Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 14 de agosto de 2016

Reflexões relevantes na data do meu aniversário! (não temos uma única data para comemorar, mas 365 datas)

Este é um evento que a cada ano parece perder “graça” pelo menos do meu ponto de vista, porque à medida que nos tornamos idosos, não velhos*, perdemos muito das nossas ‘fofices’ de quando éramos crianças.
Deixamos de ser fofos nos dois sentidos, nas aparências, porque à medida que crescemos o corpo da gente vai assumindo proporções maiores e a nossa própria face, parece ficar mais séria e a despeito de sermos ‘simpáticos’, de ficarmos sorrindo para todo mundo, acredito que a conotação do sorriso adulto tem ‘conotações’ diferentes de um sorriso infantil, despido de quaisquer interesses.
Eu sei que não é bem assim, e que toda regra tem uma exceção, mas para “algumas pessoas” o sorriso de um adulto pode ter segundas intenções intrínsecas, porque as pessoas “adultas” estão desconfiadas umas das outras, ou muito pior as pessoas vivem desconfiadas com os da sua própria espécie.
Não se pode viver feliz “vivendo” com esses parâmetros ou estilos de vidas precisamos ser livres em pensamentos, ter a mente aberta, dando oportunidades para que as pessoas possam se mostrar de quem elas são de fato.
E a outra forma de deixarmos de ser ‘fofos’ é pelas próprias cobranças que recaem sobre nós, depois de adultos, porque depois de crescidos, muitos dos recursos que vinha até nós de ‘mãos beijadas’, deixa de existir.
Porque ser adulto implica em ter que sobreviver sozinho, implica em ter que sair definitivamente da zona de conforto, da proteção dos nossos pais que nos fizeram sentir por um bom tempo protegidos contra todas as “ameaças”, reais ou imaginárias em nossas vidas, até a fase adulta.
Nossos pais que nos alimentaram nos deram presentes em aniversários, e nos fizeram sentir a pessoa mais importante nesta vida, tudo isso acaba na fase adulta, pelo menos pra nós quando crescemos, porque para eles continuamos eternamente crianças.
Apesar desta realidade intrínseca do ‘mundo adulto’ alguns dos meus melhores amigos “adultos” ainda não desligaram do cordão umbilical e insiste em não assumirem responsabilidade proporcional a atual condição adulta de vida.
A conseqüência de não assumir a condição adulta de vida são desvantagens contínua por toda a nossa existência, porque você não pode ficar de brincadeiras com assuntos que requer doses de seriedade, que muitas vezes envolvem dinheiro e o seu próprio bem estar, bem como daqueles que depende de você.
Por esta razão muitas das desinteligências humanas acontecem baseados em pessoas que ainda são mentalmente infantis, pessoas adultas que teimam em não crescer por dentro.
Não sou diferente desse pessoal, a questão é que a minha infantilidade é “controlada”, não deixo que a minha criança interior me domine, sou criança quando necessário e sempre quando posso ser, mas sei ser adulto com capacidades de tomar decisões importantes em minha vida, fazendo sempre o melhor, não apenas para mim, assim como para todos.
O meu lado “infantil” é aquele que me permite jogar vídeos games por longas horas até virar a madrugada, ficar triste e até ficar de luto todas as vezes que algum bicho meu de estimação morrer, eu até choro, fico extremamente mal, muito abalado, assim como estou sofrendo porque o meu lago está com níveis altos de amônia e não estou conseguindo controlar e os meus peixes dourados e carpas estão sofrendo.
Mas ter mentalidades infantis ou manter a criança interior vivo, não significa ser um adulto irresponsável, porque adoro e continuo a fazer tudo igual de quando fazia quando era criança e adolescente, no entanto sei ser adulto para tomar decisões importantes em minha vida e principalmente respeitar pessoas que me respeitam e me quer o bem, fazendo das reciprocidades dos sentimentos bons e bonitos uma constante em minha vida.
É importante que a nossa ‘idade biológica’ acompanhe de certa forma a nossa ‘idade mental’, não estou falando em tornar nossas mentes absoletas, muito pelo contrário a evolução das nossas mentes tem que ser contrária as nossas mentes, assim quando não mais pudermos contar com as habilidades dos nossos corpos biológicos, pela própria condição efêmera da nossa biologia, que possamos contar com a nossa capacidade mental de criar e vislumbrar o mundo de uma maneira nunca antes apreciada.
Outro dia um amigo ficou discutindo com um adolescente da sua rua por causa de um ‘pipa’ que caiu em frente a sua calçada, imagina, discutindo a pose do mesmo, uma cena patética pra não dizer ridícula, os dois iam se “atracar” por conta do ‘pipa’.
Nisso que dá este meu amigo que se julga tão machão, tão viril, tão adulto que de repente cresceu fisicamente, mas mentalmente continua um moleque capaz de brigar por conta de um simples ‘pipa’ se atracando com um adolescente em plena luz do dia.
Essa é a diferença entre ter a criança interior dentro da gente e conscientemente manter por gostarmos de ser assim, condição muito diferente de ser um adulto infantiloide, incapaz de diferenciar o certo do errado e do ridículo.
Por esta razão não vejo motivos para comemorar apenas um dia da data do meu aniversário, ou a data dos aniversários de quem quer que seja, é muito egoísmo, afinal de contas, todos os dias das nossas vidas renascemos, nascemos a cada 365 dias.
Pra quem não sabe quando acordamos de manhã, depois de uma noite reparadora de sono, renascemos para mais um dia de vida, não tem nada mais gratificante que despertar de manhã e saber que a vida nos proporciona mais uma chance para lutarmos e refazer tudo que fizemos de errado nos dias anteriores.
Se não deu certo ontem, vamos tentar hoje, mesquinhos são as pessoas que se frustram porque algo não está acontecendo do jeito que planejara, a vida é um contínuo aprendizado e se tivemos a oportunidade de despertar para mais um dia de vida, devemos aproveitar como se não houvesse o amanhã.
Então não façamos de uma única data do calendário, motivos para comemorarmos o nosso nascimento, mas façamos dos 365 dias motivos para comemorarmos verdadeiramente a alegria por estarmos de pé, ‘VIVOS’ e podermos refazer tudo que deu errado ontem, mas desta vez fazer corretamente, essa é a proposta da vida por estarmos vivos, celebrar a vida, ter motivos não num único dia, mas todos os dias, não numa única data, mas todos os dias em que estivermos vivos neste planeta e mundo.
Posso estar parecendo ingrato por expressar tais sentimentos em palavras, no entanto só estou sendo sincero com os amigos que me conhecem pessoalmente e sabem muito bem que a minha maior qualidade como pessoa, é a capacidade de ser sincero com  quem estimo muito nesta vida, muito obrigado!
Paulo RK



*Conforme explicação do meu mestre e mentor, não ficamos velhos porque não nascemos prontos, não somos fabricados, ficamos idosos, porque quando nascemos não sabemos de nada, e a medida que vivemos aprendemos nos construindo a cada dia, então não ficamos velhos, absoletos, mas idosos, de preferência deveríamos ficar melhor a cada safra, como os bons vinhos, deveríamos! (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário