Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 21 de junho de 2010

No final tudo da certo


Estive observando como todo ser humano tem o dom de complicar as coisas, dramatizar uma situação.
Antecipar os resultados da forma mais negativa possível e por conseqüência sofrer, e muito.
E depois percebemos o quanto fomos cruéis com nós mesmos.
Pois percebemos que passamos por determinadas situações com muita tranqüilidade e nem sequer houve uma gota de sangue derramada.
O problema é que só percebemos desta realidade depois da tempestade, mas penso que poderíamos passar por ela sem maiores danos se conseguíssemos ser tão confiantes antes de enfrenta-la.
De onde vem esta natureza, tão sádica e cruel?
Por que insistimos em sermos tão masoquistas?
Acredito que devemos antecipar nossas atitudes, não quero dizer com isso que devemos ser irresponsáveis, é claro que tudo deve ser medido, avaliado e reavaliado.
Pois como tudo na vida, toda a ação tem um efeito, pensar de forma clara, lógica e prática ainda faz parte do bom senso humano.
Conheço uma pessoa que tem problemas de mal formação física e está perdendo uma das visão.
Faço desta, uma pessoa modelo para mim, pois sempre está disposta para ajudar as outras pessoas e a despeito das suas dificuldades ela está sempre de bom humor.
Nunca a vi lamentando ou de mal humor, ela é tão audaciosa que a sua ousadia deixa as pessoas ditas “normais” ao seu redor, pessimistas e temerosas por seus atos.
Sabe que um dia ela me confidenciou que o que deixava mais frustrada não era as suas limitações físicas mas o pessimismo das pessoas a sua volta.
Vocês não imaginam como foi devastador o efeito deste desabafo no meu inconsciente, o maior obstáculo dela não é a sua deficiência física ou a perda da visão, mas o capricho daqueles que deveriam realmente fazer o melhor de suas vidas.
É impressionante mas as vezes somos tão pessimistas que transbordamos ou transferimos este péssimo sentimento as pessoas que deveríamos apoiar.
Enquanto somos normais fisicamente, preocupamos com coisas tão sutis e limitamos as nossas vidas por puro capricho, nos damos ao luxo de perder tempo colocando defeito em tudo.
Não estou criticando ninguém, mas quando escrevo exponho muitas vezes uma condição pessoal, acredito que seriamos mais felizes se tivéssemos mais auto-confiança e um raciocínio menos dramático.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Nenhum comentário:

Postar um comentário