Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eu recito mantras


Vivemos momentos de incertezas na vida(no mundo), e muitas das decisões que tomamos, são muitas vezes decisões precipitadas, com as quais nos arrependemos posteriormente.
Num momento de desespero, agimos mais pelos nossos reflexos do que a nossa razão.
Funciona como o nosso lado afetivo, quando deixamos nossas emoções aflorarem, desencadeamos todo tipo de aborrecimentos, pois a nossa emoção é irracional e incoerente.
Mas a questão é como estar preparado nos dias atuais, vivendo num mundo conturbado cercado de questões primitivas, que ainda o homem moderno não conseguiu solucionar?
Acredito, que cada pessoa tenha um jeito pessoal de administrar as suas dificuldades em suas vidas, no entanto, elas ficam a mercê dos seus próprios resultados.
Satisfatórios ou não, eles assumem total responsabilidade pelo atos cometidos.
Ficando o consolo de que o arrependimento, é bem menor de quando erramos por conta, e não por conta dos outros.
Não sou dono da razão, pois ninguém é, tudo que escrevo aqui fica como uma dica, um conselho, que talvez possa ou não, ajudar os leitores deste blog.
Não sou psicólogo, e nem tenho a pretensão de ser um, mas faço isto porque muitas coisas legais, que tenho lido, em blogs, livros de auto-ajuda, em tiras de jornais, ou mesmo em planfetinhos de algumas religiões, tem me ajudado muito na definição daquilo que sou e faço atualmente por mim e pelo meu próximo.
No budismo praticamos a filosofia do humanismo, preocupamos com as questões que faz do homem moderno um eterno sofredor.
Não criticamos nenhuma outra religião, ou forma de crença,pois acreditamos que todo ser humano, veio a este mundo para ser feliz, cada um com seus próprio direitos.
Manifestamos o nosso amor, através do respeito ao próximo, pelo que ele faz, e principalmente pelas suas crenças.
Geralmente não gosto de mencionar que sou budista, pois algumas pessoas no meu meio, se sentem contrariados com a minha opção de vida, e começam a me criticar.
Situação que me magoa bastante, pois independentemente da opção sexual, social ou religiosa, eu amo todos aqueles que me circulam.
No budismo, a oração é chamada de meditação, recitamos um mantra, a qual acreditamos que todos os nossos problemas e dificuldades, nascem das nossas próprias ignorâncias, chamada de ignorância fundamental.
A lógica funciona como o principio de como os cientistas, extraem o antídoto do veneno.
“Se você teve a sabedoria de entrar numa tremenda enrascada é muito provável que terá a solução para soluciona-la.”
Muitas pessoas se esquecem deste detalhe, e procuram ajuda fora de suas próprias condições, levadas pelo desespero, elas se esquecem do verdadeiro milagre que somos, das nossas capacidades de criação e superação.
Quando recitamos este mantra, é como se resetássemos todos as nossas programações anteriores.
Toda a escuridão inerente se dissipa, nos equilibrando e resgatando toda a nossa auto-confiança e auto-estima.
A expressão ‘atingir o estado de Buda’, ou ‘atingir a iluminação’, não é virar um santo, mas sim ter a consciência plena das nossas condições e não permitir que elas nos influenciem de forma negativa.
Ter a convicção em nós mesmos, depositando fé naquilo que somos capazes de realizar como seres divinos, é uma demonstração de amor próprio, e a lógica no budismo diz, ‘que se você se ama, ficará mais fácil amar o próximo‘.
Não se esqueçam, independentemente de suas crenças, confie mais em você mesmo, não se esqueça que somos seres divinos, fruto de uma amor entre duas pessoas.
A verdade é, se somos fruto do amor como um sentimento mais poderoso do universo, possuímos esta força latente e inerente, só precisamos lembrar deste detalhe, e resgatar esta realidade.
O mantra que todo budista recita, funciona como uma “ferramenta”, e resgata esta energia adormecida, e esquecida por nós. Costumo afirmar que ela é muito poderosa, pois não tem nada haver com crença, mas uma causa(com o efeito latente).
Como tudo na vida e dentro dos laboratórios de pesquisa, para todo experimento, cada ação tem uma reação, independentemente se acreditamos nela ou não.
Se os caros leitores quiserem experimentar este mantra, mesmo que não acreditem, recitem e com o tempo perceberão que algo em suas vidas vai mudar.
O importante é que será uma mudança interior, o qual permitirá que você aprecie e capte este mundo de uma forma nunca antes experimentadas.
O mantra é : NAM - MYOHO- RENGUE- KYO
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

3 comentários:

  1. Quando se refere à religião acredito que sou m uma verdadeira colchas de retalhos.Vou traduzir por ecumênica.
    Acredito que todas as religiões têm seus pontos positivos e negativos e por isso quando tenho oportunidade 'bebo' aquilo que oferecem de melhor.
    Muitos podem dizer que quando se quer ser muito não se é nada, mas eu nunca tive a pretensão de ser muito e sim somente de ser e poder comungar de uma paz maior, de serenidade para tomadas de decisões, de encontrar a alegria nas coisas que faço e para isso não preciso de religião e sim em crer que posso e estou neste mundo para ser feliz.
    Sempre meditei(sem yoga) e digo que é uma coisa muito boa esse abstrair, deixar a mente limpa e retornar mais forte.
    Sim, também acredito que nos amando também ficará mais facil amar ao próximo. Mas já reparou que tem gente que se esforça ao máximo para não receber esse amor?Por isso muitas vezes desistimos no meio do caminho, pois oferecemos doces e em troca recebemos balas amargas. Ah! como na teoria é facil falar em doar amor!!!Quanto a ser budista é uma coisa linda!Como repudiar algo que tenta levar ou elevar a sua mente à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas e que ensina que todos os problemas e suas soluções surgem de dentro de nossas vidas?
    Quanto ao mantra NAM - MYOHO- RENGUE- KYO já o conhecia e quando ouvi o depoimento da cantora Tina Turner sobre o poder que o mesmo exerceu em sua vida fiquei encantada, pois a ajudou a sair da fase mais sofrida de toda a sua vida. Como, eu me perguntava, uma frase que parece que tem miojo no meio pode ajudar alguém?Mas ajudou e ajuda!
    Sábias palavras amigo, quando diz que se somos fruto do amor como um sentimento mais poderoso do universo, possuímos esta força latente e inerente, só precisamos lembrar deste detalhe, e resgatar esta realidade.
    É Paulo precisamos tomar aquele antigo remédio chamado Fosfosol!!!!Lembra?

    ResponderExcluir
  2. não só recito mantras como também sou práticante do verdadeiro budismo de Nitirem Daishonim...Em 17 anos de Prática minha vida é só vitórias meus obstáculos são como escada, ultrapasso um a um para conquistar meus objetivos nam-myoro-rengue-kyo é a lei do universo!!!!

    ResponderExcluir