Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 11 de setembro de 2016

Tendo dó de alguém!

Pena ou dó de alguém, eu sei que tais sentimentos são degradantes e que não podemos nutrir sentimentos ruins que não agreguem valores a quem quer que seja, porque eu mesmo odeio quando pessoas sentem dó de mim, me constrange!
Mas somos humanos, e às vezes me sinto comovido pelas pessoas por quem nutro sentimentos de afeto e carinho, querendo os proteger a qualquer custo.
Porque tem gente que faz coisas erradas na vida, e só prejudica a elas mesmas, e quase sempre essas mesmas pessoas não percebem, o quanto elas próprias se fazem um grande mal.
E pra detonar comigo mesmo, esse pessoal tem um coração melhor e maior que o meu, ‘não que tais pessoas sejam melhores que alguém’, deixo claro que ninguém é melhor que ninguém, mas sempre existirão pessoas que parecem ser inocentes ou mais puras que a gente, não conseguindo enxergar as maldades alheias que nós próprios enxergamos, sucumbindo a todas elas.
Quando eu gosto de alguém, ou me considero muito amigo de tais pessoas boas, eu ‘pego pesado com elas’, e tento “abrir seus olhos” nas coisas que elas estão errando, falando com certa rigidez e firmeza de pensamentos.
Ao mesmo tempo em que leio em artigos ou matérias  especializadas no comportamento humano, de que não devemos pegar pesado com pessoas que tenham algum transtorno psicológico comportamental, pelo fato que estaremos colaborando para que elas fiquem piores.
Eu sei que todo mundo tem alguma espécie de transtorno emocional principalmente na época em que vivemos, onde todos parecem ser pessoas anormais querendo ser normais.
Eu próprio às vezes fico me analisando, e me surpreendo ao descobrir o quanto sou problemático, por essa razão analiso também as dificuldades dos amigos próximos, observando o ‘modus operandi’ deles e ao perceber que eles estão obtendo desvantagens financeiras, oferecendo vantagens maiores a  aproveitadores, eu fico ‘fodido’ e me vejo na obrigação de adverti-los dando conselhos, muitas vezes sou severo fazendo duras criticas de seus comportamentos anômalos, olha só, nem sou psicólogo e fico me fazendo. (risos)
A questão é que fico com pena desse meu amigo, ao ver que ‘filhos das putas’ se aproveitam dele, auferindo lucros enormes em detrimentos do dele, e nesse meu desespero de querer ajudar o amigo fico mais penalizado, porque parece que não estou ajudando, mas deixando a pessoa amiga sofrendo muito mais porque parece que ele se sente um inútil perante as minhas palavras, cheio das boas intenções de querer ajudar.
Sou formado em administração de empresa, e esse meu amigo também, só que ele não consegue enxergar os erros que ele comete praticando contra ele mesmo, ele insiste em dizer que todos os erros que ele cometeu no passado cujas despesas financeiras são enormes, foram todos cometidos graças à falta de caráter alheia.
Mas em nenhum momento ele percebe que ele próprio faz um mau negócio pela própria falta de visão do negócio que ele mesmo se propôs inicialmente, quando favorece mais seu cliente do que ele mesmo.
Na sexta feira pedi a esse amigo que me acompanhasse, pois fui comprar o presente do aniversário de minha sobrinha, obviamente que propus a ele que não fosse apenas me acompanhar, e que resolvesse primeiro as suas correrias para depois me ajudar a carregar o presente.
Dito e feito fomos resolver primeiro todas as suas paradas para depois ir às compras, mas antes de encerrarmos a sua ‘correria’ passamos a uma lotérica, porque esse meu amigo está nutrindo ‘também’ um vicio maldito por jogos de azar.
E acredito que o seu desabafo foi o que me deixou mais comovido, ele acredita que irá ganhar e quando ganhar fará muitas coisas que ele se priva hoje por não ter dinheiro suficiente.
A questão é que ele está se iludindo por jogos de azar e deixando de viver com recursos que ele possui em mãos, perceberam a grande burrada?
Ele deixa de viver com o dinheiro disponível que tem, para jogar jogos de azar contando com a incerteza do próprio dinheiro que nunca ganhará, do retorno dos jogos de azar, deixando de viver uma vida real com base na sua realidade, para viver de ilusão dos jogos de azar.
Muitas pessoas pobres sem instrução alguma, vivem suas vidas inteiras de ilusão, deixando de viverem na real com o pouco que possuem, ficando cada vez mais pobres jogando tais jogos de azar, criando expectativas falsas de que a loteria poderá um dia salvar a qualquer momento de suas próprias misérias espirituais.
Sim o maior pecado nesta vida, não é ser pobre financeiramente, mas é a pobreza espiritual, ao buscarmos viver as nossas vidas da ilusão, gastando o que temos em mãos sem aproveitar um único centavo do nosso próprio sacrifício, enchendo o bolso daqueles que criaram a armadilha desses jogos de azar, alimentando a fome da ilusão dos pobres que vê nesses jogos uma forma de vida mais “confortável” para atingir sua própria felicidade nesta vida, sem quaisquer esforços!   

Não existe melhor forma de nos enriquecer do que com a própria realidade do suor do nosso trabalho, pode ser mais difícil, mas é melhor, por ser real, melhor viver com pouca qualidade de vida, do que viver sem qualidade de vida nenhuma e de ilusão, como faz este meu amigo, gastando todo o seu rico dinheiro por nada, não sabendo se quer, que ele poderia ser mais feliz mesmo tendo pouco, deixando de lado a ganância de querer ter mais, com as facilidades da ilusão de um jogo que engana muita gente pobre!
Paulo RK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário