Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!

O tema deste blog é a incrível frase de Fernando Pessoa que me identifico tanto, sendo “tão” eu em diversos momentos de dificuldades e nos piores momentos da minha vida!
Porque apesar da minha estatura mediana, odeio ser pequeno com as outras pessoas, agindo com sentimentos medíocres, egoístas e tudo que nos torna sentimentalmente minúsculo perante a nossa própria constituição complexa no que acreditamos ser homo sapiens.
Quando estudei ciência pela primeira vez, aprendi que na natureza que nos cerca e no próprio universo encontramos todos os  “ingredientes”  necessário a nossa própria vida, e o mais fascinante, os mesmos componentes existentes em abundancia no mundo e universo a fora, são os mesmos componentes que temos dentro deste nosso corpo biológico.
Foi quando percebi que não somos “coisas pequenas”, apesar da nossa minúscula dimensão, comparada à própria dimensão da terra entre outros planetas, somos muito mais do que possamos imaginar.
Então larguei de mão de viver em torno do meu próprio umbigo, e hoje quando estou com alguma dificuldade no aspecto profissional, financeiro ou mesmo pessoal, eu olho para o céu e contemplo as estrelas. (simples assim)
Sou muito ligado à natureza, desde muito cedo meus pais me ensinaram a respeitar, dizendo que somos todos “frutos” deste planeta, por esta razão quando “morremos” voltamos a fazer parte da terra, nossos corpos em decomposição enriquece o solo para que novas formas de vidas surjam nela.
O mesmo falo sobre as nossas almas ou espíritos, ‘energias’ que somos voltamos ao universo, e ficamos lá inerentes e latentes no cosmo escuro até que nosso ‘Carma’ acumulado determine uma nova experiência em uma nova ‘roupagem’ em algum outro planeta deste imensurável universo, acredito muito nesta teoria.
Tal crença redireciona a minha busca incessante por respostas que tenho desde que me entendo por gente, sempre acreditei que a vida não se resume somente ao conceito estabelecido como “normal” da sociedade em que vivemos.
Acho que a humanidade só se libertará das angustias dos sofrimentos que tem sofrido desde os primórdios, no dia que descobrir seus verdadeiros propósitos neste planeta.  
Não acredito que somos somente o que somos, mas muito mais do que isso, então quando tenho dias difíceis, ao chegar tarde da noite em casa, e ver a abobada celeste noturna, cheio de estrelas, ergo meus braços em louvor aos céus, apreciando cada estrela que brilha no escuro infinito e abobada celeste.
O mesmo faço com a lua, ultimamente ela tem aparecido com uma luz forte e parece estar mais próximo do nosso planeta, me sinto revigorado ao observar a sua imagem, e posto minhas mãos em prece agradecendo por ela iluminar a minha alma despertando em mim a minha verdadeira essência como sendo o fruto e parte deste misterioso universo.
E para finalizar quando chego cedo em casa, no por do sol percebo um outro espetáculo que é ainda mais inspirador, o céu azul fica meio avermelhando com tons alaranjados, é o sol dizendo ‘tchau’ a me lembrar que amanhã o mesmo ciclo se repetirá, com a esperança de que poderei resolver tudo que não deu certo hoje ou tudo que não pude resolver no dia de hoje!
E com todos esses fenômenos que acontecem a nossa volta nem vale a pena nos apegar com os problemas pequenos que acontecem em nossas vidas, problemas rotineiros causados por nós mesmos que com certeza podemos resolver.
Por mais que consideremos nossos problemas maiores do que a nossa capacidade de superação, os fenômenos naturais que acontecem bem a nossa frente e em nosso entorno nos provam o contrário, que apesar dos pesares vale muito a pena estarmos vivos e passar por tudo que temos que passar.
Afinal de contas temos propósitos em nossas vidas, o segredo da nossa felicidade talvez consista em descobrirmos quais são as nossas verdadeiras missões, conformes as nossas próprias realidades de vidas.
Enquanto não descobrirmos, precisamos apreciar todo o glamour e o espetáculo que acontecem bem a nossa frente, um espetáculo que nos faz lembrar que somos muito mais do que possamos imaginar e que somos muito mais do que uma simples tempestade passageira em nossa vida possa nos desanimar, afinal de contas tudo vale a pena quando a alma não é pequena! 
Paulo RK




Nenhum comentário:

Postar um comentário