Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A felicidade pela nossa conscientização de que podemos muito mais quando desejamos e lutamos pelos nossos objetivos!

Precisamos ser o ‘facilitador’ de nossas vidas a todo custo, tal premissa é uma lógica inquestionável, pelo menos pra mim, porque a vida não está fácil pra ninguém, e não precisamos de nós mesmos ou quem quer que seja para fazer dar tudo errado, “colocando pedras em nossos caminhos”, atrapalhando nossos planos para a concretização dos nossos sonhos.
Vivemos todos na era da comunicação, então precisamos nos munir de informações que nos agreguem valores que nos ajude a enxergar o mundo de uma forma mais amena, transformando tudo aquilo que nos incomoda a nosso favor, sábios são aqueles que descobriram que viemos ao mundo para “transformar” nosso veneno interior em antídotos para curar inclusive as nossas doenças como as ignorâncias inerentes.
Porque o homem tem esse poder, o poder da transformação, tornando todas as nossas realidades mundanas em virtudes, tal capacidade transformadora se chama ‘inteligência’ e para tal precisamos ‘querer’ ou desejar mudar a nossa forma atual para a forma que desejamos assumir neste mundo.
O nome deste combustível que cria tal ‘força transformadora’, é ‘vontade’, quando temos vontade de fazer qualquer coisa neste mundo, tudo se torna possível, e o impossível deixa de existir para dar lugar ao novo, mas lembre se a vontade por si só não nos leva a nenhum lugar, precisamos agir em prol da concretização dos nossos sonhos, para quem não se conscientizou o mundo além dos nossos sonhos, requer atitudes, ação!
Nenhuma forma é imutável, pois dizem os cientistas que o universo ainda está em expansão, então porque ou pra querer parar, ou mesmo vivermos inertes perante aos desafios em nossas vidas?
Se pararmos no tempo ou em nossas vidas, experimentaremos uma dor profunda, a dor espiritual dos perdedores, porque agora mais do que nunca acredito o quanto é verdadeira o aprendizado (literatura budista) que diz que somos todos parte de um todo, somos parte do macrocosmo, sendo nós mesmos o microcosmo.
Então não me permito pensamentos pequenos que me façam mal, não mais, dos sentimentos ruins de pessoas que só enxergam o lado ruim de todas as experiências mundanas e também que só enxergam o lado ruim das pessoas de seu entorno.
Já fui uma pessoa negativa no passado, mas consegui me libertar da ignorância que me fazia sofrer através do aprendizado, aguçando a minha mente ao absorver culturas diferentes, conversando com pessoas melhores que eu, ao mesmo tempo, interagindo com todos intensamente e as observando com os  olhos famintos de quem precisava aprender tudo de uma única vez, para me tornar numa pessoa melhor sobre a minha própria condição de ser humano neste mundo.
Porque para nos tornar em pessoas melhores, é importante nos relacionar com pessoas de qualidade, meu pai sempre me aconselhava a me relacionar com pessoas iguais ou melhores a mim, nunca pior.
Às vezes entro em conflito comigo mesmo, porque se a vida é uma escola, e as pessoas os nossos melhores mestres desta escola, aprendemos com todos, inclusive com aqueles que só fazem burradas em suas vidas.
Apesar da nossa ‘inteligência’, ser humano algum consegue ser assertivo em todas as suas questões de crise existencial, acredito que tal ingrata condição, seja porque ninguém nasce sabendo, e todos sem exceção viemos ao mundo para aprender, nos aprimorando para inclusive nos tornarmos em seres melhorados.
Manter nossas mentes sempre aberta, e buscar enxergar um problema de vários ângulos e prisma diferentes, descomplicando as nossas vidas e tornando este mundo num lugar melhor.
Espanto me ao observar pessoas que insistem em ser negativas afirmando estar decepcionadas com os da sua própria espécie, fechando suas mentes e corações, não dando oportunidades para quem quer que seja manifestar o lado bom.
Porque ninguém é somente ruim, e nem somente bom, todos temos os próprios motivos para sermos ruins com algumas pessoas bem como bons com algumas outras pessoas.
Eu não vou me fechar me tornando numa pessoa má, só porque algumas pessoas desalmadas me magoaram no passado, não posso generalizar, se sou uma pessoa de bom coração, tenho que dar chances e acreditar que como eu,  existem pessoas boas no mundo e dar oportunidades para que elas  possam me mostrar o grau de suas bondades interiores, pois do contrário me tornaria numa pessoa tão cruel quanto elas próprias ou por conta de algumas pessoas más que por algum motivo cruzei pelo meu caminho e que felizmente não representa toda a humanidade.

Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário