Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Saber escrever é tão complicado quanto saber falar


Ultimamente estou tendo a impressão de que as pessoas não estão compreendendo o que estou escrevendo.
Das duas, uma, ou não estou conseguindo expor as minhas idéias de forma adequada, ou estou cometendo crimes hediondos contra a nossa amada língua portuguesa.
Quando me deparo com um dilema de tais proporções, começo a analisar primeiramente a possibilidade de estar cometendo algumas negligências.
Pois aprendi que é falta de humildade, subestimar a capacidade intelectual alheia.
Não sou nenhum escritor, e nem domino a nossa complexa e maravilhosa língua, de vez enquanto faço uso de algumas palavras bonitas.
Mas é só para praticar algumas e poucas palavras, que aprendemos ao longo de nossas vidas, mas juro que não é para impressionar.
Certo dia li num pedaço de jornal, um pequeno texto publicitário de uma caneta muito famosa, utilizada principalmente por grandes executivos e pessoas bem sucedidas na vida.
O texto que acompanhava uma foto em preto e branco, mostrava um homem sentado em sua escrivaninha, empunhando a tal caneta.
Talvez fosse um escritor, um poeta ou um profissional liberal de bem com a vida e como mencionei, bem sucedido.
Enfim o texto fazia uma analogia, entre a vida de um homem de sucesso e o mecanismo da caneta mais vendida, conhecido como rollerball.
A habilidade do publicitário foi além, ao afirmar que tal mecanismo não encontrava barreiras em seu caminho, pois ela simplesmente rolava nas superfícies,enfatizando que só as pessoas bem sucedidas, tinham a noção da importância de transcender as dificuldades, e sem cometer o desgaste do atrito, processo desnecessário e primitivo.
É claro que não foram exatamente estas palavras que estavam impressos naquele pedaço de jornal, mas a forma com que ela foi escrita, despertou em mim o desejo de saber escrever coisas bonitas.
O tempo foi passando e resolvi escrever blogs, com o objetivo de ordenar meus pensamentos, não tenho certeza se a minha forma agrada as pessoas da mesma forma que aquele texto me inspirou.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, saber escrever é tão complicado quanto saber falar com as pessoas.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. As pessoas são bem sucedidas por transcenderem obstáculos ou por transcenderem obstáculos é que são bem sucedidas?
    Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
    Quando escrevemos ou falamos estamos tentando passar uma mensagem. Só o meio é diferente. Tem gente que fala melhor do que escreve e vice versa. No fim de tudo acho que o que importa é nos importarmos com o outro da mesma maneira que queremos que o outro se importe. Acredito eu que com respeito e honestidade.
    Tem gente que desconhece a importância de se colocar no papel as nossas idéias. Ninguém
    está enfiando goela abaixo o que está escrito. É uma opção ler ou não. Gostar ou não do que está escrito, mas opinar como disse com respeito.Com Bic, caneta rollerball ou num teclado.Tanto faz se atrás da caneta ou teclado estiver um ser humano.
    Agora se a grafia está correta ou não não relevante, pois relevante são as coisas boas que vêm do coração e coisas boas nunca estão erradas. Nunca. Continue escrevendo amigo. Sempre!

    ResponderExcluir