Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 21 de maio de 2016

Você tem paz interior?



No processo do amadurecimento deixei de sofrer comigo mesmo estabelecendo a minha paz interior porque aprendi que sofremos nesta vida, não pela ignorância ou intolerância das outras pessoas, mas pelas nossas próprias incapacidades de lidar com as nossas próprias frustrações.
E se antes eu era atribulado e parecia uma bomba relógio prestes a implodir para depois explodir quem estivesse ao meu lado, hoje busco viver de forma inteligente, um dia de cada vez, resolvendo cada problema que aparecer no meu horizonte de forma simplificada, simples assim!
Obviamente que o processo e escolha de uma vida que nos conduza a nossa paz interior, não é simples, como tudo na vida requer disciplina, ferramentas adequadas e principalmente muita força de vontade.
Se você é uma pessoa mente aberta como eu, o processo todo para se atingir a paz interior é bem mais simplificada, mas para aqueles com dificuldades para aceitar pensamentos e ideias novas o processo todo é sempre muito lento e muito pior, enfadonho.
Mas não estou aqui para desanimar quem quer que seja, e posso garantir, seja você uma pessoa mente aberta ou não, vale muito a pena atingir a paz interior.
Porque em tempos conflitantes em que vivemos, ter paz interior significa estar em paz consigo mesmo, nos ajudando a conduzir as nossas vidas com mais sabedoria e leveza, facilitando inclusive, atingirmos sucessos em quaisquer empreendimentos que nos propomos nesta vida.
Não existe nenhuma “fórmula secreta ou receita instantânea”, mas um processo, uma ferramenta e principalmente da sua vontade de querer encontrar o paraíso dentro de você mesmo!
Para ser mais claro, quando falo ‘ferramenta’ menciono a filosofia budista, porque a vida tem vários sentidos diferentes, as setas dos caminhos da vida, parecem apontar para todos os lados, portanto se você não tiver nenhum ‘norte’ ficará difícil ou até mesmo confuso, para você chegar a qualquer lugar que te conduza para atingir a paz interior.
Disciplina porque no budismo, além dos estudos budistas, temos a meditação do mantra, NAM MYOHO RENGUE KYO, sendo a pratica principal desta filosofia/religião e ‘ferramenta’ para se atingir o “estado de Buda” neste mundo.
E para quem não sabe Buda não é deus, Buda é um estado de vida elevado quando o ser humano deixa de considerar problemas mundanos, em problemas, quando deixamos de encarar problemas como obstáculos das nossas felicidades, e passamos a encarar “problemas” como soluções para as nossas dificuldades.
Como de fato tem sido na história da humanidade, o homem contemporâneo, “evoluiu”, porque enfrentou vários “problemas” e para cada solução ‘criada’ uma nova tecnologia foi inventada, ‘tecnologia’ essa, que nos garante todos os confortos da modernidade.
Mas voltando ao assunto da ‘paz interior’, o melhor de se atingir tal estado, é quando temos que lidar com pessoas de todos os tipos e natureza, principalmente das mais atribuladas, quando elas querem nos azucrinar, eu simplesmente digo a elas, que podem dizer ou fazer o que elas quiserem, pois estou tranquilo na minha consciência, pois tenho “deus” dentro do meu coração!
E sabe o que reparei nas pessoas que “colocam” deus a frente de tudo, são as mais perturbadas, são as que vivem em constante conflito interior, por esta razão eu ‘satirizo’ dizendo, ‘pois tenho deus dentro do meu coração’, pra elas se calarem, o que quase sempre dá certo. (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário