Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Devemos “envelhecer” como bons vinhos, não como pares de sapatos inúteis!

Agradeço a vida por mostrar muitas coisas que antes eu negava enxergar sobre mim, principalmente das minhas fraquezas que não gostava de admitir em ter que mudar.
Depois do amadurecimento me tornei numa pessoa melhor, quero dizer tenho muito a melhorar e acredito que enquanto viver neste mundo, devo fazer o melhor uso do aprendizado contínuo, aperfeiçoando até o vencimento da minha validade, valorizando cada sopro que ainda me resta, aprendendo com todos e quando não mais precisar viver nesta imensa e gratificante escola chamada VIDA, partirei sem remorsos, levando nas minhas lembranças as pessoas queridas que muito amei em vida e que também me odiaram aqui neste plano terrestre!
O relacionamento é muito importante, aprendemos muito uns com os outros, das boas às más pessoas, elas sempre estão nos ensinando, por esta razão o isolamento deve ser sempre a ultima opção em nossas vidas, prefira sempre estar em boa companhia, mas se não puder se relacionar com pessoas de boa qualidade e índole, esteja com as más, mas nunca se isole do seu semelhante, prefira sempre viver na companhia da sua própria espécie aqui neste mundo.
Sobre ter que conviver com pessoas de má índole, tenha sempre cautela, pois tais pessoas sem caráter poderá em algum momento cometer algo desagradável contra a sua pessoa, ou seja, tenha relacionamentos com essas pessoas de má índole, mas nunca se envolva com elas, tipo converse, seja simpático, troque ideias e aprenda com elas, mas nunca faça quaisquer tipos de negócios que envolva dinheiro, pois elas sempre obterão vantagens sobre você.
Nada contra, mas a lógica dos que não tem caráter não é bem uma democracia, porque eles sempre querem o melhor para eles em detrimentos dos nossos, a lógica dessa gente egoísta funciona na seguinte proporção, 80 % eles e 20% nós, sempre querendo ter vantagens em tudo!
O mundo funciona bem em equilíbrio quando buscamos ser justos com todos, não podemos viver somente em torno dos nossos umbigos, todos temos direitos garantidos desde que respeitamos os direitos alheios, e tal lógica não se aplica com aqueles que carecem de caráter.
A dinâmica da vida é de simples compreensão, mas tem gente que ainda não conseguiu compreender, por esta razão o mundo se encontra nesta anarquia, tem muita gente falando o que pensa, mas poucos procuram escutar o que o seu semelhante tem para falar.
Então tudo que temos é um mundo onde ninguém consegue compreender ninguém, todos, falamos as mesmas línguas, mas ninguém consegue compreender ninguém, parece à bolsa de valores, onde todos gritam, na verdade berram, e os que não são corretores não entendem patavinas, querendo mesmo sair de lá correndo as pressas, tamanho desespero que nos dá daquele pessoal. (risos)
Ninguém nasce pronto, portanto ninguém fica velho, mas idoso, tem uma diferença entre uma realidade e outra, a qualidade de ficar velho, é referente a tudo que sai de fábrica novo e pelo uso constante fica velho, sendo considerado na maioria dos casos inútil, e pronto para serem descartados com lixos.
Tal realidade não acontece com nós humanos, não ficamos velhos porque não fomos fabricados, na verdade não nascemos prontos, mas vamos construindo a nós mesmos com o passar do tempo!
Ou seja, vamos aprendendo a ser um ‘ser melhorado’, então devemos nos tornar como os vinhos que melhora a cada safra e à medida que envelhecemos e ficamos com o corpo pesado as nossas mentes deverão seguir o curso inverso, tornando se mais leve e sábio a cada aniversário.
Esse é o mal das pessoas, acreditam que ser idoso é sinônimo de doenças ou de tudo de ruim que nos remete a condição do velho, lembre-se que não ficamos velhos, mas idosos, condição de idade avançada com mais sabedoria por termos vividos mais que as outras pessoas.
Não pense que a qualidade de ser um idoso é depreciativo, muito pelo contrário deveria ser visto com honra e dignidade pelos jovens como aqueles que sobreviveram a muitas intempéries e vicissitudes da vida.
Mas jamais devemos ignorar o fato que todos ficaremos idosos um dia e para não envelhecermos e nos tornarmos absoletos como velhos sapatos, devemos sempre aprimorar nossos conhecimentos, nos livrar do peso das nossas próprias ignorâncias, nos tornando melhor a cada aniversário, como os bons vinhos melhoram a cada safra, para podermos transcender quando for à chegada a hora de partir desta para uma vida melhor! (assim esperamos)

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário