Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tudo nesta vida me inspira!

Não sou rico, na verdade sou pobre financeiramente, mas que fique bem claro para quem não me conhece pessoalmente que a minha “pobreza” é limitada somente aos recursos materiais.
Porque espiritualmente ou culturalmente falando, sou muito rico e menciono isso com muito orgulho, porque tenho observado que o problema da miséria social do nosso país e talvez até mundial, muitas vezes não é por falta de dinheiro, mas por falta da educação.
Educação é tudo na vida de um adulto, ou você teve ou você não teve, ‘feliz do homem que teve educação de berço’, porque só sabe respeitar um ser humano todo aquele que foi criado por seres humanos de respeito e com respeito.
Quando digo que educação de berço é tudo na vida de um homem adulto, é porque hoje depois do amadurecimento e ter me tornado num homem adulto, todos os meus valores pessoais se baseiam em valores que aprendi com os meus pais dentro da família, minha família não foi um exemplo de família feliz, mas buscamos sempre ser felizes dentro das nossas próprias reais condições.
E esses mesmos valores que tive no passado, me definem hoje como um ser humano neste mundo, se perfeito ou imperfeito, se agrado ou não as pessoas, não tenho certeza, mas nem tenho a tal pretensão, a questão é que curto muito quem sou hoje.
Sem o lance do ‘narcisismo’, mas fala sério, um pouco de amor próprio num mundo onde as pessoas parecem não gostar de mais ninguém e se quer delas mesmas, não faz mal pra ninguém, não é mesmo?!?!
O mundo está precisando um pouco mais de amor, porque pessoas desaprenderam a amar o seu próximo, porque deixaram de se amar se esquecendo do amor próprio, a probabilidade de uma pessoa que se odeia amar o seu semelhante é quase sempre nula.
Quando amamos a nós mesmos, independendo das coisas ruins que possa acontecer em nossas vidas, nunca desistimos, porque acreditamos acima de tudo em nós mesmos, das nossas próprias capacidades de superação.
Tem gente que me odeia, não gosta de mim, sendo que não fiz nada que justificasse tal repudio contra a minha pessoa, no entanto elas simplesmente me odeiam, estou pouco me lixando, quero que essa gente se dane, porque enquanto elas perdem tempo me odiando, estarei me reconstruindo por dentro, para viver inclusive neste mundo com mais qualidade de vida.
Quanta essa gente que supostamente me odeia, ‘supostamente’ porque, quem odeia os outros na verdade é porque elas se odeiam, e não se aceitam quem elas são, tenho muito respeito por elas, porque elas me ensinam tudo o que eu não posso ser enquanto ser humano, procurando ser o contrário de tudo que elas são e praticam contra elas mesmas, o desprezo por quem elas são.
Porque a mágoa ou sentimentos ruins é como um câncer e só tem a afetar e consumir a elas mesmas!
Porque na educação de berço aprendi a agradecer por tudo na vida, das boas e más condições, porque na vida tudo tem uma razão de ser, nada acontece gratuitamente, tudo é motivo para inspiração.
Um exemplo, quando chego à tarde em casa, depois de uma fatídica manhã nos afazeres profissionais, quando nada pareceu dar certo, eu não me concentro nas coisas que não deram certo naquele dia, mas observo o sol indo embora naquela tarde.
Sou uma das poucas pessoas do mundo, que tira fotos dos pores do sol, apreciando e espalmando as mãos em prece, agradecendo por mais um dia de vida, com total devoção e amor ao astro rei e a despeito do que foi o meu inicio de dia, me inspiro nas tardes maravilhosas, por poder contemplar aquele espetáculo no céu ao oeste, onde o céu azul parece estar em chamas com suas tonalidades avermelhadas e amareladas.
Não tenho muitos bens materiais, mas o meu maior valor, a minha maior riqueza depois da minha saúde é sem dúvida os valores que tenho dentro de mim, como o de valorizar a natureza do meu entorno.
Como mencionei procuro a minha felicidade através da inspiração que a própria vida me proporciona, não nas riquezas materiais, mas na riqueza de espírito das pessoas e na riqueza dos fenômenos que a própria natureza do nosso entorno nos proporciona.
Feliz do homem que aprendeu a valorizar os acontecimentos ‘triviais’ de seu entorno, quando aprendemos a valorizar o simples não precisamos de muita coisa para viver com mais motivação e inspiração!
Paulo RK



Nenhum comentário:

Postar um comentário