Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 6 de novembro de 2016

Vamos conversar só eu e você! (desesperar jamais)

Eu sei que a tua vida não está fácil, ‘na verdade não está fácil para ninguém’, saiba disso, ‘mas de boa’, você não precisa levar nada muito a sério.
Não estou com isso querendo dizer que você deve chutar o ‘pau da barraca’ e trocar o certo pelo duvidoso tomando decisões erradas para mais tarde se arrepender, nada disso!
Eu só quero falar que mesmo você tendo problemas aparentemente complexos e insolúveis, lembre-se que ‘para tudo na vida há uma solução’, na verdade você não precisa se desesperar, muito pelo contrário, ‘relaxa’ e vai tocando a sua vida de boa, que as soluções quase sempre aparecerão ou surgirão de forma ‘natural’ e tão logo você, ‘se dê’ conta, terá resolvido o que te incomodava.
Mas não se engane não existem ‘soluções mágicas’ para solucionarmos nossos problemas, assim como elas não apareceram do nada, ‘da noite para o dia’, na verdade ‘problemas’ são resultados das nossas ações errôneas cometidas impensadamente no passado ou no presente tempo, para quem não sabe, toda ação gera uma reação, e respondemos por todas elas.
E não se culpe por cometer erros na tua vida, somos humanos e passiveis de cometer erros, ninguém é ‘100%’ e nem sempre tomamos decisões assertivas ao longo de nossas vidas.
Mas se aconteceu ‘paciência’, ninguém gosta de errar, mas se ‘acontecer’ vamos procurar corrigir nossos erros e consertar tudo que fizemos de errado!
A questão relevante para as nossas reflexões perante os problemas, é que não precisamos nos desesperar para resolver quaisquer problemas pessoais, apenas relaxar e viver a vida, fazendo o que tem que ser feito, simples assim!
Para melhor explicar o que quero dizer vou explanar uma condição presenciada pelo meu mestre de vida Daisaku Ikeda, para quem não me conhece pessoalmente eu pratico o budismo e busco sabedoria e dou um ‘norte’ na minha vida, através dos conhecimentos adquiridos na filosofia budista.
O mestre Ikeda para chegar à condição de mestre na fase adulta também foi jovem um dia, e como discípulo ele próprio tinha um mestre de vida chamado Jossei Toda.
Seu mestre na época tinha uma empresa a qual estava passando por varias dificuldades financeiras e ameaçava fechar, certa noite o discípulo Ikeda, observava a calma e a tranqüilidade do seu mestre jogando “tranquilamente” Shogui, ‘uma espécie de xadrez’ japonês.
O discípulo ficou confuso e não conseguia compreender como seu mestre conseguia manter a calma jogando uma partida de xadrez quando a sua empresa estava prestes a fechar as portas e por conseqüência teria que demitir pessoas que precisavam daquele emprego, e resolveu perguntar para seu mestre assim que ele terminasse a partida de xadrez.
O mestre na sua eterna sabedoria lhe respondeu com um leve sorriso de gratidão pela preocupação de seu discípulo, dizendo a ele que nada iria mudar, ‘o problema continuaria existindo mesmo se ele ficasse desesperado’, portanto não vale a pena nos alterar emocionalmente seja lá qual for a nossa situação de vida, um problema não deixará de existir só porque nos “descabelamos”, sendo que a vida continua implacável com problemas ou sem eles.
O que não podemos é mudar nossos estilos de vidas por conta dos problemas, ‘pois eles são passageiros’, não devemos permitir que os ‘problemas’ moldem a nossa verdadeira essência por quem somos de fato, devemos sempre confiar em nossas próprias convicções de que seremos vitoriosos no final, e para isso devemos continuar as nossas vidas serenamente, sem duvidar das nossas capacidades de superação.
E assim o jovem discípulo Ikeda compreendeu que o desespero diante de quaisquer problemas em nossas vidas não nos ajuda em nada e não nos traria nenhuma solução, e com as palavras sábias de seu mestre ele se convenceu, decidindo manter a sua calma espiritual de onde com certeza obteria a sabedoria necessária para resolver quaisquer obstáculos em sua vida.
Compreenderam?
Se você está com algum problema na sua vida, não se ‘desespere’, simplesmente faça como eu, comente com os amigos e familiares, mas nunca num tom de reclamação, pois ninguém gosta de pessoas que vivem a reclamar, comente informalmente, como se você estivesse perguntando uma opinião de como a pessoa reagiria se estivesse passando por uma determinada situação e se ele fosse você.
Dá muito certo tal técnica, porque às vezes ‘problemas’ que encaramos como se fosse o maior de todos os problemas, pessoas do nosso entorno ou convivência podem ter passado pelas mesmas experiências ruins e ter solucionado de maneira criativa, servindo de exemplo para nós, pois superaram seus próprios obstáculos pessoais que às vezes elas próprias nunca tivessem imaginado ‘um dia’ conseguir.
Quando comentamos ou falamos sobre os nossos problemas para as outras pessoas, ‘é bom nos dois sentidos’, primeiro que funciona como um desabafo, ‘válvula de escape’ e segundo que as pessoas podem nos aconselhar positivamente e no melhor das hipóteses podem ter a solução dos nossos problemas nas pontas de suas línguas, por terem passado em algum momento fatídico de suas vidas por problemas semelhantes.
Pensem, reflitam e aja positivamente, ‘desesperar jamais’, pois aprendemos muito com os nossos próprios erros!
Eu não sei quanto a vocês, mas foi um enorme prazer essa conversa que tivemos hoje aqui, e por mais que saibamos como agir em determinadas situações da vida, escrever e transmitir às outras pessoas valiosas ‘pensamentos positivos’, nos faz aprofundar muito além da nossa própria capacidade de compreensão que temos pelas nossas vidas, nos fazendo sentir bem em relação a nossa própria condição de eternos aprendizes e principalmente como seres humanos do bem.

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário