Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Todo mundo tem um amigo japa, pois são amigos pra todo o sempre!



Muito raro você não conhecer alguém 'descendente', filho ou neto de japoneses, vivemos num país continental, sendo o Brasil um país abençoado, pois aqui vivem povos do mundo inteiro, a nação brasileira acolheu no passado e ainda acolhe povos que se refugiam aqui e estabelecem suas vidas adotando o Brasil como se fosse o seu próprio "país de origem" ou uma segunda pátria.
Na verdade, muitos que nasceram aqui possuem alguma descendência estrangeira, libaneses, italianos, russos, japoneses, chineses, alemães e entre muitos outros povos, que encontraram no país, uma segunda chance, uma grande oportunidade para viverem seus sonhos.
E com toda essa variedade de povos, eu acho uma estupidez quaisquer tipos de discriminação, “selecionar” amigos pela cor da pele, olhos ou cabelo, ignorando a amizade que elas podem nos oferecer.
Somos todos diferentes pela própria “formação abençoada”, mistura de povos do mundo inteiro, tal característica faz da nação brasileira ser a única do mundo!
Eu tenho primas casadas com negros, irmãs casadas com nortistas e muitos amigos cujas etnias são bem distintas e poderia dizer até exóticas o que lhes conferem uma beleza rara, diferente de tudo que vemos mundo afora, definindo bem as características únicas da miscigenação que é a nação verde e amarela.
E a “mistureba” não se limita a genética, existem outros fatores que faz toda a diferença dentro da sociedade brasileira, estou falando das culturas desses povos que aqui agregaram muitos valores além dos códigos genéticos, e quem de nós não temos um amigo, descendente de árabe, russo, chinês, polonês ou mesmo de japoneses.
Sem querer parecer arrogante ou soberbo ao mencionar que se você tem um amigo japonês, você é a pessoa mais afortunada deste mundo, do meu ponto de vista e pela minha própria experiência, tenho convicções desta afirmativa porque sempre estou ao lado dos amigos que sofrem por se sentirem sozinhos, ou por quaisquer tipos de problemas que eventualmente esteja passando, e mesmo na alegria estou sempre presente ao lado para compartilhar os bons momentos de suas vidas.
Seja nos momentos de alegria ou de tristeza eu sempre estarei ao lado daqueles que encontrão em mim, o que elas não conseguem encontrar mais em nenhum outro alguém, como no conforto das palavras sinceras e o carinho que não somente pelo olhar, mas presentes também nos toques das mãos daquele que sabe respeitar, pois não tenho preconceitos ou segundas intenções.
Hoje sinto que meus amigos curtem muito o meu lado “japa” e por quem eu sou de fato, e se no passado me sentia discriminado pela minha própria insegurança de ser diferente, hoje gosto de ser quem eu sou, pois aprendi com os meus próprios amigos o lado bom de ser diferente, percebi que as pessoas gostam de mim não porque eu sou descendente de japoneses, mas pela minha amizade sincera e consideração que tenho pelas pessoas!
Paulo RK

Um comentário:

  1. Diz ae meu grande e belo amigo Paulo RK.! Brasil é um país bonito por isso, pela sua imensa diversidade. Pena que ele é castigado por esses governantes de meia-boca, Abraços!

    ResponderExcluir