Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Qual o caminho a seguir?


Quais são as probabilidades de uma pessoa ser feliz em 100%?
Temos que viver um dia após o outro e a passos bem apertados para não tropeçar e sempre focalizar os nossos principais objetivos.
De preferência qualquer objetivo de auto-realização pessoal,sonhos bonitos daqueles que assistimos nos cinemas, onde o final é sempre feliz.
Mas como tudo na vida, nada é como as produções milionárias de Hollywood, temos que operar dentro das nossas realidades.
Pensamentos são voláteis, o que era solido no dia anterior passa a desvanecer como nuvens no dia seguinte.
E como sempre, aprendi nos livros de filosofia que o sofrimento humano, nasce desta instabilidade de pensamentos, se conseguíssemos ter um objetivo de vida constante como os rios.
Seus planos de atingirem os oceanos nunca mudam, ainda que algum ser irracional interrompa seu trajeto, ela insistentemente prosseguirá até conseguir atingir o seu grande objetivo.
Com certeza,as certezas desaparecem, e agora o que faremos para manter as nossas convicções,se delas dependem as nossas felicidades?
Diria que esta é uma das melhores perguntas, mas como toda boa pergunta exige um esforço a mais dos nossos neurônios, e nem sempre conseguimos uma resposta coerente.
Talvez o homem ainda não esteja maduro o suficiente para questionar determinados assuntos, e o próprio sofrimento oriundos desta ignorância faça parte do nosso aprendizado.
E com medo de admitir a própria incapacidade de resolver certas questões das quais depende a nossa felicidade, o homem continua a insistir a fazer o que sempre fez, sempre acreditando que algum dia alguém vai nos salvar.
E o que é pior, insiste em mostrar para os seus semelhantes que tudo está bem, de uma forma exageradamente exibicionista.
Ficando aquela impressão de que a festa do visinho é sempre melhor que a nossa.
Na vida aprendi que nem tudo o que os olhos vê é a realidade que se apresenta, pois também aprendi, no mundo dos negócios para acabar com as nossas concorrêntes mais vale a impressão que deixamos para eles de que dominamos determinadas tecnologias, ainda que não dominemos.
E o resultado desta impressão deixada é arrasadora, pois coloca a mesma numa situação de completa insegurança,mais ou menos como a humanidade se encontra nos dias atuais.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Paulo, o nosso grande problema é em relação ao tempo: ou a felicidade esteve no passado ou vai estar no futuro. E o que nós fazemos durante o presente? Sentimos saudades do pretérito e sonhamos com o futuro e perdemos toda a chance de olharmos, sentirmos, enfim vivenciarmos aquilo que vamos intitular como felicidade só depois que o tempo passar!
    Mas como somos 'burros' emocionais dando coices naquilo que é a felicidade.
    Acordar a cada dia é a felicidade.
    Poder enxergar e não apenas ver é a felicidade.
    Até poder saborear um prato que gostamos é felicidade se formos de maneira consciente e profunda nos lembrarmos daqueles que não dispoêm do alimento ou por um problema de saúde não pode desgusta-lo.
    Saiba que é bom tropeçarmos nos erros,pois dizem que na queda somos forçosamente impulsionados pra frente.
    Quanta a festa do vizinho ser melhor do que a nossa isso é verdade:não estamos lá para criticarmos.
    Tolos, estamos sempre esperando e esperando alguém nos salvar, nos esquecemos que só a gente pode salvar a gente mesmo de tanta desesperança, reconstruir os sonhos desfeitos.
    E quanto ás máscaras que usamos, nada mais são para nos protegermos do sofrimento, quanto mais exibicionistas mais sofredores somos. Inocentes? Bandidos? Mocinhos?Quem sabe?
    Quanto a estar maduro isso não é ruim. Maduro o homem cairia por terra levando o fruto vital a se esborrachar espalhando sementes. Resta saber sementes de que... sementes de felicidade, talvez?

    ResponderExcluir