Paulo Rk

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Contemplação da mente

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Encontre em mim o que você não consegue encontrar em mais ninguém na face da terra! (psicólogo de boteco)


O título tema deste blog é meu slogan profissional, ele tem funcionado muito bem, pois retrata bem a minha filosofia de vida de ‘servir as pessoas’ no que elas mais precisarem em seus negócios.
Evidente que tal ‘slogan’ tem como intuito oferecer as pessoas todo meu conhecimento de gerir quaisquer tipos de negócios, uma vez que sou especializado em explorar novos empreendimentos, me presto também para orientar pessoas com seus negócios a beira da falência, resgatando a auto-estima do empreendedor bem como tornar seu negócio rentável.
 A questão ‘delicada’ deste meu slogan é quando as pessoas “pensam” que sou seu ‘terapeuta’, e confundem soluções empresariais com soluções pessoais, enxergando em mim, um ‘personal friend’ um termo relativamente novo, ou um amigo personalizado.
Recentemente tenho feito cursos de aperfeiçoamentos, como coaching, gestão de conflitos e Atendimento ao cliente, e em todas elas tenho que lidar com seres humanos, eu confesso gostar muito desta área, no entanto e a questão fundamental que está me causando insônias, é que ‘uma coisa e uma coisa, e outra coisa é outra coisa’!(risos)
Depois de formado em ADM, tenho feito cursos relativos ao assunto para agregar e fortalecer o meu currículo bem como me atualizar, mas não tenho feito cursos no campo da psicologia comportamental.
Eu brinco muito com o pessoal que sou um ‘psicólogo de boteco’, pois sou um bom ouvinte e apesar de não saber aconselhar as pessoas, elas se sentem aliviadas comigo pelo próprio desabafo.(eu acho)
De todo não sendo verdadeiro quando menciono que ‘não sei aconselhar’ porque de vez enquanto dou uns ‘conselhinhos’ básicos, porque algumas das situações alheias humanas, nós próprios já experimentamos em nossas vidas, então fica fácil dizer quaisquer coisas, que tais ‘pessoas necessitadas’ encarem como um “conselho” prático.
E o que tenho percebido mais nas pessoas conflitantes é que a maioria delas são carentes, pessoas emocionalmente magoadas que “permitem” saírem do racional para “tocarem” seus negócios com clareza, tais pessoas ficam confusas, saindo da razão e levadas pelo emocional conflitante acabam fazendo ‘merda’ em seus negócios.
‘Seria de boa’ se pessoas soubessem separar o ‘trigo do joio’, se elas aprendessem que assuntos profissionais nunca devem ser misturados com assuntos pessoais.
Pois isso quase sempre dá em merda, principalmente negócios de famílias, quando a disputa pelo ‘poder’ de quem manda mais entre os filhos é uma constante e uma ruína iminente.
Com toda a minha ‘experiência prática’ em lidar com tais ‘desinteligências’ humanas, acredito que tenho absorvido de forma natural alguns aprendizados relevantes que tem me agregado valores nunca antes aprendido em toda a minha vida, ou em nenhuma faculdade ou cursos técnicos.
Estou falando da flexibilidade da minha própria personalidade de me “moldar” com a personalidade da pessoa com quem falo, aqui podemos chamar de empatia.
Quando nos transportamos na ‘pele dos nossos clientes’, ou escutamos os problemas alheios como se fossem nossos, fica mais fácil para solucionarmos quaisquer dificuldades consideradas insolúveis por eles, ‘porque diferentemente deles’, conseguimos enxergar com imparcialidade e longe da cegueira irracional da visão sentimental, encontrando soluções práticas ‘tão rápida quanto ela apareceu pela primeira vez’ na empresa ou empreendimentos deles.
Mas o motivo reflexivo deste blog é que está sendo muito gratificante para mim e que de vez enquanto fico pensando que deveria ter feito psicologia em detrimento da administração de empresa, não que eu não goste de ADM, na verdade amo de paixão administrar, é que às vezes, e por ser um ser humano como outro qualquer, entro em “parafuso’ comigo mesmo, pois resolvo problemas administrativos, “administrando” conflitos pessoais da pessoa responsável pelo negócio.
E ao invés de dar conselhos genuinamente administrativos acabo dando conselhos “emocionais” dignos de um ‘psicólogo de boteco’! (risos)

Paulo RK

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