Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A profissão que você tem não deveria ser compatível com a tua falta de caráter!

Tem gente que tem vergonha da profissão que elas executam principalmente aqueles mais humildes, mas para quem não sabe, ela é tão importante quanto qualquer outra profissão existente no mundo, mencionando aqui os coletores de lixos urbanos, comumente chamados e conhecidos como garis.
Como toda profissão do mundo existe os bons garis e os péssimos profissionais dessa área, podemos citar como sendo bons, aqueles que recolhem direitinho, sendo organizado e não derrubando no chão os lixos que recolhem.
Menciono isso porque outro dia eu próprio testemunhei um gari, carregando três sacos de lixos, e derrubando todo o conteúdo do saco, deixando um rastro de lixo de onde fez a coleta até o caminhão.
E nem se preocupou em recolher o que ele deixou cair, ficando o lixo largado as moscas e o mau cheiro pairando no ar para quem,  quisesse sentir o ‘aroma desagradável’, que absurdo.
Por outro lado tem os bons profissionais, que recolhem com tal zelo, e mesmo o saco estando furado eles não derrubam o conteúdo no trajeto até o caminhão, tendo o máximo de cuidado.
Tais exemplos dos bons e maus profissionais existem em quaisquer profissões, não é mesmo!?!?!
Lembro de Maria, uma faxineira muito engraçada e fazia seu trabalho com esmero, à única coisa que a incomodava no seu serviço era a falta de respeito de algumas pessoas que trabalhavam naquele escritório.
Tinha um escriturário que eu abominava, pois ele cuspia propositadamente no cesto de lixo onde deveria haver somente papeis ou outros materiais comumente usados nos escritórios.
A Maria ficava com muita raiva, porque as luvas a incomodavam muito e sendo lixo de escritório ela não precisaria utilizar as incomodas luvas de látex que a fazia soar, no entanto o chefe ao invés de chamar a atenção do funcionário imundo e puxador de saco, orientou a Maria para que utilizasse luvas.
Fiquei muito indignado, pois o rapaz parecia fazer de propósito, e solicitei a ele que parasse, meses depois fui demitido da empresa, nem sei se foi por conta desta minha solicitação, pois tivemos uma pequena e acalorada discussão, detalhe ele era primo do chefe. (risos)
Mas voltando ao assunto dos bons e maus profissionais, no mesmo escritório tinha outras faxineiras, mas nenhuma se igualava ao seu espírito de dedicação com a limpeza do ambiente, ela era muito especial porque interagia com o pessoal do escritório, menos com o cuspidor, pelos motivos óbvios.
Só espero que ‘Maria’ esteja muito bem de vida, ‘de coração’ pois me identifiquei muito com ela, ‘uma pessoa dedicada’, e pela própria humildade de fazer com alegria o que muitos tinham visivelmente vergonha, espero que tenha prosperado na sua vida e esteja muito feliz.
Voltando ao assunto dos ‘garis’, certa vez tive um desentendimento com eles, um dia enchi sacos de entulhos, mais ou menos vinte sacos, todos bem amarrados e colocados na calçada para que eles pudessem facilmente recolher.
Daí um gari mais “espertinho” me chamou e disse que não iria levar pelo excesso de peso e eles não tinham a obrigação, fiquei irado, pois ele não foi educado, ficou todo ‘magoadinho’ e falou num tom agressivo, “não tenho nenhuma obrigação” disse o boçal.
Finalizou dizendo que ‘quebraria o meu galho’ se eu “pagasse” um dinheirinho por fora, foi ‘a gota da água’, eu é que não quis mais!
Depois deste acontecimento fatídico, a minha vizinha reformou sua garagem e literalmente despejou em sua calçada os entulhos, e não era pouco.
E para minha maior indignação, vocês não vão acreditar no que testemunhei, o caminhão do lixo parou ao lado do entulho na calçada da minha vizinha e os garis com pás começaram a recolher todo o material descartado, e todo o processo do recolhimento não foi rápido levou uns dez a quinze minutos.
Eu sei ‘porque’ filmei tudo, do começo ao fim, e eles ficaram com medo, pois após o recolhimento do material eles vieram até a mim e perguntaram o que é que eu tinha para levar.
Disse num tom ameaçador a eles que era tarde demais, eu só iria tomar minhas providências, pois acho que as regras deveriam valer para todos, ‘se não podem carregar entulhos de quem não paga por fora e pelo “caminhão não suportar tanto peso”, por que eles estariam carregando os entulhos da minha vizinha, só porque ela pagou?
Cheguei a entrar em contato com a prefeitura para denunciar tal despautério, mas fiquei com dó, pois a maioria desses garis parecia ter mais de quarenta anos, sendo casados e tendo aliança em seus dedos o que não seria nada bom, serem demitidos por não terem caráter.
Pois o problema aqui não é o fato de trabalharem com lixo, o problema são eles não terem caráter e pedir pagamento por fora, afinal de contas nós pagamos para todos eles, e do meu ponto de vista, as regras do não recolhimento devem ser aplicadas para todos, e não apenas para quem estão dispostos a pagar mais por fora, pago muitos impostos, e boa parte dos valores arrecadados são pagamentos da coleta de lixos.
A luta por um Brasil melhor, não depende somente dos políticos,  exemplos de má condutas não vem somente de cima, mas deveríamos como cidadãos brasileiros sermos mais solidários e corretos uns com os outros, dando exemplo do trabalho honesto e colaborativo com todos na esfera “mais baixa” da sociedade, agindo com igualdade na demonstração da boa fé com o próximo, sem exceção, pois o fato do gari me cobrar a parte e ter negado levar o meu entulho, do meu ponto de vista, foi desonesto.
Paulo RK


Nenhum comentário:

Postar um comentário