Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Preocupações!



Pra que me preocupar por coisas que ainda não aconteceram ou estar por acontecer?
O comportamento humano é mesmo muito idiota, pra não dizer burra, pois estudos confirmam que 9 % da humanidade, tem a péssima mania de preocupar ou dramatizar situações que não aconteceram, que na realidade não são tão dramáticas quanto esperamos que fossem.
De fato, quanto de nós, ficamos preocupados desnecessariamente com situações futuras, sem saber das suas reais dimensões ou gravidades, sofremos antecipadamente por conta própria!
Pela lógica nem teria como saber dos resultados, pois ninguém tem o poder ou dom de prever uma situação futura no presente tempo, então se dramatizamos é porque temos a mórbida tendência ao pessimismo, de imaginarmos sempre o pior em tudo em nossas vidas.
Criando expectativas negativas das nossas vidas, criamos medos de todos os tipos, inclusive o de viver.
Eu conheço muita gente que vive o ‘síndrome do pânico’, por se “alimentarem” o ano todo, nos 365 dias do ano, com notícias e informações negativas.
Não tem como ser feliz, ou ter qualidade de vida, “vivenciando” tragédias ou desgraças alheias, seja na televisão ou num papo informal com vizinhos, aliás, tenho reparado a mórbida predileção das pessoas por notícias desagradáveis, como a ‘morte da bezerra’. (risos)
Não que eu tema a morte, pois sou descendente de japoneses, sendo filho, e na cultura nipônica é muito natural o processo da morte, a questão é que enquanto vivo, temos que manifestar a condição de estarmos vivos, concretizando nossos sonhos, afinal de contas, aprendi na filosofia budista que todos nós viemos ao mundo para materializar nossos sonhos.
Não tendo porque ficarmos lamentando a morte daqueles que já se fora, certa vez na faculdade o professor de filosofia mencionou que só tem medo da morte, quem não vive a própria vida, eu achei brilhante tal definição!
Então vamos combinar uma “coisa” e se ‘Para tudo na vida há uma solução!’, relaxa e viva o seu presente como se não houvesse o amanhã, nada de ficar sofrendo por questões ou realidades, que não sabemos quais serão os resultados, não tem sentido ou lógica.
Saiba que a vida não nos fornece tudo o que pedimos ou queremos, mas nos proporciona situações e realidades que podemos dar conta, simples assim!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário