Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Paciência



Parece estranho dizer o que vou mencionar aqui, mas acho que estou perdendo a minha paciência!
Dai as pessoas que me conhecem pode perguntar, como um budista, uma pessoa que vive a meditar pode perder a paciência com coisas tão triviais nesta vida?
Então são tais questões e dilemas da vida que me tiram a tal da paciência, porque o meu interior, a minha pessoa, é muito inquieta, quer saber de tudo um pouco e um pouquinho a mais de cada coisa desta vida.
Quando me encontro sem respostas dentro de um dilema, ou questões mundanas da vida, o meu sofrimento se torna visceral, me fazendo perder a própria paciência daquele que vive a meditar, perdendo inclusive a própria razão e o equilíbrio do meu ser.
Pareço dramático?
Nem tanto, só eu sei o sofrimento que sinto dentro de mim, quando sou grosso com pessoas do meu entorno sem necessidade.
Pois não sou grosso com quem não merece, quero dizer não sou grosso gratuitamente, e quando sou, é porque a pessoa fez por merecer, mas mesmo assim, sinto remorso, porque a pessoa do meu entorno se quer sabe do erro que ela cometeu.
Porque também sei ser grosso no nível mais profundo da estupidez humana não tendo a consciência e não curto esse meu lado, porque sou sincero em dizer que ao mesmo tempo em que sei ser gentil e amável com as pessoas, consigo ser frio e desprezível com todas elas e como elas são.
Sou “meio”, quero dizer completamente contraditório, e talvez por ser assim tão desequilibrado emocionalmente, não consigo mais ter paciência com mi mi mi de mais ninguém!
Mas pera ai, e o fato de eu ser budista?
Eu explico!
Apesar de ser praticante de uma filosofia que busca a perfeição nesta vida, ainda sim sou um ser humano como outro qualquer, então acho que não devo me cobrar tanto à paciência ou a perca dela, assim como ninguém pode me cobrar ou apontar o dedo pra mim só porque eu deveria ser um exemplo da paciência humana.
 Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário