Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 15 de maio de 2010

Aspecto de um mortal comum?


Algo de sinistro está acontecendo, e a medida que a tecnologia avança o comportamento humano fica cada vez mais estranho.
Todos os dias na convivência diária, com os nossos semelhantes, notamos comportamentos anômalos.
São pessoas falando sozinhas, pessoas com tiques nervosos, extremamente desconfiadas entre outras reações que considero desprezíveis.
Recentemente me flagrei com uma vontade enorme de não sair de casa, me achei totalmente fora dos padrões de beleza e nem consegui encarar o espelho para pentear meus cabelos.
E o pior é que neste dia estava extremamente irritado, as vozes das pessoas com quem convivo, me irritava bem como as suas atitudes.
Até pensei que estava grávido, pois estes sintomas só havia presenciado em mulheres grávidas.
Conversando com um amigo que é psicólogo, ele me esclareceu de que estava com começo de depressão.
Entrei em pânico, pois sei como são terríveis os sintomas da doença, que já está sendo considerado uma epidemia dos tempos modernos.
Mas nada de grave, e ele me recomendou a dar mais caminhadas, a tomar mais sol, visitar mais os amigos entre outras atividades sociais tão importante quanto o nosso próprio trabalho.
Uma vez confortado e sabendo que o meu mal tem cura, voltei a divagar com os meus pensamentos e indagações.
E me lembrei de uma expressão que ouvi há um tempo atrás de uma pessoa que nutro muito respeito e admiração.
Ele disse mais ou menos que todos nós, seres humanos temos vários estados e condições de vida.
E as mais conhecidas e popularmente comum é o estado de inferno.
Quando vivemos nesta condição, perdemos o senso daquilo que é certo e o errado, não conseguimos ao menos vislumbrar as belas coisas da vida.
E tudo o que ouvimos nos irrita, pois nesta condição encaramos tudo o que é dito como uma forma de agressão pessoal.
Analisando a minha sensibilidade a flor da pele, lembrei da expressão mencionada pelo sábio que disse:
-“Todos nós temos que superar os nossos aspectos de um mortal comum!”
É isso mesmo, ao permitir que todos os meus problemas pessoais me dominasse, esqueci por completo o quanto somos maravilhosos enquanto indivíduos.
Cada um com a sua beleza incomum, particularidades, trejeitos, e entre outros aspectos que nos tornam únicos e imortais.
Sim imortais, como na sábia expressão, “superar os nossos aspectos de um mortal comum”.
É manifestar a superioridade de nossas próprias poesia, permitir aqueles que nos amam a nos desejarem mais, transmitindo-lhes sempre força e coragem, independendo das circunstancias em que estiverem.
Pois, ser lembrando pelos amigos é a nossa verdadeira essência e a prova máxima de que somos imortais.
Superar os aspectos que nos torna um mortal comum é na verdade transcender as nossas próprias fraquezas e limitações (impostas por nós mesmas).
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Nenhum comentário:

Postar um comentário