Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 27 de agosto de 2016

Falsa humildade!

Recentemente conheci uma pessoa que se diz muito meu amigo!
Amigo declarado e dedicado em palavras e em atitudes, no entanto temo tal comportamento porque em alguns momentos tal pessoa se demonstra um falso humilde e o que é pior, um completo manipulador.
Pra começar o que é ser humilde?
Obviamente que aqui exponho o meu ponto de vista sobre assuntos abordados sempre com base na minha visão filosófica budista, e da minha própria visão cultural herdada desde o berço (educação), não quero contrariar ninguém, portanto gostaria que lessem sempre com a mente aberta, sendo imparciais em todos os aspectos, porque da minha parte, só são opiniões pessoais, e a minha amizade continuará sempre a mesma, independendo do que eu diga por aqui.
Sempre lembrando que a discussão saudável é sempre bem vinda, pois amplia a nossa visão sobre a nossa maneira de pensar e a forma como pensamos nos agregando valores diferenciados e até melhorados.
Voltando ao tema e assunto, ser humilde é aceitar as diferenças alheias, respeitando tudo que não aceitamos como sendo normal,  por estarem fora dos padrões do que estamos acostumados.
Quando uma pessoa se diz humilde, mas ao mesmo tempo, critica o desconhecido pela não aceitação por ser diferente aos seus padrões, tal pessoa está sendo um falso humilde.
Tenho observado tal comportamento desde que conheci o pela primeira vez, no entanto, e como mencionei tal comportamento hostil só me permitirá ficar alerta com tal pessoa, impedindo de passar por futuras decepções com a mesma.
Não me permito iludir com quem quer que seja, pois sei que todo ser humano tem um fator surpresa, seja elas agradáveis ou desagradáveis.
Para ambos os casos é melhor não criarmos falsas expectativas das pessoas, fazendo o melhor uso da própria observação comportamental alheia como uma forma de nos proteger das futuras decepções.
Por enquanto vou considerar as palavras do meu nobre amigo como sendo verdadeiras apesar do seu comportamento contraditório das suas palavras que saem da sua boca e como mencionei não crio nenhuma expectativa ilusória quanto à verdadeira natureza humana do desprezo.
Porque se observarmos mais atentamente aqueles que muito falam deixam a desejar em comportamentos, mas independendo das reações decepcionantes futuras, da minha parte a minha amizade será sempre a mesma, porque quando somos verdadeiros nada pode nos fazer mudar, prevalecendo sempre o que verdadeiramente sou o seu amigo!


Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário