Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Faça por onde que eu te ajudarei!

Eu sinto ‘coceirinhas’ na minha língua e de vez enquanto de tanta vontade que ela sente de falar, falando certas “coisas” que não deveria, inclusive me fazendo desconfiar que ela tem vontades própria, porque “algumas” vezes não consigo controlar e acabo falando o que não deveria ter dito.
A minha sorte é que sou muito brincalhão, então por não saberem se estou falando sério ou de brincadeira, as pessoas do meu entorno, quase sempre relevam e me levam na descontração.
Talvez seja essa a minha grande vantagem na vida, de ser brincalhão, ‘não levando nada a sério’, pelo menos no que as pessoas falam a meu respeito seja positiva ou negativa.
Quanto a minha vida profissional, afetiva e social, levo muito a sério, ‘podem acreditar’, pois quem brinca com a sua própria vida, não se dá o respeito ou se quer tem responsabilidades maiores, fato!
Mas não estou aqui para falar de ninguém, apenas de mim  mesmo, não que eu me considere interessante, muito pelo contrário, acredito que não exista no mundo pessoas que tenha vida mais comum do que a minha.
E para não cair no marasmo da rotina, ‘pois odeio rotinas’, eu sempre invento uma atividade ‘extra’ no período noturno da semana, explorando inclusive todo o meu aprendizado e afazeres domésticos.
“Se” sei cozinhar, vou procurar pessoas que odeiam cozinhar e desejam muito comer comidas diferentes, para algumas pessoas eu cobro, para outros faço por prazer, pois para quem não sabe, para mim, cozinhar é um grande prazer que tenho nesta vida, depois é claro de escrever em blogs.
É verdade que tenho muitos prazeres neste mundo, afinal de contas consigo me dedicar e gostar de um pouco de tudo e me dedico com afinco e em tempo integral quando me identifico com um novo aprendizado, como por exemplo ‘cozinhar’, e sempre quando posso ou mesmo quando ouço as pessoas reclamar que estão cansadas de comer as mesmas coisas, ai eu faço uma pequena propaganda das minhas aptidões culinárias e não perco a oportunidade de cozinhar para elas.
Gosto de fazer as pessoas saírem de suas zonas de confortos, não sendo fácil, mas sinto muito orgulho quando vejo que fiz andar pessoas que costumava ir de carro até para comprar um pão na padaria, e hoje quando vejo caminhando quilômetros sem reclamação, mencionando o meu nominho como aquele que “operou” milagres na sua vida, aí eu fico todo convencido.
Trabalho durante o dia, na parte da manhã, mas à tarde eu sempre tenho afazeres ‘extras’ para alguns patrões e patroas, ‘ganhos extras’ que praticamente preenchem a minha ‘agenda’ com assuntos pessoais deles bem como o meu bolso, alguns fins de semanas são sacrificados.
Não reclamo, pois me mantém com a mente ocupada e principalmente com o bolso sempre cheio, não muito cheio de dinheiro, mas o suficiente para me manter e pagar todas as contas do mês, o que para mim é suficiente.
Tenho outras ambições na minha vida, do que simplesmente trabalhar e pagar as contas do mês, ou do que “apenas” ficar rico e viver com estabilidade financeira, envelhecer e esperar a morte chegar (deus me livre), desejo ter o ‘dom da palavra’, quero muito um dia, tirar o sofrimento das pessoas através das palavras, falando algo eloqüente que as façam voltar a acreditar em sua humanidade e principalmente na sua própria capacidade de superação.
Tem gente que acha besteira ter uma religião, ou “procurar” a própria salvação através de pensamentos e postura positivista em suas vidas.
Mas não, ‘acho que não’, pois para ser feliz vale tudo, só não pode “viver” desanimado e se auto-infligir sofrimentos através de pensamentos negativos que geram atos ruins, perpetuando quase sempre uma rotina negativa que não nos leva lugar algum.
Não entendo por que pessoas possuem preconceitos sobre ter uma religião ou uma filosofia de vida, acredito que temos que ter um ‘norte’, caso contrário, a vida não teria nenhum sentido “vivendo” à toa, baseado apenas no consumismo desenfreado, acredito que a vida seja muito mais do que ‘viver uma vida inteira consumindo’, só para ostentar!
Não trabalho apenas para a obtenção de dinheiro, trabalho também e principalmente para obter motivação pela minha própria vida, a vida é perfeita e temos tudo que precisamos dela, quando a valorizamos e sabemos agradecer.
Quanto aos ingratos eles sofrem em demasia, porque sempre querem ter mais por ganância, mas não conseguem compreender o básico que a vida funciona por meritocracia, ou seja, tudo que conquistamos tem que ser por esforços próprios.
E tal pensamento eu não aprendi em nenhuma faculdade ou nas ruas, aprendi o poder da gratidão com a filosofia budista e desde que assumi a ‘postura’ daquele que tem gratidão por tudo, tudo na minha vida se tornou mais “fácil”.
Obvio que o sentido do termo “fácil” que usei aqui não é banal, ou seja, nada vem de graça como mencionei parágrafos acima, na vida tudo é meritório, e conforme menciona a própria bíblia sagrada, ‘faça por onde que eu te ajudarei’!

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário