverança, de persistência.
    Acho a vida tão curta que se não tentarmos trabalhar ou fazer aquilo que gostamos nunca iremos ser completos.
    Certo que alguns conseguem ganhar dinheiro com a escolha, mas tem muita gente que é por puro idealismo, por respeito às suas escolhas.
    Vivemos num tempo em que parece que quase nada é respeitado, nem as doenças alheias.
    Vivemos uma espécie de Big Brother às avessas onde o grande olho só enxerga o diferente para espezinhá-lo e nunca ajudá-lo.
    Por isso, histórias de superação sempre são bem vindas, pois mostram que a despeito de todo e qualquer preconceito é possível prosseguir e melhor, conseguir!
    Sabe, Paulo, dicas asim como a sua podem fazer uma grande diferença na vida de certas pessoas. Pode ser a primeira gota para apagar um incêndio ou o primeiro passo para uma volta ao mundo de si mesmo. Sim uma simples dica de um filme mudar uma vida e tocar um coração!

    ResponderExcluir
  2. Sim amiga, um simples ato de indicar um filme pode e faz a diferença na vida de qualquer pessoa.
    Quanto ao filme, "Homens de honra", com o ator Cuba Jr., aliás maravilhoso ator eu já assisti e assistiria varias vezes!
    Pois é um filme que mostra que "Para tudo na vida há uma solução!"
    Muito obrigado por existir e fazer comentários da mais alta relevancia, as quais tem me agregado valores superiores daquilo que escrevo.

    ResponderExcluir
  3. Cara!! muito legal! vou baixar e assistir (tá eu não dou lucro pra locadora) tem muita coisa desse garoto que se assemelha a mim! Gente e eu achando que eu era um loukinho sem explicação!
    Será que eu ja assisti o filme? eu tenho amnésia de filmes... isso me atordoa! até escrevi sobre isso.

    Paulo... valeu muito seu comentário lá no meu blog...
    vou começar a ler o seu.... primeiro lerei o que ja foi escrito!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. não agradeça meus comentários,mas faça um grande FAVOR para mim!
    Continue a escrever coisas bonitas, pois me inspira a cada linha do paragrafo.
    É como na musica, "isso me alegra, isso me ajuda a viver!"
    Valeu muito obrigado por existir!

    ResponderExcluir
  5. onde acho esse filme para comprar ou alugar...meu irmão tem essa sindrome. meu pai está igual a um louco procurando, isso é muito importante para nós...poderia me ajudar. ou um site para que nós possamos baixar? meu e-mail é flock_rj@hotmail.com
    obrigada
    bianca

    ResponderExcluir
  6. Também estou procurando este filme. Se puder me enviar um e-mail dizendo onde posso encontrar, ficarei muito agradecida. (pradoduarte@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Paulo, para quem lida com educação de alguma forma, seja lecionando ou criando os próprios filhos, ou ainda num trabalho comunitário onde lidamos com várias realidades e diferentes tipos de crianças e famílias, o filme nos traz esperança de que podemos realizar, contribuir e conviver pacificamente com todas as pessoas e todas as suas diferenças.
    Abc, e boas festas!

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é muito bom, ainda mais que a história do garoto é semelhante a minha. Eu tenho 19 anos e tenho disfluência da fala (gagueira), e como o personagem, tbm pretendo ser professor. Eu terminei o colegial há dois anos e ainda n tive coragem de entrar na universidade até eu achar q estarei totalmente preparado. Eu vou levar a mensagem desse filme pra sempre.

    ResponderExcluir
  9. sr. Paulo, bom dia, hj dia 21jan11 recebi um e-mail de minha professora e amiga, e ela me indicou este filme estou baixando ele e li a sinopse e já me emocionei pois tenho esta patologia do rapaz do filme e nem sei se conseguirei assistir pois parece que estou voltando a fita de minha vida, obrigado por existir pessoas como vcs, que colocam a tona situações desprezadas por muitos e até mal compreendidas. ass. Peterson/RJ - peterson.psa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Paulo!

    Muito interessante para nós que somos psicopedagogos e atuamos em escola. Por lá na que trabalho desenvolvi pesquisa sobre bullying em 2010 com 33 turmas e 762 alunos, muito interessante e este filme contribui com o re-olhar de algumas situações.

    Gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo, td bem?
    Vi este fime duas vezes pela SKY, mas queria gravar, já que aqui no Brasil este DVD não é vendido.
    Consegui puxar de um site "baixar filmes completos", só que a legenda é muito grande e parte dela não dá para ler. Eu e minha família ficamos frustrados, pois este é um fime que não podemos deixar de ver e até mesmo ajudar quem está passando pelo mesmo problema. Se puder me dar uma dica, ficarei imensamente grata.
    Abs,
    Magda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda, na verdade desde que assisti ao filme e postei sobre ele, tenho procurado encontrar o filme, mesmo sendo pirata.
      Mas não obtive êxito, no entanto caso eu encontre, eu darei um toque por este mesmo canal!
      Tudo bem!?!?!
      Espero que esteja bem em todos os sentidos, e muito obrigado por ter interagido e por você existir!
      NAMASTÊ!

      Excluir
  12. Obrigada pelas palavras Paulo.
    Neste site que mencionei vc consegue puxar de graça e a imagem está perfeita. O único problema é o tamanho da legenda que é muito grande. Se quiser ler toda a legenda, tem que diminuir muito o quadro da TV.
    Achei um outro site, acho que é "baixar de graça", mas tenho medo de pegar vírus na máquina.
    Qq novidade lhe comunico e faça o mesmo, ok? Rsrs
    Abs,
    Magda.

    ResponderExcluir
  13. Ok! Mensagem recebida! Estarei pesquisando!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  14. Quero assistir...

    Oh, esse tbm é legal:
    http://saofatosdavida.blogspot.com.br/2011/12/escritores-da-liberdade.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Qual o nome desse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Fernada o nome do filme é o Líder de classe mesmo! Eu recomendo é muito bom, pela atuação do ator e pela própria história uma verdadeira lição de vida pra todos nós!

      Excluir
  16. conheci uma pessoa com esse problema faz pouco tempo, é estranho, assusta agente

    ResponderExcluir
  17. é muito bom esse filme vcs que não viram procurem ver vai fazer muito bem:p

    ResponderExcluir
  18. Pessoal.....

    Assisti este filme para um trabalho de pedagogia e tenho ele gravado, como amei guardo-o e quem quiser uma copia daremos um jeitinho de envia-lo.

    bjsss

    VANESSA e-mail opcerta.vanessa@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Ei Vanessa Andrade, farei uma divulgação do seu e-mail para que as pessoas possam entrar em contato com você no meu face e entre outros canais!
    Muito obrigado por existir e fazer a grande diferença neste mundo!

    ResponderExcluir
  20. este filme e muito importante pra gente nunca desistir dos nossos objetivo

    ResponderExcluir
  21. Um ótimo filme! Há uma carga grande de ensinamentos neste longa. Assisti e também publiquei uma resenha que, a quem interessar, pode acessar em:
    http://www.cienciadearte.com/2015/04/o-primeiro-da-classe-filme-que-conta-historia-de-professor-com-sindrome-de-tourette.html

    ResponderExcluir