Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Diz uma ‘história’ que tenho sangue negro nas veias, portanto nem poderia ser racista!

Antes que alguém me ‘acuse’ de ser racista ao ler este texto permita eu mencionar um fato verídico que aconteceu comigo ainda muito pequeno, a minha mãe me teve tardiamente e diz ela que quando vim ao mundo, ela se quer tinha leite para me amamentar. (ohhh tristeza!)
Então ela recorreu a uma amiga, senhora negra que tinha leite para dar, doar e vender, que benção!
Foi a minha salvação, pois dizem que o leite materno é essencial nos primeiros anos de vida, e eu mamei por um bom tempo, tempo suficiente para dizer que tenho em minhas veias, sangue negro de primeira qualidade, o que me faz forte de corpo e alma.
Cresci ouvindo tal acontecimento da minha mãe e de alguns tios brincalhões, que diziam que eu tinha nariz protuberante e um beiço grande por ter absorvido leite forte negro, que causaram modificações genéticas em mim, alterando minhas características fisionômicas de japas.
Sem maldades e realmente sempre fui intrigado com as minhas características faciais diferenciadas, pois sendo o filho caçula homem, sou o único com nariz protuberante da minha família, minhas irmãs possuem narizes e lábios refinados, só eu tenho tais características diferenciadas aqui em casa, e como chamam ‘carinhosamente’ os meus “amigos”, de ‘nariz de batata’ e quando mais novo tinha beiços enormes.
Mas sem problemas, nos tempos atuais, pois aprendi a gostar de mim e passei a aceitar melhor as minhas características e percebi que quando comecei a gostar de mim mesmo, as pessoas do meu entorno começaram a reparar em mim, prestando mais atenção na minha pessoa, por quem realmente eu sou por dentro e não pelas minhas características externas físicas.
Dito tudo isso, acho que ficou bem claro que não tenho preconceitos raciais algum, pois acredito que nas minhas veias correm sangue negro de qualidade e sem falar que meus pais nunca imputaram nos seus filhos, quaisquer sentimentos abomináveis dos preconceitos na educação. (sejam elas quais forem)
Então ontem dia 22/11 foi um dia ‘atípico’ para mim, estava espiritualmente de bem comigo e com todos do meu entorno, voltei mais cedo do trabalho, pois tive que ir ao banco fazer algumas ‘transações financeiras’, ‘nada grande’, óbvio, no caso e para quem não sabe “transações” para o pobre é pagar várias contas até não sobrar nada no bolso, restando apenas os recibos de pagamentos efetuados. (risos)
Como não estava ‘afim’ de ir sozinho fui com um amigo que também tinha que ir ao banco, disse que ontem foi um dia ‘atípico’ por um acontecimento desagradável no caixa de uma loja que resolvi passar para comprar alguns copos de vidros, pois estava sem.
Nada grave, mas é aquele tal negócio, quando estamos de bem com a vida, parece que sempre tem um infeliz pronto para acabar com a nossa felicidade.
Obvio que estou exagerando um pouco, mas tristeza maior é não poder achincalhar com palavrões, as pessoas que causam  transtornos emocionais na gente, pois com certeza as pessoas do meu entorno iriam me condenar, me chamando de racista.
Estava eu na fila para pagar os copos de vidros que tanto desejava comprar, quando o meu amigo apareceu na frente da loja e eu desabafei dizendo em voz alta para ele que foi mais rápido que eu.
Nisso a caixa, achou que eu estava dando ordens para ela ser mais rápida no atendimento e se ofendeu, ficou xingando toda indignada como seu tivesse querendo ser o melhor daquela fila.
Na verdade nem sei o que ela pensou, porque essa gente vai trabalhar emocionalmente e sentimentalmente armadas, ficou toda indignada comigo e eu me defendi dizendo a ela que não disse nada a ela para que se alterasse comigo, o que tinha dito foi para o meu amigo, que foi mais rápido do que eu daquela vez, pois ele costumava demorar nas agências bancarias.
O que mais me “revoltou” é que ela ficou resmungando e fazendo cara feia para mim, disse para ela que não tenho problema algum em esperar, pois tinha outra cliente na minha frente, mas mesmo assim essa moça ‘negra’ continuou com a sua ignorância.
