Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 29 de agosto de 2010

Tá tudo errado!


Desde cedo, nossos pais nos ensina a diferenciar o certo do errado, a separar o trigo do jôio.
Este conceito, ou conhecimento adquirido, se repete por toda a humanidade e é passado de geração após geração.
Conceito lógico e normal, devemos ensinar aos nossos filhos todos os nossos aprendizados, no entanto, existe uma falhá na passagem deste processo.
São poucos os pais que conheço, que ensinam seus filhos a questionarem!
O questionamento, é tão importante no processo do aprendizado, quanto o próprio conhecimento adquirido, pois é através dele que chegamos mais perto da realidade.
É através do questionamento, que descobrimos a veracidade de todos os fatos e fenômenos, que ocorrem em nossas vidas.
Numa das minhas experiências profissionais mais desastrosas, foi com um encarregado que se irritou quando questionei determinado procedimento, ao que ele respondeu:
- Você não é pago para questionar e sim executar!
O resultado desta visão míope, são colaboradores incapazes de resolverem qualquer tipo de problemas, pois realizam todo o processo de forma mecânica.
O processo é semelhante na vida, quando acostumamos a ser receptível em demasia, sem questionamentos perdemos a noção daquilo que é certo.
Tornando em um saco de lixo humano, principalmente nos tempos modernos, onde somos bombardeados com “N” informações.
Questionar a realidade, é antes de mais nada saber filtrar o que é mais relevante em nossas vidas, é priorizar as nossas necessidades.
Quando aceitamos tudo aquilo que nos oferecem, passamos a viver a vida de uma forma cega, e não conseguimos interagir com o meio inteligente a qual estamos inseridos.
Um exemplo deste conceito, é a forma de como funciona este mundo, totalmente desproporcional, e em determinadas situação totalmente ilógica.
Posso citar a NASA, ela constrói sondas ultramodernas, e envia ao espaço, a procura de água, gastando com isso bilhões de dólares todos os anos.
Enquanto isso na terra, todos os dias são liberadas em nossos mananciais toneladas de poluentes.
Me pergunto por que procurar um recurso supostamente existente no espaço, gastando grandes cifras se dispomos destes recursos na terra?
A falta de questionamento da NASA, prioriza os gastos exorbitantes ao invés de criar tecnologia despoluentes.
Um outro exemplo desta falta de questionamento, é a eterna desarmonia entre as crenças religiosas, os fieis são condicionados, a não questionarem a sua fé, são direcionados para seguirem um fé cega, defendem , agridem e matam se for necessário todos os seus opositores.
Na minha constante busca por uma religião ou filosofia de vida, encontrei no budismo uma poderosa forma de crença.
Pois na minha primeira atividade, fui incentivado a questionar o próprio budismo e não aceita-la porque todos ali presentes me convenciam da sua veracidade.
Então eu questionei:
-“Quão absoluto é um aprendizado, que nos ensina a questionar os seu próprios dogmas?”
Desde então sigo esta filosofia, e aprendo a cada dia que o homem é o seu próprio salvador.
Aprendam a questionar tudo aquilo que lhe apresentarem como absoluto, até mesmo esta postagem, e vivam a vida plenamente, pois ninguém aqui na terra está acima de qualquer verdade !
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Você diz: "Desde então sigo esta filosofia, e aprendo a cada dia que o homem é o seu próprio salvador."
    Acredito que quando o homem descobrir que mais do que seu próprio salvador é também seu próprio destruidor e algoz possamos viver num mundo melhor.
    Imagine que o homem para ter paz precisa se armar até os dentes destruindo o sossego das gentes, matando inocentes.Triste.
    Você pode até discordar, mas essas eternas incursões do homem em busca de outros planetas são para tentar responder aos questionamentos que traz dentro de si,mas em busca dessas respostas acaba,lamentavel e irremediavelmente, destruindo muita coisa bonita e necessária!!!!
    No mais copncordo contigo, principalmente quando afirma que ninguém aqui na terra está acima de qualquer verdade !

    ResponderExcluir