Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 22 de maio de 2016

Gratidão por tudo!



De boa e sinceramente eu abomino pessoas que acordam cedo de manhã e reclamam sobre condições desfavoráveis em suas vidas.
Talvez esse seja o grande mal da humanidade, pessoas se acostumam com tudo, e muito pior, acostumam a reclamar ao invés de fazerem o que é certo, deixando de tomar atitudes corretas em suas vidas, favorecendo e fomentando uma situação ruim, tornando em muito pior.
Porque seres humanos se adaptam a tudo, fazendo muitas vezes do péssimo hábito um estilo de vida, reclamar virou uma mania daqueles de pouca atitude.
Exemplo do que menciono aqui, é que as pessoas “contemporâneas” se acostumaram a uma vida acomodada, quando no passado, nossos antepassados viveram em meios hostis, lutando em prol de um mundo melhor ‘o mundo em que vivemos hoje’, favorecendo as nossas gerações, ao mesmo tempo em que desperdiçamos, a reclamar por tudo e de braços cruzados! (tristeza)
E vocês sabem o que notei nas pessoas do meu entorno?
Pessoas que adoram fazer se de vitimas pelos resultados negativos de suas próprias mesmices, tais pessoas são as que menos favorecem ou agregam quaisquer valores para o mundo.
São tipos de pessoas que considero fúteis, tipo de gente que detesto ter como companhia, ou mesmo como amigos, posso estar sendo antipático em palavras, “mas sinto muito”, ser sincero é uma das minhas melhores qualidades que não abro mão!
Voltando ao assunto principal sobre a gratidão por tudo nesta vida, principalmente da gratidão por estarmos vivos e despertar para mais um dia, independendo das circunstâncias ou problemas pelos quais estamos passando, acordar para mais um dia, significa que temos a grande oportunidade de refazer tudo que fizemos de errado ontem, corrigindo e aprendendo com os nossos próprios erros.
Sempre fui muito observador e sempre notei pessoas que se destacavam na sociedade, na faculdade, no trabalho e mesmo no meio social a qual fazemos parte, tais pessoas conquistavam a todos com muita facilidade, ‘muito intrigante’ pelo menos para mim, porque tais pessoas sempre estavam de bom humor, qualidade incomum nas pessoas.
Então eu me perguntava, ‘como é que essas pessoas conseguia ser do jeito que elas são conquistando a todos, sendo legal com todo mundo’?
Por um bom tempo da minha vida vivi com tal dilema e a incessante inquietação do querer saber e aprender com elas, quando descobri dentro da filosofia budista, que quando somos gratos por tudo, inclusive por mais um dia de vida, não temos motivos ou razões pra reclamar de nada, muito pelo contrario, vivemos felizes porque somos motivados por saber que a vida nos deu mais um dia de vida, mais uma chance de vida!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário