Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 22 de agosto de 2010

O impossivel depende da agente


O impossível depende da gente !
Como seres humanos, costumamos conversar sobre muitas coisas, e entre outros assuntos, falar da vida alheia.
Tem coisa melhor do que fofocar, e fazer alguns comentários picantes daquele desafeto(brincadeirinha)?
Mas vamos deixar sentimentos ruins, e pensamentos negativos de lado, pois elas emanam vibrações perigosíssimas a nossa saúde mental.
Não gosto de abordar temas, com conotações religiosas em meu blog, pois as pessoas fogem delas como o diabo foge da cruz, talvez por serem assuntos de caráter pessoal, e na sua grande maioria delicados.
No entanto, quando percebemos que pessoas próximas ao nosso convívio estão sofrendo, e perguntam sobre determinadas questões da vida, que só um conhecimento religioso ou filosófico poderia ajudá-los.
E se de alguma forma você tem este “know-how”, tem este conhecimento, porque não dar uma “forcinha”?!?!?!?
Não sou nenhum especialista em tratamentos de almas sofredoras, e sei perfeitamente que o que é bom para mim, nem sempre é bom para os outros.
Mas a vida me ensinou, que a despeito de nossas formações acadêmicas, ou situações financeiras, o que prevalece é o nosso desejo e intenção de querer fazer algo pelo próximo.
Este sentimento, gera uma condição ao nosso redor, cria uma aureola capaz de curar as nossas piores infecções em nosso corpo divino(alma), causadas pelo nosso próprio ego.
Existem varias formas de curas, antídotos para as nossas almas, como fazer doações materiais, dar comida a quem tem fome, escrever algo que motive o coração alheio, fazer elogios,amar alguém ou simplesmente desejar com todo o sentimento, a felicidade daquele que um dia te fez sofrer.
Uma amiga relatou que esta sofrendo muito com o seu carma negativo de relacionamento fraternal.
O sofrimento aumenta nas mesmas proporções das nossas ignorâncias, sobre a origem do mal.
Ninguém é tapado, e no fundo temos a consciência da origem(causa), desta dor eterna, mas por uma questão de ORGULHO, teimamos em não admitir as nossas falhas.
Não é fácil, mas para transformar, quebrar este ciclo de sofrimento, temos muitas vezes que admitir certas fraquezas, despir nossos egos da armadura, e pedir perdão para a pessoa que nos faz sofrer.
Costumamos odiar as pessoas que nos causa sofrimento, mas no budismo aprendi que tal pessoa se chama, o “agente positivo de nossas vidas,” portanto devemos agradece-los.
Agente positivo, pois ela nasceu na mesma família(escola,trabalho,sociedade) para que pudesse nos ensinar algo que não enxergamos, segundo a filosofia ela é mais evoluída que nós próprios.
Não é fácil agradecer aquele que crava uma estaca em nossos peitos, no entanto, todo sofrimento neste mundo tem um significado,nada é gratuito, toda causa tem um efeito(lembram?).
É analisando o nosso próprio comportamento, em relação ao “carrasco”(aquele que supostamente nos faz sofrer), que muitas vezes descobrimos as verdadeiras razões de todas as nossas mágoas.
Na filosofia budista, falamos muito sobre ‘revolução humana,’ este termo parece complexo mas não é, entende se por revolução humana, a superação de todas as coisas ou sentimentos pequenos que nos causam um sofrimento maior.
Por esta razão, se você estiver sofrendo por algum motivo, seja sincero consigo mesmo, e analise a origem deste sentimento.
Procure respostas dentro do teu coração, pois é do veneno que se extrai o próprio antídoto.
Culpar os outros, de todos os nosso fracassos e medos só alimentará a chama do nosso eterno estado de inferno!
Muito obrigado por terem lido até o ultimo parágrafo.
Paulo RkSp

2 comentários:

  1. Impossibilidade! o que é isto? tudo na vida são possibilidades ... a única coisa impossível é sermos eternos aqui ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sabe estou passando por um momento de vazio existencial, não sei o que acontece, mas achei legal isso que vc postou,valeu por dividir palavras de otimismo. abç

    ResponderExcluir