Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Consumidor compulsivo


“Lembrem-se que para sermos alguém nesta vida, nem sempre precisamos ter posses !”

Questões da vida, o homem moderno talvez nunca consiga saciar todas as suas duvidas e necessidades existenciais.
Talvez isto explique a natureza curiosa de todo ser humano.
Tão voraz quanto a sua própria curiosidade, é a sua necessidade de criar coisas, utensílios de natureza duvidosa, e entre outros artefatos, que se transformam em lixo, assim que a sua necessidade de posse seja suprida.
Recebi um e-mail muito verdadeiro, ele faz a seguinte afirmação:
“- Nossos pais, viveram numa época desprovidos dos luxos, que hoje estamos acostumados .
-Eles brincavam com os pés descalços, debaixo de chuva e nunca ficavam doente com isso.
-Não tinham Playstation, e eram mais felizes brincando de esconde-esconde, pega-pega, amarelinha e de pedrinha.
-Não tinham celulares, computadores, Orkut, MSN e sempre estavam conectados com os amigos.”
Como é verdadeiro e sábio, a pessoa que escreveu tal pensamento.
Inevitavelmente, não pude deixar de fazer certas comparações com os nossos antepassados.
Antigamente, na época de nossos avós, as pessoas pareciam ser mais felizes, segundo relatos eles viviam com o básico, e muitos dos recursos existentes hoje, não existiam nem em sonhos para eles.
Surpreendentemente , quando converso com pessoas mais idosas, por mais sofrida que possa parecer a sua história de vida, elas não são depressivas.
Muito pelo contrario, são pessoas que de alguma forma, conseguiram extrair algum aprendizado desses sofrimentos, e se tornaram em almas supremas.
É muito gratificante, saber que existiram pessoas com sentimentos tão nobres na fase da terra, pois de alguma forma elas nos faz lembrar de que é possível viver com qualidade de vida, sem muitos recursos.
Do contrario, a nossa geração com tantas regalias e mordomias, nos damos ao luxo de viver uma vida isolada e depressiva.
Temos que estar lavando as mãos constantemente para não ficar doente, não podemos tomar chuva, pois ela se tornou exageradamente ácida, e nossos filhos sempre estão com problemas respiratórios.
E apesar de todas essas mordomias, ainda temos tempo para a depressão, com direito a ficar internado numa clinica de repouso “usufruindo” dos medicamentos psicotrópicos.
Ao mesmo tempo que possuímos celulares sofisticados, que só faltam falar, as pessoas emudeceram com medo uma das outras, ao mesmo tempo que os personagens tomaram forma, e literalmente saem do mundo virtual para o real (Avatares), as pessoas estão cada vez mais ,rumando para o sentido contrário.
Enquanto a humanidade não despertar para a sua verdadeira necessidade, ele continuará preencher os grandes lixões a céu aberto, suprindo uma riqueza(vaidade pessoal), que está escasseando e degradando os recursos da natureza.
E se com todos os luxos existentes, o homem moderno se sentisse feliz, justificaria toda esta ação, no entanto como compreender uma sociedade cada vez mais depressiva ?
Vamos questionar as nossas necessidades de consumir exageradamente, e pensar um pouco sobre as nossas verdadeiras condições aqui na terra.
O nosso planeta agradece, e eu também, muito obrigado por terem lido até o último parágrafo!
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Bah isso é muito verdadeiro, já parei pra pensar sobre esse assunto várias vezes, e se formos mais a fundo nos pensamentos e voltarmos muito mais no tempo os antigos antes mesmo da eletrecidade, como se divertiam? aposto que eram bem mais felizes também, não perdiam horas em frente a uma televisão ou computador. Agora vamos pensar futuramente falando, como será a vida de nossos netos e bisnetos?? Só Jesus salva.

    ResponderExcluir