Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Definindo melhor as nossas vidas


Desculpe me pela demora em postar alguma idéia relevante, que traga de fato, algum beneficio agregador a sua vida, ou simplesmente que sirva como um exercício mental.
É que estive apostando corrida com o tempo, acreditando sinceramente que poderia vence-la, mas me enganei novamente.
Falando em apostas, ganhos e perdas, existem vários tipos de lutas que travamos em nossas vidas, algumas destas tem sentido outras nem tanto.
Um exemplo de luta que vale a pena, é aquela que travamos contra as nossas próprias ignorâncias, onde buscamos superar as nossas próprias expectativas.
A vitória é sem dúvida a maior e melhor de todos os prêmios, e que nenhum dinheiro do mundo poderia pagar, estou falando da realização pessoal, da satisfação que temos de olhar para trás e afirmar, ‘é Paulão você conseguiu, mais uma etapa superada!’
Acho que viemos a terra, não para provar para os outros, mas provar para nós mesmos, a nossa própria capacidade de auto-realização!
Não estou falando de conquistas materiais, pois já repararam que elas são tão efêmeras, no momento em que a conquistamos, o sentimento de alegria dissipa por completo e como por um encanto.
Na minha filosofia de vida, aprendemos que existem dois tipos de felicidades, a absoluta e a relativa.
Absoluta, é aquela com efeitos mais reais e duradoura, aquela que nos agrega valores eternos, provando para nós mesmos que nascemos nesta vida para sermos felizes.
Relativa, é aquela que nos dá a felicidade naquele momento, tão rápida quanto um estalar de dedos, e com efeitos momentâneo.
As pessoas contemporâneas se acham infelizes, apesar do poder aquisitivo e das conquistas pessoais superadas.
Então qual é a dificuldade, o que impede o ser humano de viver uma vida plena?
Acredito firmemente e baseando no meu aprendizado continuo, de que tudo depende de como interpretamos as nossas vidas.
Definição,é a palavra chave, precisamos definir o que queremos enquanto vivos, quando esboçamos em nossas mentes o objetivo a ser alcançado, acionamos em nós o espírito de predador, e partimos para caça, e quando tal condição de vida é acionado, o resultado é quase sempre a vitória!
O pessimismo coletivo, que presenciamos no cenário global atualmente, nasce da falta de definição, o homem moderno concentra todas as suas energias naquilo que ele não quer, quando deveria fazer o contrário.
Os problemas pessoais, são oriundas da nossa forma abitolada de encontrar solução, muitas vezes não percebemos que para toda ação é desencadeada uma reação!
Então vamos com calma e não agir de forma precipitada em nossas vidas, a única coisa que vale a pena na vida, é vive-la plenamente.
Definir, nossos objetivos na vida, precisamos de definição lembrem-se disto!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

3 comentários:

  1. mais uma análise inteligente e contundente sobre o SER pleno ...

    parabéns "Xará" ...

    definições já ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre quando estamos travando uma batalha nos damos conta de que naquele momento esta tinha algum sentido ou não. Só depois é que vamos ter essa percepção. Isso quando a temos!
    Na sua filosofia de vida, você aprendeu que existem dois tipos de felicidade, a absoluta e a relativa.
    Na minha filosofia, felicidade é felicidade, ou seja, contentamento, satisfação,alegria intensa ou simplesmente paz de espirito!Muitas vezes, não nos damos conta de que aquele momento vivido por nós iria daqui a algum tempo ser chamado de felicidade.A vida é indefinida e uma incognita! Graças a Deus!
    Para mim, vitória é ao menos ter tentado, pois, muitas vezes, as circunstâncias nos desviam dos caminhos traçados e não há nada que possamos fazer para que aquele momento volte para o consertarmos. O superamos, mas não o consertamos.Podemos até fazer gambiarra, mas uma vez solta, a mola do tempo não tem conserto.
    Certo, que como diz uma frase do saudoso Chico Xavier, embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo....qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim".Para mim isso é a verdadeira superação e vitória:ter essa coragem para recomeçar!Sempre, de novo e de novo!
    Certo, também, que não devemos agir de maneira precipitada em nossa vida para não nos arrependermos depois, mas e se o momento exigir? Se for aquela decisão do tipo: agora ou nunca? E ai, não vai pagar pra ver?
    É, percebe que a vida não é como uma receita definida de bolo?
    Discordo quando você diz que o pessimismo coletivo que presenciamos no cenário global atualmente nasce da falta de definição e que o homem moderno concentra todas as suas energias naquilo que ele não quer, quando deveria fazer o contrário.
    Para mim, o homem moderno ou o nem tanto, concentra sim todas as suas energias, ou pelo menos grande parte dela naquilo que quer. Desesperadamente e a tal ponto que não mede, muitas vezes,esforços e as consequencias de seus atos: passa rasteira nos colegas de trabalho, faz fofoquinha para ganhar pontinhos com o chefe e até frequenta lugares que detesta só para estar 'in' e não 'out'. Porque quer estar no topo.Vivem plenamente o darwinismo acreditando que estarem no cume faz parte da tal seleção natural, da evolução da especie. Mas nós podemos observar, que como disse o filosofo Tomaz Hobbes em sua celebre frase, que o homem é o lobo do homem.
    Você ressalta que os problemas pessoais são oriundos da nossa forma bitolada de encontrar uma solução e que, muitas vezes, não percebemos que para toda ação é desencadeada uma reação.
    Sim, concordo que à toda ação corresponde a mesma intensidade, mesma direção e em sentido contrário.A lei de Newton é dura, pois quantas vezes não fomos meras borboletas nos batendo de frente com um caminhão? Ação e reação brava essa onde quem sai esmagado é a gente!
    Mas o que é ter uma forma bitolada de encontrar uma solução?Qual a fórmula correta se, nesse mundo somos ao mesmo tempo mestres e meros aprendizes? Qual a receita de definição?
    Sim, querido,claro que devemos definir nossos objetivos na vida. "Precisamos de definição lembrem-se disto!" você diz, mas eu te digo que já está definido que nascemos e morreremos. Eu te pergunto: como vamos definir o que vai nos acontecer nesse intervalo de nascer e morrer?
    O mundo é muito complexo para que possamos fazer gestão da gente mesmo.Não somos uma empresa pura e simplesmente,se bem que alguns pensem o contrário. Somos seres humanos e não podemos nos esquecer disso. Somos faliveis, passiveis de erros. Posso estar errada nessa opinião que estou dando. Mas...
    Muitas vezes, voltando ao começo do texto,você diz que travamos muitas lutas,mas indago que se tivermos absolutamente tudo definido poderá haver dias em que decidiremos que não vamos querer levantar da cama, sem saber que no caminho poderíamos ter encontrado aquele amigo que não viamos há anos, ou quem sabe encontrar sem querer uma grande paixão, pois o grande barato da vida é esse: ser uma caixinha de surpresas, de surpresas não definidas!

    ResponderExcluir