Mas para o meu alivio, uma outra caixa ao lado dela abriu e disse para eu passar ali, expliquei o acontecido e orientei que para trabalhar com o público, elas tinham que prestar mais atenção nas coisas que falam para os clientes/consumidores e estar menos emocionalmente “armadas”, pois de repente e se eu fosse um troglodita ignorante? (ia dar merda)
Daí a moça ‘branca’ que me atendeu pediu desculpas, não estou querendo aqui fazer comparações entre o’ branco e o negro’, porque para mim, somos todos iguais, ninguém é melhor ou pior que ninguém, desde que haja respeito mútuo, pois a moça negra não me pediu desculpas, ficou fazendo cara feia pra mim até eu sair da loja, enquanto a ‘moça branca’ pediu desculpas pelo ocorrido.
Do meu ponto de vista um procedimento correto, pois todos nós podemos errar, pois somos humanos, e reconhecer pedindo desculpas é digno de um ser humano decente!
Como mencionei não vou ‘julgar erroneamente’ ou generalizar todos da cor negra por este comportamento isolado, infeliz e hostil desta atendente, pois tenho amigos negros de longas datas que me consideram um ‘irmão’, mas foi visível o seu ímpeto de querer arrumar confusão comigo, pois mesmo explicando a ela o que aconteceu, se quer ela me pediu desculpas.
São “graças” a estes comportamentos infelizes de alguns que fortalecem os sentimentos de ódios da sociedade em relação a eles, porque comentei tal acontecimento com os meus patrões, e alguns deles perguntaram por que eu não a chamei de macaca e alguns dos meus patrões só comentaram, ‘o que se poderia esperar de uma...,’ outros perguntaram por que não reclamei sobre a conduta dela para o gerente.
Não me faço de vitima por nada que me aconteça nesta vida e todos que me conhecem pessoalmente sabem muito bem que não sou preconceituoso, pois já tive outros momentos fatídicos com pessoas negras na minha vida, inclusive na época mencionei no blog tal acontecimento, quando rapazes negros começaram a zoar comigo num bar perto de casa, chamado Barracuda Sushi Bar.
Estava eu e meu amigo “retardado” que é investigador, e ele tinha ido ao banheiro, ao chegarem nesse bar esse ‘grupinho’ de rapazes negros ficaram “zoando” comigo, fazendo chacotas de cunho sexual comigo.
Obvio que odiei cada um deles, e poderia ter dito ao meu amigo que mencionei que era “retardado”, retardado porque se eu tivesse comentado para ele o acontecido, ele ia dar uma geral nesses cretinos, mas como tive educação, resolvi ficar na minha, fiquei ‘indignado’ não vou mentir, tanto que no outro texto que escrevi sobre preconceitos raciais, fiz uma reflexão ‘que os negros adoram se fazer de vitimas dos brancos dizendo que os brancos são extremamente preconceituosos e racistas’, mas eles próprios que se dizem e se fazem vitimas dos outros, são até mais preconceituosos que os piores racistas que existem no mundo.
Por que penso, ‘se você não gosta de preconceitos por que colaboram e cultivam tais sentimentos com o próximo e entre os seus’?
Sem comentar que a minha experiência com pessoas negras foram  traumáticas e das cinco vezes, que fui assaltado, das cinco vezes  eram pessoas negras.
Mesmo assim não fico desprezando pessoas negras, pois como mencionei, não é porque eu tenho experiências negativas com ‘uma ou duas ou um grupo de pessoas imbecis’, que todos eles são desprezíveis, como todo ‘ser humano’, você terá os bons e as pessoas más, precisamos saber distinguir e separar o bom do mal.    
Mas de todas as experiências negativas que tive com alguns deles, eu não consigo evitar meus sentimentos depreciativos de ‘esperar algo de ruim na conduta deles’, e posso afirmar não ser preconceitos, mas por tudo que passei e passo com alguns deles no meu cotidiano, sendo aqui estatísticas comportamentais mentais que acontecem dentro da minha cabeça, ‘automaticamente’.
Algumas pessoas poderão até me criticar considerando este texto “preconceituoso ou racista”, mas estou sendo sincero, e da minha parte nem poderia ser preconceito racial, pois como mencionei tenho amigos negros que me consideram como um ‘irmão’ e por ter ‘mamado’ leite forte negro, sinto que tenho ‘sangue negro’ correndo nas minhas veias, só que aqui menciono que os comportamentos lamentáveis de algumas pessoas acabam denegrindo toda a raça, pois nem todo mundo tem a mesma mente aberta de encarar de boa como eu.

Paulo RK


Nenhum comentário:

Postar um comentário