Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O universo em expansão


Algumas pessoas afirmam que temos uma visão equivocada do mundo!
Entro em parafuso ao analisar esta afirmação,pois aprendi desde cedo a questionar determinadas convicções.
Quando se cresce em um ambiente, onde a curiosidade não faz parte apenas da fase natural da vida,mas um processo natural da própria educação, fica difícil aceitar qualquer coisa que lhe impõem como sendo verdadeira.
A minha concepção é de que toda a teoria aceita como sendo verdadeira acaba sendo desbancada quando se prova o contrario.
A mente humana não é estável, as opiniões humanas mudam como os ventos mudam de direção.
O que defendia como certo ontem , já não teria tanta a certeza hoje e provavelmente negaria completamente amanhã.
O processo de evolução na própria natureza é assim, tudo muda, tudo se transforma.
Este processo está presente em todas as partes do universo, dizem que o próprio universo está em expansão, portanto seria demais pedir que toda a realidade inerente a ela fosse estática.
Tem gente que para no tempo, quando insistem em defender uma crença, por teimosia ou por pura ignorância.
Este tipo de comportamento implica numa mente inflexível, totalmente contraria a natureza básica do universo, com a qual a pessoa se torna totalmente abitolada e inconveniente para um convívio harmônico entre as pessoas de mente aberta.
Pelas nossas próprias natureza e condição efêmera, não podemos depositar tantas moedas numa única realidade, pois a vida dá tiro para todos os lados, com as quais nunca sabemos dos resultados antecipadamente.
Lamento por existirem pessoas que são tão radicais e defendem as suas opiniões como se fossem lei e se fecham para a realidade tão ampla quanto a vida nos oferece.
Aprendi que temos que ter o bom senso em tudo, inclusive na afirmação de nossas crenças, nunca impor a minha percepção da vida para ninguém.
Quando vou expor meus pensamentos, devo sempre afirmar desta maneira, “eu acho, na minha opinião”, e nunca, “a vida é assim “de forma imperativa como se eu fosse o dono da verdade.
Como mencionei, a vida aponta para vários lados, quem de nós simples mortais podemos afirmar certas condições, se não temos nem a certeza de nossas próprias natureza.
Então meus caros leitores, quem de nós está certo, qual pensamento é o mais coerente, quem pode dizer que determinadas convicções é equivocada?
Agradeço por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

4 comentários:

  1. É bem verdade, não podemos acreditar totalmente em nada, e vemos tantas pessoas paradas no tempo só por conta disso neah? Até as crenças religiosas mudam, aceitam coisas que outrora condenavam... Enfim! Belo texto, abraçoo!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Paulo.Tudo muda. Ninguém é dono da Verdade, mas sim da sua própria verdade.
    Sabe, fico fascinada com pessoas radicais. Quero entender a razão e por que não dão para a dúvida, espaço para um único fio de cabelo.
    Muitos morrem, sofrem e se torturam por uma causa. Mas acredito que tudo aquilo que exige sofrimento compulsório coisa boa não é.
    O que falta é o respeito pelas idéias alheias. Quero que você aceite a minha, mas eu não aceito a sua e vice versa.
    Sim tudo muda, o gordinho de hoje depois de uma cirurgia bariatrica pode ser o gostosão de amanhã(rsrsrs).

    ResponderExcluir
  3. O respeito é um fator que está entrando cada vez mais em descaso pela sociedade, a ânsea e a sede descontrolada de obter e deter poder tem crescido cada vez com tanta força que as pessoas a cada dia que passa se esquecem de conceitos básicos como um simples "bom dia" que pode ser ofertado a qualquer pessoa que encontramos na rua. Exemplo disso é que tentei dar bom dia a algumas pessoas que encontrei e poucas me responderam e outras agiram como se eu fosse um louco.
    Sabe Paulo de fato estamos galgando pedras para colocar em nossa sepultura e o pior iremos ser engolidos por trogloditas e facinoras que estão interessados em serem a cabeça de toda humanidade, enquanto isso o que é verde um dia se tornará reliquia...

    Ótima semana.
    Walter

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, ninguém sabe a verdade, então podemos expressar como achamos que as coisas são.. mais nunca com aquele ar que é o dono da verdade que aquilo é certo e ponto final isso não existe, vai do ponto de vista de cada um.

    ResponderExcluir