Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Capacidade de recomeçar de novo!

Não importa que as coisas não saiam de acordo como você tenha planejado inicialmente, e nem tem porque desanimar nas primeiras tentativas quando não derem certo, não desista nunca,  sempre quando falharmos em alguma missão ou empreitada a que propomos  realizar, recomeçar tudo de novo e do zero, é de suma importância.
Muitos de você devem ter ouvido falar no criador da lâmpada Thomas Edison, dizem que ele tentou várias vezes e fracassou várias vezes até conseguir criar a primeira lâmpada do mundo, já pensaram se ele tivesse desistido nos primeiros fracassos, o mundo inteiro estaria vivendo no escuro até hoje.
Portanto é imperativo que como o próprio Edison, vocês não desanimem nos primeiros fracassos, eu sei que parece clichê ficar falando palavras de ‘motivação’ de que você não deve ficar desmotivado por realidades ruins, ou por tudo que não dão certo na tua vida, porque muitas vezes falar é fácil, mas assumirmos determinadas posturas mentais ou decisões emocionais é bem mais complicado na prática.
E muito pior são com as pessoas que não tem fé, pois palavras parecem ser insuficientes para impulsionar suas vidas, e a prosseguir com mais animo em tudo que elas se propõem a realizar neste mundo, tornando as suas próprias vidas enfadonhas e cansativas.
Mas acho que tenho bons argumentos para lhe convencer da importância de termos perseverança independendo dos resultados de quaisquer empreitadas que nos propomos a realizar nesta vida.
Pra começar eu acho que todos nós temos que ter um sonho grandioso, não viver apenas do trivial, tipo ter um bom emprego, uma pessoa amada ao lado, só para dizer que você tem alguém, ter poder aquisitivo e entre outros fatores que todos os mortais comuns cobiçam nesta vida.
Infelizmente todos esses fatores “comuns” que citei acima deveriam ser normais para o cidadão brasileiro, mas não é, o brasileiro do século XXI ainda sofre pelas mesmas dificuldades básicas dos séculos passados, sempre acreditando em discursos mentirosos, nas falácias de criminosos que se fazem bons políticos, inicialmente apenas para angariar votos populares, para depois ‘foder’ geral como fez Lula, Dilma e pelegos petistas!
Mas são águas passadas, ‘bola pra frente’ não é mesmo, e voltando ao assunto principal de que não devemos desistir fácil de nossos sonhos e objetivos em vida, é porque são os sonhos que nos mantém ativos e joviais, ‘sonhos são combustíveis que nos mantém em pé’, mesmo depois de quaisquer tempestades ou intempéries em nossas vidas. (não se esqueçam disso)
Isso eu aprendi com meu avô que tinha um espírito jovial apesar da sua idade biológica avançada, ele sempre mantinha a fé nele mesmo, fazendo tudo que ele gostava em sua vida.
Ainda me lembro nitidamente de sua rotina, ele acordava bem cedo de manhã, tipo umas quatro da madrugada, tratava dos seus bichinhos de estimação, tratava de suas flores, ele amava orquídeas, uma curiosidade, amava tanto as suas as orquídeas que seu desejo final era que seu caixão fosse inteiramente coberto e preenchido com essas flores.
Tinha o habito também de consertar as coisas, e consertava tudo para minha avó que não tinha que gastar dinheiro pagando “profissionais” de fora, mas de todo o ensinamento que ele me deixou é sem dúvida de ter paciência com as coisas que não dava certo no começo.
Ele dizia que não ‘desistir era o segredo do sucesso’ nesta vida, meu avô era uma pessoa rústica e não tinha estudo das cidades grandes, mas cresceu na roça, trabalhando desde cedo, aprendendo a sobreviver conforme os recursos que a própria natureza lhe permitia.
Então tal ensinamento herdado dos meus antepassados faz muita diferença na minha vida, da persistência a capacidade de recomeçar do zero, do que hoje no mundo moderno conhecemos como resiliência, ser resiliente.
Para quem não conhece a capacidade da ‘resiliência’, no sentido figurado são a capacidade das molas de serem esticadas ao máximo possível e depois de soltas, voltarem para o seu estado original.
Tal capacidade deve ser cultivada e perseguida com afinco entre as pessoas da sociedade contemporânea, afinal de contas o mundo se tornou num ambiente complexo, onde decisões tendem a ser imediatas e assertivas, sendo que se compararmos as dificuldades de ontem com as de hoje, a do passado parece brincadeiras, portanto se ‘persistir e recomeçar do zero’ foi necessário para Thomas Edison na época dele imagine hoje em pleno século XXI, onde a demanda por respostas e soluções são vitais para as nossas  próprias sobrevivências!

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário