Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O que te faz sofrer não é a pobreza pela falta de dinheiro, mas a falta da riqueza espiritual!

Posso ser pobre financeiramente, mas não me permito a miséria de espírito, daqueles que vivem uma vida egoísta, incapazes de compartilhar qualquer coisa que tenha demais e inclusive de compartilhar sentimentos de amor e afeto com o próximo!
Muito dos valores mais importante em minha vida, aprendi com os meus pais, pessoas simples sem quaisquer formações acadêmicas, mas pessoas de muito conhecimento sobre a vida e sentimentos verdadeiros adquiridas com todos os sofrimentos que eles passaram em suas juventudes, ‘sabedorias’ típicas de pessoas humildes que a despeito de não possuírem muitas riquezas materiais ou pose, procuram viver com qualidade, dividindo o pouco que tem com o seu próximo.
Hoje depois de adulto percebo o quanto seria maravilhoso este mundo, se todos os adultos tivessem sido criados pelos meus pais, viveríamos num mundo melhor, onde todos compartilhariam de tudo um pouco, inclusive sentimentos bonitos que vem do coração.    
Para quem não pertence a minha cultura, ou não tiveram o privilégio de terem uma mãe e um pai como os meus, talvez seja estranho à expressão ‘sentimentos bonitos que vem do coração’, pois tal expressão parece um ‘conto de fadas’, algo fora da realidade nua e crua deste mundo, inclusive de um mundo ressequido pelas mágoas de todos os tipos, o grande problema é que as pessoas estão tão ressentidas umas com as outras, que somente compartilham sentimentos ruins, criando uma ‘corrente’ ou um ciclo de pessimismo e negativismo.
E tais pessoas acostumadas com sentimentos negativos em suas vidas nos estranham com o nosso próprio jeito de ser carinhoso, a exemplo do que aconteceu hoje.
É costume meu, enviar mensagens de bom dia para todos os meus amigos do Whatssap, nesta rede social em particular selecionei alguns bons amigos que mais nutro carinho e afeto, não sendo para qualquer pessoa.
Mas sabe como são pessoas, elas sempre nos ‘surpreendem’ e por mais que nos iludimos pensando conhece-las bem, elas soltam uma bombástica qualquer, capaz de nos deixar mal em sentimentos.
Não me faço de vitima por nada neste mundo, quem me conhece pessoalmente sabe muito bem, pois como budista, tenho a consciência de que tudo que nos acontecem em vida tem uma razão, motivo e causas próprias, não acredito num único deus que nos pune ou nos agracia pelas nossas realizações ou conforme as nossas ações, simplesmente porque o livre arbítrio existe, não havendo a necessidade de que “alguém” ou algum ser divino nos vigie, nos punindo quando necessário ou nos premiando se for o caso.
Para quem não sabe o mundo e o universo em que vivemos é inteligente, perfeito na sua concepção e tudo acontece automaticamente, dentro do conceito inexorável da ‘causa e efeito’!
Começo o meu dia, ou todas as manhãs, dedicando as pessoas coisas boas, mas infelizmente e a despeito dessas mesmas pessoas sentirem falta de um mundo e de pessoas melhores, elas desprezam, tratando com desdém pessoas que as tratam com amor e carinho, tal rejeição deva ser por que elas estão desacostumadas (eu acho).
Apesar de afirmar estar “acostumado” com sentimentos ruins do desprezo alheio, confesso falar da boca pra fora, porque a gente não se acostuma com coisas ruins, se gostamos de sentimentos bons dos outros ou das outras pessoas, procuramos nutrir tais sentimentos bonitos nelas com o intuito de colher o melhor delas (simples assim).
No entanto hoje, a mãe de um amigo, mencionou algumas grosserias em palavras no Whatssap, não que eu esquente, pois tal pessoa é muito xucra do tipo de pessoa que não está acostumada com palavras de carinho ou se quer com o amor daqueles que deveriam amar, simplesmente porque ela não teve carinho em toda a sua vida, não sabendo do que se trata ou se quer cultivar algo tão bom, quando direcionadas a ela.
Deveria ter mais tolerância com tal pessoa, mas decidi que amanhã não mais vou desejar bom dia para ela, compartilhando mensagens bonitas como fazia de costume.
Porque apesar de ter tido o que parece ninguém ter mais nos tempos de hoje, ‘amor e afeto para doar as pessoas’, sou feito carne e osso, como um outro qualquer, então vou me poupar, eu preciso selecionar e afastar pessoas rudes da minha vida, porque para quem não sabem, sentimentos ruins nos contaminam.
Simplesmente tal pessoa comentou que eu envio mensagens todas às manhãs, porque não trabalho e não tenho mais nada de interessante para fazer na minha vida.
Se comentar que tal menção me magoou, seria exagero, porque nada do que vem dessa gente má amada me surpreende, mas não tenho mais tolerância com a estupidez mundana e humana, bastando eliminar quem não consegue corresponder ou interage comigo sendo pelo menos recíproco com a minha dedicação.
Se não gosta de ler ou ouvir mensagens bonitas de manhã bastaria dizer, ‘Paulo não me envie mais tais mensagens porque não curto’, não precisaria ‘vomitar’ grosserias, porque palavras estúpidas podem ser dolorosas quando auferidas para quem as não merecem.
Trabalho por conta e quem faz o meu próprio horário sou eu mesmo, de repente se decido não trabalhar por alguns meses, eu o farei, obviamente que quem não trabalha não tem como pagar suas contas, mas aqui só citei como um exemplo, e ela, a mãe do meu amigo, sabendo disso, mencionou que eu não trabalho, tendo tempo para perder com tais mensagens irrelevantes, não que eu me importe com o que foi dito, ou com o que ela pense, mas a forma como foi dita, foi no mínimo ofensiva.
Procuro ser superior quando pessoas do meu entorno são baixas, procuro ver a pobreza espiritual dessas pessoas com misericórdia daqueles que precisarão viver mais tempo neste mundo para poderem evoluir no quesito riqueza espiritual.
Mas como mencionei, às vezes, não tenho muita paciência com certas pessoas que se julgam ‘superiores’, daí me rebaixei ao mesmo nível dela, dizendo que eu posso me dar ao luxo, porque sou formado e me matei para estudar, não precisando como ela, me matar para ganhar a mixaria que ela ganha, com menos esforço ganho muito mais o que com todo sacrifício ela consegue ganhar no ano todo.
É eu sei peguei pesado nas palavras, mas pelo que conheço, ela tem sangue de barata, vai vomitando palavras sem pensar, mas o que ela não tem na consciência, pela sua própria pobreza espiritual é que colhemos o que plantamos e talvez um dia ela aprenda, porque não sou juiz e nem estou julgando pela sua estupidez, apenas revidando para não acumular magoas de ninguém dentro de mim, faz um mal danado.
E tal comportamento me fez refletir e concluir que o sofrimento pela pobreza financeira não é motivo para sofrimento algum neste mundo, mas a pobreza espiritual de não saber valorizar sentimentos bonitos daqueles que compartilham com a gente, essa sim é a fonte de todos os sofrimentos da pessoa pobre que podemos considerar aqui como o ‘pobre diabo infeliz’!

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário