Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Você tem medo de ficar velho?



Ninguém quer ficar velho, ninguém suporta a imagem do velho, mas todos nós sabemos que cedo ou tarde envelhecemos, por conta da nossa própria natureza biológica efêmera.
Não vou ser hipócrita, a imagem juvenil de qualquer ser humano é atraente pela própria aparência de quem tem muito colágeno, permitindo uma pele vistosa e  saudável.
Costumo analisar o comportamento alheio, buscando ao meu modo explicar as razões que fazem a humanidade sofrer, afinal de contas também faço parte da espécie humana e determinados conhecimentos pode me poupar de futuras frustrações com a minha própria e inevitável natureza.
Eu poderia mentir ou omitir dizendo que não temo o processo do  envelhecimento, mas certos aspectos em meu corpo indicam que estou a caminho do inevitável, então sendo um humano como qualquer outro ser humano e muito vaidoso, não vou negar que estou preocupado.
Ultimamente estou percebendo o meu cabelo escassear e se antes tinha montes de fios de cabelos, que me faziam parecer um rei leão com uma abundante “juba”, hoje percebo que algumas clareiras surgem sem quaisquer cerimônias em minha cabeça.
Se não tenho nenhuma patologia no couro cabeludo ou se não for pela genética, tipo herança de família, tais percas de fios de cabelos a ponto das clareiras aparecerem “espontaneamente”, só podem ser do próprio fenômeno do envelhecimento.
Mas tragédias a parte, o processo do envelhecimento pode não ser tão ruim como todos costuma afirmar, pois existe outro lado que ninguém valoriza, mas com certeza pode nos ajudar a superar e muito a “decadência” natural da nossa biologia intrínseca.
Estou falando na sabedoria que adquirimos ao longo das nossas existências neste mundo ou planeta, quando vivemos nossas vidas como se não houvesse o amanhã, adquirimos experiências que torna a nossa essência mais leve, nos permitindo encarar de boa todo o processo do envelhecimento com naturalidade e menos gravidade.
No budismo aprendi que a evolução da nossa mente tem que ser contraria a do nosso corpo, a gravidade terrestre “torna” o nosso corpo pesado e em contrapartida temos que elevar a nossa condição mental, quanto menos habilidade física devida à idade mais capacidade mental devemos obter através do conhecimento, como é a própria sabedoria.
Saibam que a sabedoria pode ser um grande diferencial quando não mais pudermos contar com as nossas habilidades corporais.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário