Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Não sou espelho para refletir?

Ultimamente estou fazendo ‘inventários’ mentais do que é mais importante para mim em minha vida.
‘Separando o trigo do joio’, porque viver da mentira imposta e estabelecida como real e muito pior, aceita pela população sem opinião e não acostumadas a pensar por elas mesmas como sendo “normal”, me faz sentir uma pessoa burra, tão ignorante quanto algumas pessoas deste mundo.
Nunca gostei de ser mais um ou apenas mais um dentro das massas, e aprendi que farei parte das ‘massas’ se agir igual a todo mundo.
Então descobri uma forma muito simples de ser diferenciado, aprendi a pensar através das reflexões!
Dizem que refletir é aprendermos por repetição, lembrando tudo que nos foi dito, ou tudo que lemos ou presenciamos, sendo que tudo na vida é motivo para reflexões que nos façam pensar ainda mais sobre nós mesmos e sobre os outros.
Quando menciono que as pessoas da sociedade não estão acostumadas a pensar, não é um julgamento leviano da minha parte, certa vez presencie uma ‘briga’ feia entre o meu amigo e o pai dele, quase levei um murro na cara tentando apartar as ‘bestas’ enfurecidas, na verdade a ‘besta’ aqui é o meu amigo, o pai dele nem tanto.
Pois o pai dele estava coberto de razão, mas o meu amigo que não gosta de dar o ‘braço a torcer’, se enfureceu e começou com uma acalorada discussão, enfim depois da ‘treta’ eu aconselhei o meu amigo a refletir.
Sabe o que ele disse, quando disse a ele que deveria refletir sobre as coisas que o pai dele fala para ele?
Não sou espelho para refletir!
Sinceramente eu fiquei chocado com tamanha ignorância, mas tal condição da ignorância não é somente privilégio deste meu amigo rebelde, a grande maioria da sociedade se quer sabe refletir com as coisas que escutam das pessoas e de suas próprias condutas errôneas.
Adoro pessoas que me fazem pensar e adoro mais ainda pessoas que falam dos meus ‘defeitos’ como ‘ser humano’ ou sobre alguma má conduta que esteja praticando sem ter a consciência.
Porque pessoas que gostam da gente, tem consideração para dizer nas nossas caras que estamos errando em algo que não conseguimos enxergar, por esta razão refletir é muito importante.
Não levar para o lado pessoal, tem gente com pouca inteligência emocional, não conseguem crescer como ‘seres humanos’, justamente por levarem tudo para o lado pessoal, como ‘críticas construtivas’ dos outros.
Pessoas que “vivem” na defensiva, não admitem de jeito algum estar erradas ou pior, não aceitam quaisquer opiniões alheias positivas, vivendo suas vidas inteiras a praticar os mesmos erros e se quer perceberão que estão errando, por não refletirem o que as pessoas do seu entorno falam e alertam sobre elas.
Acredito que o mundo, as pessoas, eu e você estamos em plena construção e não podemos evoluir sozinhos, precisamos de idéias e novas forma de enxergar as nossas realidades de vida.
Precisamos ter parâmetros e para termos parâmetros que nos ajudem a evoluir precisamos conviver com pessoas diversas, coexistir pacificamente com todos e principalmente ter mentes aberta para tudo que for novo.
Você costuma refletir sobre si mesma, sobre opiniões alheias e principalmente sobre as criticas positivas das pessoas do seu convívio?

Paulo RK 

Um comentário:

  1. eu, como vc adoro pessoas que me fazem pensar! e este seu texto me fez pensar muito! obrigado por compartilhar! abs

    ResponderExcluir