Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Desabafo


Um dia alguém acordou e disse :
- Tô de saco cheio, não agüento mais !
Desabafo muito comum entre as pessoas nos dias atuais, pois apesar das opções de uma vida melhor , o ser humano nunca está satisfeito com absolutamente nada, fazendo sempre a pior escolha de todas.
Até que ponto uma enfermidade pode alterar o humor de uma pessoa?
O mal funcionamento dos órgãos podem sim alterar o humor das pessoas, como leigo no assunto e por ter experimentado alguns dos tipos mais comuns de dor, como dor de dente, dor de cabeça e dor de barriga.
Posso dizer que não sou tão leigo assim, mas voltando ao assunto, nesses momentos fatídicos sempre estava de mal humor, e não havia palhaço que me fizesse rir.
Gostaria de pedir as pessoas que não fossem tão irresponsáveis com as suas saúde, pois é através dela que manifestamos as nossas essências, praticamos o que somos nesta vida, mostrando ao mundo o que realmente podemos proporcionar a ele.
Lembro do falecimento do pai de um amigo, e do seu desabafo no enterro.
Ainda muito chocado, ele me disse que o medico teria dito que uma anomalia no estomago do seu pai, teria tornado o muito agressivo verbalmente.
“Conquistando”, a antipatia dos seus amigos,visinhos, filhos e esposa.
É ai que volto ao ponto inicial desta postagem quando mencionei que todo ser humano, sempre acaba fazendo a pior de todas as escolhas nesta vida.
Claro que ninguém escolhe ficar doente, mas devemos optar por ir ao um médico todas as vezes que sentirmos algo nos incomodando, pois o nosso corpo é tão perfeito que quando algo não está funcionando bem ele nos avisa.
Eu meu lembro do pai dele, como todo bom brasileiro praticava medicina, não porque ele era doutor de formação, mas porque ele achava que tomando determinados medicamentos ele ficaria bom, em outras palavras, ele praticava a auto medicação.
Mesmo assim, ele foi negligente com o aviso do ministério da saúde que diz, “ao persistirem os sintomas, procurem um médico!”
Ao refletir sobre esta questão, cheguei a conclusão de que boa parte da população brasileira devem estar com alguma doença, se considerarmos o número de mal humorados existentes.
Vamos fazer a escolha certa em nossas vidas, para tirarmos ao máximo proveito dela, e conquistarmos sempre mais e mais amigos!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

3 comentários:

  1. Até que ponto uma enfermidade pode alterar o humor de uma pessoa?
    Acho que ninguém fica contente ao saber que tem um tumor cancerigeno na cabeça não é? Ou que vai ter que amputar uma perna por conta de uma diabetes!
    Mas só vamos saber qual seria a reação do nosso humor frente à doença ao ficarmos doentes. Digo não, muito obrigada!
    Recentemente fui procurada para fazer uma reportagem sobre um cara que sempre trabalhou com menores, sempre em defesa do bem estar da criança e do adolescente. Queriam prestar a ele uma homenagem em vida contando a sua trajetória, as atividades que vinha realizando até então.
    Acometido de um cancer na cabeça ele nunca perdeu a esperança de que um dia voltaria a trabalhar. Fiz a matéria, sem em nenhum momento citar a sua real situação. Não achei justo.
    Como ele estava cego em decorrência do tumor, a esposa leu a matéria para ele que adorou a homenagem dos colegas.
    Antes ela, a esposa, havia me contado que em nenhum momento o homem tinha reclamado e que sempre havia sido carinhoso, mas que pela dedicação dela e dos filhos, pois estava necessitando de ajuda extrema, tinha ficado mais carinhoso, mais tolerante e pedia a Deus uma cura que não veio, pois ele faleceu nesta última terça-feira.
    Fiquei triste e ao mesmo feliz por ter sido um instrumento que havia proporcionado a ele seus últimos momentos de alegria.
    Não sei da maioria das pessoas, mas não é facil carregar uma enfermidade. Acredito que somente seres muito evoluídos não têm mudança de humor. Eu costumo reclamar.
    Agora quanto a auto medicação concordo com você em genero, número e grau. Muitaz vezes achando que estamos solucionando um problema, na verdade, estamos criando outro ainda pior.
    Agora o mau humor não é fruto somente do descontentamento ou de alguma doença, muitas vezes a pessoa não tem nada disso é vive mal humorada, sem saber que uma das melhores coisas para se ter uma vida saudável é sorrir, sim simplesmente sorrir!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, sempre procurar um médico antes de se medicar ou pensar ser alguma doença... eu fico muito mal humorado quando doente, mas também fico sem forças para exercer meu mal humor rs..Abraçoo!

    ResponderExcluir
  3. Bom como vc viu lá.. eu sou muito meticuloso quando o assunto é medicina....
    Mas as vezes eu penso que a maioria dos brasileiros está orfã quando se diz em amparo médico. Pois ter que viver do SUS ou de qquer outro plano público não é fácil!
    Abraço meu amigo

    ResponderExcluir