Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

“Cansei de ser pobre”! (da pobreza alheia)

Obviamente que isso nunca vai acontecer comigo, porque quando digo que ‘gosto de ser pobre’, não é da boca pra fora, porque me acostumei a ser um,  dizem que afirmo tal máxima porque desconheço o luxo!
Que seja assim então, pois dizem que “riquezas ($)” nos corrompem, nos tornando soberbos, extravagantes e mal acostumados.
De fato a minha mãe trabalhou para uma família abastada quando nova, testemunhou todo o sofrimento de uma família quando perdeu a riqueza, diz ela que quando somos pobres e enriquecemos por alguma “boa sorte da vida” ou por méritos próprios, vivenciamos os céus aqui na terra, mas do contrário é verdadeiro, o sofrimento é maior para quem conheceu primeiro o céu aqui na terra, para depois amargarem o incessante sofrimento da escassez, ou da realidade da vida “infernal” de um pobre.
Tem gente que acha depressivo eu ficar falando em voz alta que sou pobre e que curto muito tal condição, a questão é que não compartilho da mesma “visão” que as pessoas hipócritas possuem sobre a pobreza e riqueza material.
Ser limitado financeiramente não é feio, feio é ser pobre e ficar fazendo ‘pose’ de rico, sabe o pobre metido (?) que fica se exibindo por futilidades?!?!?
Porque tais pessoas com tais hábitos desprezíveis são na verdade pobres de espíritos, e a pobreza de espíritos em muitos casos imperdoáveis, pois os ‘miseráveis espirituais’, são capazes de praticar atos desumanos contra a sua própria humanidade.
Conheço uma pessoa que tem muitas dificuldades em “administrar” a sua própria vida, então perturbações comportamentais e mentais diversos as fazem manifestar em público ‘estranhamente’, identificando a no meio de tantas outras pessoas como sendo uma pessoa louca.
A gente que procura respeitar as pessoas normalmente, não tendo problema algum em lidar com tais pessoas, pelo próprio fato de compreendermos que todos nós um dia poderemos ficar iguais as tais pessoas “estranhas”, no entanto outras pessoas, com maldade no coração fazem chacotas com tais pessoas, fazendo piadinhas de mau gosto ou os mais extremos agredindo fisicamente.
Muito raro tais agressões físicas em público, mas não estão descartadas, pois eu mesmo presenciei selvagerias em público e em plena luz do dia e ninguém fez nada, porque pessoas perturbadas não são privilégios de uma única pessoa e nos tempos atuais, muitos estão perturbados podendo manifestar suas loucuras sem aviso prévio.
Pois um psiquiatra certa vez comentou que de esquizofrenia temos um pouco, alguns mais outros de menos, como se fosse ‘diabetes’, a questão é que se não houver tratamento, com o tempo ela vai se agravando, como qualquer outra doença mental e ou física.
Mas a questão para a reflexão deste meu texto são as pessoas que parecem ter muita dificuldade em ‘administrar’ suas vidas, cometendo uma sucessão de erros que resultam nas piores conseqüências prejudicando elas mesmas, e para piorar tais pessoas não conseguem enxergar que os erros não são das outras pessoas, mas de seus próprios atos cometidos impensadamente.
Por esta razão não costumo viver da ilusão, a minha verdadeira condição humana é pobre, financeiramente falando, e ao contrário dos outros pobres não sou avarento, odeio “viver” das aparências dizendo as pessoas do mundo que sou uma coisa sendo outra.
A ganância e a avareza numa pessoa são a pior das piores condições humanas, pois nascem de uma alma pobre, da pobreza de espírito, e por esta razão quem me conhece pessoalmente, sabe muito bem das minhas condições sócio econômicas em que vivo, por outro lado e a despeito da minha pobreza financeira elas adoram a riqueza de pessoa que busco ser com todos do meu entorno!
Portanto quando mencionei que “cansei de ser pobre”, no tema título deste texto me refiro à verdadeira pobreza humana que é a espiritual e não a material, porque podemos perdoar a condição restrita daqueles que possuem menos, mas nunca perdoaremos os avarentos que amam ter vantagens em tudo nesta vida. (simples assim)

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário