Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ignorância humana!

Sou destemido e a única condição humana que me impõem medo é o da ignorância alheia.
Lidar com pessoas ignorantes não é tarefa fácil ou ‘tarefa’ para qualquer um, porque requer altas doses de paciência e tolerância, porque pessoas ignorantes muitas vezes não conseguem compreender e muito pior, não fazem à mínima questão ou o mínimo esforço para compreender o que as pessoas do seu entorno estão falando.
Quase sempre e estou ‘inclinado’ a pensar que certas pessoas ignorantes nascem ignorantes como uma herança genética maldita, pois não falo das pessoas que não tiveram condições na vida para cursar uma faculdade, mas na ignorância da própria natureza intrínseca delas, de não querer melhorar suas próprias condições, daquelas pessoas que “acreditam” que não há muito a ser feito sobre suas próprias condições porque elas próprias se “acham” perfeitas.
E por se “acharem” perfeitas vivem a julgar a todos, como se elas próprias estivessem acima de quaisquer outras pessoas do seu entorno.
Recentemente passei por um ‘dissabor’, um amigo virtual do Whatsapp mencionou que estará em São Paulo no mês de outubro e que se eu não for me encontrar rapidinho com ele, nem que seja apenas para dizer um ‘oi’, ele nunca mais falaria comigo.
Não fiquei chateado como mencionei acima, apenas senti um ‘dissabor’, porque a gente depois de amadurecido espera das outras pessoas um comportamento mais adulto e principalmente civilizado.
A questão é que por várias vezes que ele esteve aqui em São Paulo, esteve a passeio, e não pude me encontrar com ele pelo fato de estar compromissado com os meus clientes e afazeres profissionais.
Sou um profissional liberal e apesar de trabalhar por conta, meus fins de semanas e feriados quase sempre estão agendados com alguma atividade lucrativa, ‘sim’ não tenho vida social, mas não me queixo, porque o importante é estar com o bolso cheio e sempre disposto a servir a humanidade, ser útil me agrada e me ajuda a viver, neste caso, tornando a minha vida profissional na própria vida social, pois não me desgasto com o que realizo profissionalmente.
Não que eu não valorize as pessoas ou as amizades delas, mas eu nunca deixaria de realizar uma tarefa profissional só para ter um momento de laser com uma pessoa de outro estado ou país que está curiosa pra me conhecer, fico muito feliz e lisonjeado, com toda humildade.
Posso até estar parecendo antipático ao mencionar essa minha característica, mas na verdade só estou sendo sincero e tenho meus dias de folga e se tais amigos viessem nos dias em que estou de folga, não precisaria sacrificar os meus afazeres profissionais, eu até iria recepcionar de boa e com todo o meu carinho, mas não posso fazer um gosto em detrimento daqueles que dependem dos meus afazeres.
Só que as pessoas são ignorantes, são maldosas, tem maldade dentro delas e segundo este meu amigo virtual, ele acha que eu não quero conhecer ele e fico inventando compromissos inexistentes só para não me encontrar com ele pessoalmente.
Já disse para ele ficar a vontade com tais pensamentos negativos a meu respeito, porque se existe má vontade nesta situação, com certeza não é da minha parte, mas da parte dele que fica imaginando com pensamentos de ‘crocodilagem’ pra cima de mim, ameaçando nunca mais falar comigo.
Isso que mais temo nas pessoas, a ignorância delas, a ignorância de não querer pelo menos tentar compreender uma situação alheia, antes mesmo de fazer quaisquer julgamentos errôneos, impondo a sua própria condição.
E como se fosse um juiz declara impondo uma condição, 'ou é do meu jeito ou nunca mais falo contigo'! 

Paulo RK 

Um comentário: