Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 14 de agosto de 2010

Justificando a minha solidão


Justificando a minha solidão, ouvindo uma canção bem romântica ‘Love destiny’, curto o frio das noites paulistanas, a meia luz do meu quarto...
Sabe, ultimamente tenho feito um balanço da minha vida, e descobri que não sou uma pessoa muito romântica.
Sim, de vez enquanto faço estes tipos de inventário na minha própria vida, mensuro tudo, da situação financeira, a vida social e a amorosa.
Na financeira, não posso me queixar, e apesar de não ter aquela tão sonhado estabilidade, tenho tudo que desejo(é fácil estar satisfeito com as coisas, quando se é humilde), na vida social não sou tão badalado, e nem tenho uma lista enorme de amigos, mas os poucos que tenho são bem legais comigo.
Acho que o meu pecado maior está na minha vida amorosa.
A minha tríade (financeira, social e amorosa) não se completa, não se fecha, por isto me sinto as vezes uma pessoa solitária, feia e amargurada.
Quantas noites mal dormidas, e manhãs difíceis de despertar, num momento em que encontro dificuldades até mesmo para respirar(to dramatizando bastante, para dar ênfase na crônica).
Algumas pessoas próximas, sensibilizados com o meu desejo latente, que já não consigo mais esconder,(não para os mais íntimos!), compartilham comigo, com o intuito de tornar o meu fardo mais leve.
São todos bem intencionados, mas a questão é que ninguém pode fazer absolutamente nada por mim.
E neste mundo super lotado de pessoas interessantes, que sempre tem algo para nos ensinar, estarei sendo desonesto comigo mesmo, quando afirmo que não tenho a consciência do que me faz ser tão solitário!
Opino, teorizo, aposto ou deduzo que para se ter alguém, um companheiro, uma amante ao nosso lado, é preciso ter muita responsabilidade.
Ser responsável não só com os nossos sentimentos, mas principalmente com o sentimento alheio.
E com os sentimentos das pessoas, agente não pode brincar, pois machuca, fere e muitas vezes as cicatrizes deixadas demoram a fechar.
Não gosto de dar ênfase ao que fala a astrologia, pois para mim independente do signo, o que funciona entre as pessoas é o caráter.
Sou leonino, e tenho muito ciúmes das coisas que me pertencem materialmente, e deduzo que o meu comportamento com as pessoas também seja assim.
Ninguém gosta de uma pessoa pegajosa, ciumenta entre outros atributos que faz do leonino um ser muito possessivo.
Muito obrigado por terem lido até o ultimo parágrafo.
Paulo RkSpembed>

2 comentários:

  1. Ao invés e fazer um comentário vou deixar um artigo que li no site 'Estado de Buda' escrito por Jeanny Chen: Uma das mais crescentes e pungentes dores que a maioria dos seres humanos tem vivido é o processo de encontrar uma alma gêmea ideal. Muitos concluíram que isso era tão doloroso e fisicamente exaustivo que tenta qualquer coisa que possam encontrar para superar tal dor.

    Apesar de suas repetidas tentativas, não podem fazer nada para evitar que isso penetre lentamente e inteiramente em suas vidas.

    Como alguém pode encontrar a pessoa certa, no momento certo, apaixonar-se e nutrir-se mutuamente? A maioria das pessoas se sente perdida por não saber realmente como tratar todas essas variáveis, fatores e critérios complicados para, entre duas pessoas comuns, poder encontrar um bom companheiro enfrentando infindáveis frustrações, tormentos e lutas através de incontáveis tentativas e erros.

    Sermos bem-sucedidos em encontrarmos um companheiro ideal parece ser um objetivo muito árduo e difícil de atingir. Parece que as pessoas de sorte são apenas algumas entre centenas de milhares. Mas seja quais forem as chances mínimas, elas são relativamente abundantes se comparadas com a probabilidade de encontrar e abraçar o Sutra de Lótus.

    Vamos ouvir o que Nitiren Daishonin diz sobre essa chance exígua: “Por tanto, encontrar-se com o Sutra de Lótus é comparável a ver a flor udongue que floresce somente uma vez em três mil anos, ou comparável à tartaruga caolha que pode encontrar somente uma vez em incontáveis kalpas.” (Sobre o Daimoku do Sutra de Lótus, Seleção de Gosho, pág.74 – excluído no gosho publicado no END, vol. III, pág.187) Olhem e observem! Nós como praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin que recitamos Nam-myoho-rengue-kyo, já tiramos a sorte grande!

    Nitiren Daishonin todavia continua: “O oitavo volume do “Myo-Hokekyo” diz: “aquele que abraça esse Sutra de Lótus obterá insondável boa sorte.” (também eliminado no END) Não há dúvida de que sendo praticantes do Sutra de Lótus, herdamos dentro de nossas vidas a imensurável boa sorte, abrangendo tudo. Desde que façamos as causas corretas seremos capazes de manifestar toda a boa sorte e desfruta-la, Dessa maneira, se aplicarmos a estratégia do Sutra de Lótus para polir nossas vidas escrupulosamente, estaremos nos preparando para reivindicar a sorte que nos é devida. Dentre as espécies de sorte, a sorte de encontrar nossa alma gêmea ideal, não obstante as chances escassas. Na mesma carta, Nitiren Daishonin também afirma:“Os ensinos essencial e teórico do Sutra de Lótus foram como o Sol e a Lua. Entre os Bodhisattvas com os seus dois olhos, os homens estrábicos, dos dois veículos, os mortais comuns com seus olhos cegos. (...) Em prosseguimento, os olhos cegos dos mortais comuns foram abertos...” (END, vol.III, págs. 188-189)

    Assim, com nossos olhos abertos, a porta da sabedoria do Buda, a sabedoria que está inerente na vida humana foi também aberta. Neste caso, qual seria o dilema de relacionamento para o qual não podemos encontrar a solução, e que caso de amor semelhante a um labirinto para o qual não podemos avistar um caminho mais curto fora disso? O budismo ensina que todos os problemas e suas soluções surgem de dentro de nossas vidas. Portanto, se estamos vivenciando dificuldades em encontrar nossa alma gêmea ideal, sabemos que nós mesmos somos as fontes máximas para a resposta de como ser vitorioso neste objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Não sou budista, mas simpatizante e bebi dessa lição escrita por Jeanny Chen. Bjs
    Ser solitário é uma coisa, ser sozinho é outra.
    Paulo deixa de ser 'presunçoso', pois quem é humilde não fala!
    Você diz :"São todos bem intencionados, mas a questão é que ninguém pode fazer absolutamente nada por mim"
    Ai é que você se engana, os amigos sempre podem fazer algo por nós. Sempre!!
    Quanto a encontrar a alma gêmea não tenha pressa, pois uma escolha errada e você entra para a turma do "quem está fora quer entrar e está dentro quer sair". Muita calma nessa hora!!!

    ResponderExcluir