Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eternamente jovem


Hoje de manhã, acordei ao som de uma musica chamada “Forever Young”, e com algumas lembranças do passado!
Inevitavelmente o nosso cérebro sempre associa uma experiência presente com o passado, resgatando algo de muito valor, experiências difíceis de esquecer, momentos agradáveis ou mesmo, de pessoas que de alguma forma nos marcaram.
Estou falando de um senhor de 90 anos, com problemas cardíacos e dependente de remédios caríssimos.
Nunca conheci seus familiares, pois desde que conheci ele, sempre evitou de falar sobre os mesmos, vivia num quartinho alugado , com um fogãozinho e um banheiro bem minúsculo.
Apesar da sua precária condição de vida, e necessidades de medicamentos, em nenhum momento senti em seu semblante, aspectos de tristeza ou cansaço.
Não por ser cruel, mas por uma curiosidade e necessidade de fazer algo por ele, todas as vezes que insistia em perguntar sobre a sua vida passada, ele dizia que o passado não importava mais.
O mais importava naquele momento, para ele, era o futuro, pois a caminhada seria longa e promissora!
Quanta sabedoria nesta afirmação, senti muita vergonha naquele momento, pois a nossa consciência reage automaticamente, jogando na nossa cara os pensamentos contrários, e muitas vezes carregados de pessimismos em relação ao futuro.
Apenas uma indagação que ele fez, e pude sentir uma gotinha de tristeza e inconformação.
Ele mencionou que achava que o ciclo da humanidade de nascimento, crescimento, envelhecimento e morte, deveria ser o contrário.
Segundo ele deveríamos nascer velhos de corpo, e com a sabedoria típica da idade, pois aproveitaria mais a vida, e não desperdiçaríamos tanto o nosso vigor característico da juventude. Continuando, o raciocínio dele, é que a medida que o tempo ia passando, nos tornaríamos jovens em corpo, e associada com a sabedoria aproveitaríamos a vida mais plenamente.
Ele não achava justo que a vida concedesse a sabedoria naquela idade, e em contrapartida retirasse o vigor da juventude.
No final ele pediu desculpas por lamentar sobre esta questão, e desabafou que apesar da idade avançada, ele no fundo sentia que a alma dele ainda era de um menino.
Senti que a sua juventude brotava de dentro de sua alma, e a sua crença de que a caminhada para eternidade seria longa e promissora, fazia toda a diferença para um senhor de 90 anos, e com problemas cardíacos.
Do contrario é a juventude de nossa geração, que vive lamentando sobre todas as coisas e o inevitável e aparente envelhecimento precoce.
Isso explica certas doenças antes “privilégio” apenas dos mais vividos, como reumatismo, diabetes, osteoporose entre outras enfermidades cada vez mais comuns nos jovens.
A qualidade de nossos pensamentos baseados em nossas crenças, faz toda a diferença em nossas vidas, o físico reflete o conteúdo de nossas almas!
Muito obrigado por terem lido até o ultimo parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Você diz que o 'físico reflete o conteúdo de nossas almas!'Acho que certas enfermidades antes restritas aos idosos estão atingindo aos mais jovens, mas não é caso para generalizar!
    O envelhecimento precoce é fruto de uma vida que também começa precocemente: beber e fumar cedo demais traz suas consequencias e muitos pagam caro pelo abuso que infelizmente, muitas vezes, envolvem drogas.
    Acho triste alguém dizer que o passado não importa mais e o que mais importa no momento é o futuro.
    Um senhor de 90 anos, embora as pessoas tenham cada vez mais longevidade dizer que o passado não importa. Por que razão? Será que ele foi tão ferido ou feriu que não quer se lembrar?
    Embora possamos tentar esquecer, no passado existem tijolos que contribuíram para formar a construção que somos hoje.Se o telhado é de vidro, cuidado com as pedras!
    Lógico que devemos nos preocupar com o futuro, mas não podemos nos esquecer do presente, do aqui e agora.
    Quanto a primeiro envelhecer e depois ir rejuvenescendo, de onde iríamos tirar a sabedoria que o tempo nos concede?
    Ao homem é oferecida a dádiva de experienciar coisas ao longo de sua trajetória e vem alguém que acha isso errado?
    Muitas vezes por conta da idade de uma pessoa achamos que ela possui experiência da e na vida. Isso é errado, pois existem jovens que nos dão banho de sabedoria e velhos que nunca cresceram.
    A idade, na maioria das vezes, confere sapiência, mas a regra não é geral.Graças a Deus!
    Talvez, eu digo, talvez, por não ser dona da verdade, essa gotinha de tristeza e inconformismo desse senhor seja apenas uma amostra do grande oceano de emoções que ele traz dentro si, pois alguém que sempre evita falar da familia, que é a base de tudo, que vive sozinho num quartinho alugado, por opção ou não, por não ter ninguém ou não, com um fogãozinho e um banheiro bem minúsculo, com certeza não passou e não passa impunemente por essa vida e talvez por isso ele lamente que a vida lhe concedesse sabedoria na idade em que está.Talvez, ele quisesse rebobinar alguns capítulos, mas a vida é um filme que não tem rascunho...não tem rascunho!

    ResponderExcluir