Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 29 de outubro de 2016

Não viva ‘à toa’ a sua vida!

Eu sei que o ‘mar não está pra peixe’ e ninguém pode viver à toa em suas vidas, mas sempre tem ‘pessoas afortunadas’ que podem optar em trabalhar ou não, porque tem quem garanta seus sustentos.
Como exemplo de alguns conhecidos e amigos, que “vivem” reclamando de suas vidas, e não aproveitam o tempo disponível a  disposição deles mesmos, para aprender e desenvolver alguma competência.
Talvez porque tais pessoas se considerem eternos e acham que a condição de jovens seja ‘pra sempre’, mas não, o tempo é implacável para todos, não tendo como controlar.
E se hoje somos jovens, com as peles vistosas e elásticas, tendo as disposições dos nossos ímpetos típicas daqueles que se julgam invencíveis, amanhã as rugas serão aparentes e muito pior, muito além da bela aparência externa, a nossa disposição e ímpeto interior não será mais o mesmo quando envelhecermos.
E é onde sentiremos falta do tempo perdido por termos “vivido” à toa em nossas vidas, sem ter desenvolvido alguma competência por não querermos aprender algo de útil em todas as nossas existências.
Mas mesmo assim nunca será tarde, porque acredito que a vida é generosa com todos nós e enquanto existir um ‘sopro de vida’ e com um pouco das nossas ‘boas vontades’ conseguiremos fazer algo para mudar o que fizemos de errado no passado.
Como eu tenho certeza disso?
Simples!
Acredito muito em ‘Carmas e missões de vida’, segundo e conforme aprendo com a filosofia de vida (budismo) a qual pratico desde 1.999, acredito que viemos ao mundo por uma razão, transformar nossos maus Carmas, ‘ninguém veio à toa nesta vida ou a passeio’, todos sem exceção, nascemos com um propósito e finalidade, o de transformar tudo que nos incomoda ou nos impeça de crescermos espiritualmente, e tais impedimentos nos faz muito infelizes!
Então compreendo que se ainda estivermos vivos, não importa o que deixamos de fazer no passado, desperdiçando as nossas juventudes, e se você ainda tem o ‘sopro de vida’ dentro de você, significa que você ainda tem a responsabilidade com o seu Carma, sendo que precisará fazer algo para transformar todo o seu ‘veneno interior’ em remédio, para poder inclusive partir em paz e espiritualmente evoluído, acredito muito nesta teoria.
Mas como saber ou descobrir as nossas missões e Carmas de vida?
Simples!
Conviver com pessoas e viver a sua própria vida, costumo falar que pessoas do nosso entorno nos inspira em muitas coisas, do nosso entorno e do próprio mundo, portanto tenho muitos “mestres” da vida, pessoas que tenho como modelo e inspiração.
Repare no que me tornei hoje, ‘posso não ser lá grandes coisas’, mas sou uma pessoa que tenta ser bacana com 'todo mundo', porque simplesmente conheci muita gente bacana e elas me inspiraram a ser bacana também.
Porque a vida na sua infinita sabedoria me mostrou que ser ruim com as outras pessoas, só temos a perder em todos os sentidos, por esta razão, a teoria de que a vida é uma grande escola e as pessoas os nossos melhores mestres não é balela, mas um fato para quem quiser saber e aprender. (acredito muito nisso)
Portanto este texto não tem por pretensão estar dizendo uma única verdade, mas de alertar as pessoas que acostumadas à “viver” à toa em suas vidas, desperdiçam suas juventude não fazendo absolutamente nada.
Mas também não é só voltada para as pessoas jovens, mas para os não tão jovens também, tem gente que se aposentou então pensa que agora é só “viver” encostado num cantinho qualquer e “viver” colhendo os frutos de uma vida sacrificada.
Lembrando que não quero ser arrogante com que estou falando e nem quero dar a impressão de que quero me meter na vida das pessoas, dizendo nas coisas que ela deveriam fazer com o dinheiro de suas aposentarias, longe disso, ‘quem sou eu’ para fazer isso, mas apenas uma lembrança, enquanto estivermos respirando e vivos, devemos descobrir qual é a nossa verdadeira missão e vocação de vida.
Não espere a morte chegar e se arrepender por dez mil anos, porque a nossa vinda a este mundo só tem por finalidade e propósito o de transformar tudo que nos impede de evoluirmos espiritualmente.
E a este “incomodo” que nos impede de evoluir não é nada menos do que o nosso próprio Carma, acredito muito nesta teoria, pois estudo com o afinco a filosofia budista e como costumo mencionar por aqui e na minha vida real, desde que conheci tal filosofia de vida, foi como ter nascido pela segunda vez depois é claro, de ter saído do ‘ventre sagrado de minha mãe’, tenho muita gratidão pela vida por ter conhecido a filosofia budista, pois ela tem sido o meu ‘norte’ desde então!
E pra que ter ou seguir uma religião nesta vida?
Acredito com base no que observo em nós mesmos, ‘seres humanos’, não somos somente matérias, temos o nosso lado espiritual, a nossa alma!
A vida nos demonstra todos os dias ou nos dias em que “perdemos” nossos entes queridos, que o corpo material não representa a nossa verdadeira essência, afinal de contas o corpo enterrado apodrecerá, enquanto o nosso espírito ou a alma seguirá a eterna jornada por todo o infinito desconhecido!
Paulo RK


P.S.: Tem muita gente preocupada apenas com suas aparências externas, mulheres correm para os salões de beleza, homens em academias, não que eu queira ser uma pessoa chata, pois não sou nada vaidoso, embora valorize uma boa apresentação da pessoa que sou, acredito que tais pessoas bitoladas nas aparências externas deveriam dosar mais a sua obsessão e equilibrar suas buscas pela “perfeição” externa, tipo evoluir 50% aparência externa e 50% aparência interior, como a busca de uma ‘religião’ ou uma filosofia de vida para viver com mais qualidade de vida. Detalhe, que seja uma religião e filosofias de vida verdadeira, porque no Brasil e no mundo infelizmente algumas religiões que deveriam salvar ‘almas perdidas’ as exploram, deixando muito pior do que elas estavam, mas tem os verdadeiros ‘veículos espirituais’ que nos conduzem à verdadeira evolução espiritual, e se você procurar a vida na sua generosidade te mostrará qual o melhor a seguir, pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário