Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Somos parte de um todo


É engraçado como ainda não nos conscientizamos, que para vivermos um mundo melhor, precisamos estar unidos, uns com os outros.
E a despeito de todas as tragédias no mundo, o homem civilizado insiste na idéia do individualismo.
Somos sim representantes individuais de um todo, acredito que somos parte de uma consciência maior, e aqui representamos a menor porção deste imensurável desejo, para vivenciarmos uma experiência inerente e latente deste conjunto.
Tantas pessoas, muitas pessoas e incontáveis indivíduos, nascem a cada hora,minutos e segundos.
E em contrapartida, neste exato momento em que estou postando este blog, pessoas morrem nas mesmas proporções.
Certa vez o pai de um amigo faleceu, e este inconsolável me procurou lamentando, e a partir daquela fatídica experiência, ele questionou sobre a existência de seu ente querido, e sobre o seu próprio futuro.
Mas mais do que a questão do seu futuro, a sua inquietação maior, era a incógnita sobre o paradeiro de seu pai.
E citei um ensinamento filosófico milenar, a qual faz uma analogia com uma gota d’água, é claro que adaptei na minha versão, com a qual ele pudesse compreender as questões da morte, com maior clareza.
E comecei a explanação, “ pegue um dedal daquelas usadas pelas nossas mães, para proteger seus dedos quando estão costurando, e como um balde em miniatura colha a água de sua residência.
Leve este pequeno recipiente cheio de água, até a piscina do Sport Clube Corinthians e a despeje nela.
Imagine que aquela água dentro do dedal,que foi colhida na sua residência é o seu pai, e imagine que a água da piscina, seja o imensurável universo.
Quando você despejou aquela pequena quantidade de água (seu pai), na piscina(universo), eles se fundiram tornando se em um só corpo, em uma única realidade.
Ainda que saiba que ele esta lá, pois você mesmo o despejou aquela pequena quantidade de água, você não poderá extrai-lo do resto, porque houve uma fusão.
E a filosofia diz que assim somos nós, quando deixamos este mundo terreno, voltamos para a nossa verdadeira realidade, e permanecemos latentes, até o momento de uma nova manifestação.
Um dia todos os seres conscientes, deixarão a sua forma individual aqui na terra, para fundir com o infinito cosmo, e permanecer por lá por um determinado tempo, até que manifestarão novamente, baseando sempre no seu carma anterior.
Você nascerá rico, pobre, bonito, feio, saudável ou doente, e isso quem decidirá, será a inexorável lei do universo, baseado sempre no seu carma.
Aprendi que cada pessoa, ou onde podemos ler, ‘cada experiência de vida‘, pode lhe proporcionar apenas dois tipos de situação, uma boa, baseado no seu carma positivo,e uma má situação, baseado num carma negativo.
Explicando tal condição, ele se aquietou, e nunca mais lamentou a morte de seu pai.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

5 comentários:

  1. Paulo!
    Eu acredito muito que somos parte de um grande projeto de engenharia cármica, tudo tem um motivo, tudo tem um por que, tudo tem um calculo preciso. Precisamos aprender esses calculos e nos adequar a eles! Só assim pra vivermos e evoluirmos!!!

    Ta bom to viajando na maionese.....

    Abraços Paulo! Boa quinta feira

    ResponderExcluir
  2. Só voltando para dizer ao meu amigo qu,e suas palavras longe de me lisonjear, me emocionaram por demais ...

    te gosto pacas viu?

    beijão

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Belo ensinamento que deu! Muitas palavras realmente podem acalmar nossos corações, mas nada como algo puro e filosófico para entender um pouco sobre o maior mistério da humanidade né... Grato sempre pelas palavras e visitas! Bjuu!

    ResponderExcluir
  4. Lindas e sábias palavras, lindas e sábias! Grato por elas!

    ResponderExcluir
  5. Amigo eu li até o fim, rs, aki tem uma sabedoria divina, este post concientiza muito, tirei daki lições, e li até o ultimo paragrafo, rs, beijãoooooooo amigo.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir