Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Natal triste, os fogos de artifícios não iluminaram os céus como antigamente!

Em anos anteriores “comemorava” os natais quase sempre nas casas das outras pessoas, nas casas dos amigos, porque particularmente e como todos sabem não costumo comemorar tal data aqui em casa por questões culturais, não tendo tradição de celebrarmos festas natalinas.
Mas neste ano resolvi “comemorar”, resolvi fazer algo aqui em casa e não deixar passar em branco, mas nada grandioso, uma festinha entre amigos e família.
Convidei alguns familiares mais próximos e alguns bons amigos do coração, nem todos compareceram, mas como sempre os melhores amigos fizeram presença.
Apesar das pessoas que eu gostaria que estivessem comparecidos não compareceram, eu pude sentir o tal do ‘espírito natalino’ aqui em casa, e foi pela primeira vez, porque afinal de contas, a minha família nunca teve tal tradição de comemorar tal data, pelo menos os mais antigos.
Permanecemos no quintal na contagem regressiva para observar as queimas de fogos, dando as boas vindas ao natal e confesso que foi muito triste, para ser sincero em toda a minha vida, foi o natal mais pobre de queima de fogos nos céus.
Mencionei que estava feliz por estar com alguns membros da minha família (irmãs) e alguns bons amigos, e não menti a este respeito, mas no momento das explosões dos fogos de artifícios, senti a falta daquela euforia toda que aconteciam nos céus, um espetáculo pirotécnico que tingiam os céus com as cores azuis, vermelhas e amarelas, mexendo com as nossas almas e as possibilidades das nossas criatividades mentais.
Uma reflexão aconteceu dentro da minha cabeça e no meu inconsciente, e lembrei que de uns anos para cá entre os anos de 2013 a 2016, os fogos de artifícios tem diminuído, bem como as decorações natalinas como os tradicionais pisca-piscas pendurados nas frentes das casas, dando um clímax ‘gostoso’ desta época do ano.
Tal reflexão que aconteceu dentro da minha mente e coração me entristeceu, porque pude sentir as dificuldades de um povo que tem lutado apenas para sobreviver e ultimamente as coisas não andam boa para ninguém, alias a situação não anda bem para ninguém!
Eu sei que não posso sentir culpa pela situação difícil das outras pessoas, afinal de contas, ‘todos nós’, temos as nossas próprias lutas nesta vida, só que de repente a ‘tristeza nos céus’ pela própria pobreza da queima de fogos, me fez voltar com os sentimentos de quando saí da faculdade, com todo aquele ímpeto e desejo latente de querer mudar e melhorar o mundo.
E me fez sentir triste por não ter feito absolutamente nada para melhorar ou colaborar com o mundo melhor desde que me formei, tenho que ser sincero e confesso que tenho me preocupado apenas com os meus próprios umbigos, “vivendo” entretido apenas com os meus problemas e necessidades pessoais.
O que quero com tal reflexão não é nos punir por todas as coisas negativas que tem acontecido com o nosso país nos últimos anos e especificamente com tudo que aconteceu neste ano de 2016, só desejo que as pessoas soubessem que se hoje não podemos colorir os céus com as cores dos fogos de artifícios típicas em épocas natalinas e réveillons, é porque temos sido negligentes com o futuro da nossa nação, entregando e confiando o  Brasil nas mãos de pessoas más intencionadas.
Mas ainda em tempo, e podemos resgatar todas as coisas boas do passado, não gosto de falar do passado, mas tem muitas coisas boas que aconteceram e que vale muito a pena resgatar, pense, vamos nos unir e fazer a grande diferença, onde o natal não seja bom apenas para mim ou para você, mas para todos nós brasileiros de bem, quando os céus poderão ser novamente coloridos com os fogos de artifícios, iluminando e acendendo o coletivo imaginário de todos aqueles que acreditam e tem fé em dias cada vez melhores!

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário