Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O que eu acho das retrospectivas?

Não gosto de fazer ‘retrospectivas’, pois odeio voltar para trás ou olhar para trás por tudo que eu tenha feito e realizado em minha vida.
Obvio que aprendo com os erros cometidos no passado, porque afinal de contas tais erros cometidos me fortalecem, definindo uma nova maneira de pensar, agir e de ser, como uma nova personalidade, mais forte e melhorada.
Porque penso que é errando no presente dia que aprendemos a não cometer erros no futuro, e toda a experiência adquirida no passado não me permite “voltar” nem mesmo mentalmente, para tomar quaisquer decisões no futuro, simplesmente porque o que definirá o meu futuro são todas  informações contidas dentro do meu cérebro no presente dia, pelo fato da minha personalidade estar definida com aprendizados do passado mas não podendo retroagir no passado em pensamentos, pelo fato de ser atemporal.
Não sei se é um efeito do próprio advento do ‘amadurecimento’, mas estou cada vez mais atemporal, e não ligo mais com o meu passado, porque o que ficou para trás não volta mais, e com o futuro acontece o mesmo, não me preocupando tanto com o amanhã, afinal de contas ela é uma incógnita, pois sei muito bem que se eu viver bem o meu presente tempo, fazendo e tomando decisões assertivas, todas as possibilidades boas poderão acontecer no dia do amanhã, do contrário é verdadeiro.
Mas mesmo vivendo intensamente ou procurando fazer o meu melhor no presente tempo, não posso prever os acontecimentos do futuro, afinal de contas não tenho uma bola de cristal ou se quer sabemos das nossas datas de vencimentos, segundo alguns estudiosos todos temos nossas próprias validades neste mundo, por esta razão devemos viver nossos presentes como se não houvesse o amanhã.
Hoje estou preocupado com a minha missão de vida, tendo mais consciência e responsabilidade com o que posso fazer no presente tempo, não me interessa ou me preocupo com os anos anteriores, porque o que me move para frente é o meu presente e não as lembranças do passado, por esta razão não faço retrospectivas da minha vida, simplesmente porque acho que quem tem necessidade de fazer ‘retrospectivas’ é porque não aprendeu nenhuma lição relevante com o seu próprio passado!    

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário