Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 28 de junho de 2016

Futuro?



De boa e sinceramente, pra que nos preocupar com o amanhã, se a gente só tem a certeza do dia de hoje (presente)?
É muito lógico e simples tal pensamento, e sinceramente não consigo compreender, por que as pessoas se desgastam tanto com o que elas não podem controlar (futuro)?
A filosofia budista é bem clara quando diz que não precisamos nos preocupar com o futuro, bastando à gente viver de bem e de bem com todo mundo no presente tempo!
Exatamente, a garantia de um futuro “perfeito” seria vivermos intensamente o presente tempo, viver o ‘presente como se não houvesse o amanhã’.
Mas não estou querendo dizer com isso que não precisamos estudar ou nos aprimorar em alguma área especifica de atuação, tipo nos especializar em alguma área profissional para podermos exercer a função, ajudando as pessoas, colaborando para um mundo melhor e inclusive garantir o nosso próprio sustento, bem como o da nossa própria família.
Quando digo não se ‘preocupar’ não estou querendo dizer sermos relaxados, embora não saibamos se estaremos vivos amanhã, ou até quando viveremos neste mundo, precisamos preencher o nosso tempo livre adquirindo conhecimento, pois ‘conhecimentos’ são os nossos verdadeiros valores que carregaremos por todo eternidade, inclusive muito além de nossos túmulos.
Quanto à riqueza material que acumulamos em vida e a beleza exterior são na verdade valores efêmeros e com o passar do tempo elas declinam e tudo que um dia foi valorizado aqui na terra será desprezado quando não mais corresponder ou preencher as expectativas humanas.
O raciocínio e pensamento são o seguinte, faça de tudo no presente tempo, faça tudo que tiver vontade de fazer, e que seus arrependimentos não seja por não ter feito algo que teve muita  vontade em toda sua vida, alias que você não tenha nenhum arrependimento nesta vida se preocupando com o futuro, não vivendo o seu ‘presente’ tempo como se ele fosse um ‘presente’ como uma grande dádiva e um ‘presente’ de “deus”!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário