Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 3 de julho de 2010

Espelho, espelho meu, existe alguém mais feio do que eu?


Tenho que confessar uma coisa, as vezes sinto vergonha de mim mesmo,
isso acontece de tempos em tempos,pois sei que não sou tão bonito quanto aquele galã do cinema de Hollywood, chamado Tom Cruz, ou será Tom Cruize, acho que para o momento não seja tão relevante.
Em contrapartida, tem dias que me acho mais bonito que o Leonardo de Capri, e nestes dias fico horas e horas em frente ao espelho, daqueles que refletem o corpo inteiro, dos pés a cabeça, só me paquerando.
E a insanidade vai mais longe, porque fico comparando os meus olhos com as de Capri e o meu tórax com o de Cruz ou será Cruize?
Já dá pra imaginar que o vencedor desta maratona a concorrer o título de mister universo, pelo menos dentro da minha mente doentia, o vencedor é sempre eu, é euzinho da silva!
A loucura vai mais além, e eu posso até ouvir aquele apresentador famoso Larry Kingman anunciando, “ and the winner is Paul Rk!”
Vou confessar uma particularidade, quando estou neste profundo delírio prestes a surtar, tenho orgasmos só de me apreciar com roupas velhas e surradas, fico tão perturbado com a minha própria “beleza”, que vou mais além, me atrevo a ficar totalmente despido em frente ao espelho.
É isso mesmo, fico como vim ao mundo, totalmente desnudo, ai meus caros amigos, as conseqüências são trágicas, ninguém me tira dali.
O que tava ruim fica pior, e a casa pode estar pegando fogo, o mundo pode estar se acabando, mas fico totalmente em transe, me esqueço de tudo o resto, perdendo totalmente o senso do ridículo.
Uma emoção muito forte, um êxtase, quase como um orgasmo, fico me perguntando e repetindo em minha mente, se não sou a encarnação daquele personagem da mitologia grega, chamado Narciso.
Hipnotizado pelo próprio reflexo, acabou morrendo as margens do rio e onde posteriormente nasceu uma flor que levou o teu nome.
Inevitavelmente os pensamentos mais loucos, invadem o meu inconsciente e fico imaginando, caso eu morra aqui nesta sala, em frente ao espelho que tem acompanhado a minha família por gerações, que flor nasceria ?
Uma orquídea, não, acho que estou sendo muito arrogante, acho que nasceria um cacto daqueles bem feio, daqueles que parecem um porco espinho, proporcionalmente ridículo a minha verdadeira condição.
Recentemente tive uma revelação “bombástica”, conversando com alguns amigos que correspondem aos padrões de beleza, do tipo; olhos claros, um metro e tra-lá-lá de altura, e porte atlético,eles desabafaram comigo que se sentem horríveis de vez enquando.
Logo pensei, que eles estavam tirando uma com a minha cara, mas de fato pude analisar seus comportamentos naqueles “momentos” de feiúra.
Extremamente tímidos, como eu agia em muitos casos.
Como costumo desabafar e novamente aquela velha contradição na minha cabeça, aquele nó eterno que nunca desata.
Fui beber um pouco da filosofia milenar, que diz que como tudo na vida a beleza material é efêmera e relativa.
O estado de ser belo é um estado espiritual, não importando o quanto possa ostentar um padrão de beleza física, cobiçado e desejado por todos, nunca nos sentiremos belo se não cultivar a verdadeira beleza inerente.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Difícil comentar essa crônica hein?!
    VOu trabalhar com a frase: "Tenho que confessar uma coisa, às vezes sinto vergonha de mim mesmo!"
    Acho que nem aqueles a quem faltam braços e pernas devem sentir vergonhas de si mesmos. Somos como somos e é só. O que podemos fazer é tentar melhorar anossa aparência cuidando do fisico, comendo direitinho, fazendo exercicios regulares. Mas tem gente que não pode nem fazer isso por 'n' motivos.
    Certa vez quando eu era adolescente eu e meus irmãos fomos á igreja assistir a uma palestra de uma moça. Ela iria falar sobre os desafios que enfrentava a cada dia, o quanto necessitava da ajuda de outras pessoas para fazer coisas que para nós é tão simples como comer, beber, ir ao banheiro.Para resumir, essa moça só tinha o tronco. Não tinha braços e nem pernas. Só tronco. E conforme ela ia falando a gente ia percebendo que não somos feitos de apenas braços e pernas, mas de coração.
    Ela não podia se despir diante do espelho para observar se estava se sentindo como a Angelina Jolie ou uma ogra, mas com certeza deveria se sentir gente. E é nisto que reside a verdadeira beleza: ser gente.
    Muitas vezes, por conta da minha profissão me deparo com homens maravilhosos, mas ocos e às vezes me deparo com ogros cheios de encanto e inteligência.Aonde está a beleza? No fisico ou na inteligência? Respondo que em ambos. Dependendo do que cada um procura pra si. Ter tudo isso numa mesma pessoa é raro, mas não impossível.
    Mas cada um neste mundo tem seu lugar e serve ao menos para servir de referência para uns e outros. O que não podemos é desprezar o outro porque achamos que não se enquadra nos padrões de beleza que convencionamos. Quem pensamos que somos? Já percebeu que por conta da busca por esse belo as mulheres e até mesmos os homens estão cada vez mais em busca do bisturi? Silicone até no peito masculino para parecer músculo, silicone no bumbum, nos seios de forma exagerada e não somente para levantar a auto estima. Acho que andamos meio que perdidos nisso tudo. Buscamos incessantemente algo que no fim está dentro de nós. A beleza amadurece e pode até cair do pé. Quando isso acontece, o que fazem? Estão trocando o outro ou outra por uma versão mais nova. A beleza virou um produto de barganha. Então se não sou bonita não mereço ser feliz?
    Quero me olhar no espelho sem medo. Não quero ser Angelina Jolie, mesmo por que ainda não inventaram essa façanha. Foi me dado esse corpo e é com ele que tenho conviver a cada dia, por isso devo amá-lo e respeitá-lo. Não vamos ser hipocritas e dizer que a verdadeira beleza é somente a interior, a espiritual. Pode até ser, mas ninguém tem visão de raio x ou um medidor de sentimentos e valores para saber como o outro é espiritualmente, então é atraído primeiro pela beleza fisica. Normal.Sabemos que beleza não se põe na mesa, mas também não vejo muita gente querendo comer no chão.
    Quanto a ser orquidea ou cacto. É uma escolha. A orquideas embeleza. O cacto pode salvar a sua vida num deserto, pois retém água.mas não se engane com os caras que disseram que tem dias que se sentem horríveis de vez em quando. Mentira. Na verdade eles se sentem tristes por não terem conquistado isso ou aquilo, mas nunca feios.
    Devemos aprender que a beleza é uma coisa, mas que o belo é outra completamente diferente, seja este fisico ou espiritual.Percebeu que tem gente 'feia'que é bela e tem gente que possui beleza e é feia?Complexo demais?Reflexo? Plexo demais? No fim todos queremos amplexos.
    Beleza também é se atrever a ficar totalmente despido em frente ao espelho, desnudo de tudo, e conseguir enxergar além do próprio fisico...

    ResponderExcluir