Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Depois eu é que sou o ignorante


Se Jesus morreu para nos salvar por que a humanidade continua a viver no eterno sofrimento ?
Tem muitas coisas, muitos pensamentos, que eu não consigo engolir, pela falta de lógica e coerência.
A pergunta no primeiro parágrafo, me incomoda pois muitas coisas nesta vida, não respondemos pelos outros e sim por nós mesmos.
A afirmação ou idéia de que alguém morreu para pagar pelos nossos erros, soa como irresponsabilidade.
Derrubando a teoria do livre arbítrio, pois acredito que deus não seria tão irresponsável a tal ponto.
Se ele deu o livre arbítrio, e permitiu que cada ser fizesse o que bem entendesse, teria sido justo com Jesus, te-lo feito pagar por todos os nossos pecados?
Por que será que ele não contemplou Jesus com tal beneficio, será que ele não amava seu filho?
Que tipo de aprendizado teríamos, se todas as vezes que cometessemos algum tipo de infração, alguém pagasse por eles .
Deus teria sido muito injusto com o seu filho , e daria um péssimo exemplo a todas as outras criações neste universo.
Alguns amigos que praticam o fanatismo e se dizem religiosos, afirmam ser esta postagem uma blasfêmia, mas não vejo como.
Pois se somos a sua semelhança de bondade e inteligência superior, por que aceitar todas as coisas que nos obrigam a engolir e não questiona-las?
Se ele me deu inteligência foi para que eu pudesse questionar o universo e aprendesse alguma coisa com ele, e como conseqüência evoluir.
Não estou questionando a existência de uma força, ou de uma inteligência superior que rege todo este infinito universo,mas questiono sim a maneira como algumas pessoas se ofendem, quando expomos os nosso ponto de vista em relação a esta forma, dizendo que vamos queimar no inferno.
Reparem nesta contradição, se deus deu livre arbítrio, e se Jesus morreu por todos nós ,por que eu teria que queimar no fogo do inferno, por escrever ou pensar deste jeito?
Acredito que tal afirmação invalidaria o raciocínio de que alguém pagou pelos meus pecados(erros), se já foram pago não preciso descer até o inferno e acertar minhas contas.
E quem são estes religiosos, que aqui denomino fanáticos, pessoas cheias de moral, acima de qualquer suspeita que sempre denunciam um ato alheio, como vergonhoso e blasfemo, ofendendo e magoando sentimentos alheios, em nome daqueles que deveriam pregar o amor ao próximo?
Acho que por acreditarem ser tão puros , se auto elegeram porta vozes de um deus, que acredito, nem mesmos eles ao julgar pelas suas atitudes acreditam existir.
Pois a frase não julgues para não ser julgado, é bíblico então por que me criticam, só por que faço uso do meu bom senso, e procuro dissipar a ignorância na minha vida?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

6 comentários:

  1. O que são esses religiosos? oras bolas... são comerciantes.... vendem o perdão divino por anos a fio de dizimo!!! quase como um carnezinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Citando Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido”.

    Assunto complexo e delicado esse Paulo, principalmente quando se tenta retirar o véu de cima de alguns mistérios.
    Eu, particularmente, acredito que Jesus veio para cumprir a lei do Pai( Deus), ou seja, veio cumprir as profecias que haviam anunciado a sua vinda, como por exemplo, a de que a verdadeira vida não está sobre a Terra, mas no reino dos céus,mas que para alcançarmos este reino precisamos de evolução.
    As preciosas lições deixadas por Jesus deveriam fazer morada no coração dos homens, mas muitos ainda, depois de dezenas séculos ainda resistem à luz e essa resistência é a causa de muitos sofrimentos.Resistem por que razão? Por conta das escolhas feitas e quem permite que se faça escolhas? Resposta: o LIVRE ARBITRIO. Você acredite ou não!
    Você diz: "reparem nesta contradição, se Deus deu livre arbítrio, e se Jesus morreu por todos nós ,por que eu teria que queimar no fogo do inferno, por escrever ou pensar deste jeito?"
    Acredito que quando chegamos a esse ponto de dúvida é por que devemos estar saturados de ver tanta coisa errada acontecendo ao mesmo tempo e em todos os lugares.Será que Jesus deveria voltar uma segunda vez?
    Quando você pergunta:" quem são estes religiosos, que aqui denomino fanáticos, pessoas cheias de moral, acima de qualquer suspeita que sempre denunciam um ato alheio, como vergonhoso e blasfemo, ofendendo e magoando sentimentos alheios, em nome daqueles que deveriam pregar o amor ao próximo?".
    Repúdios à sua opinião Paulo,não deveriam te magoar se você tem plena convicção no que acredita ou mesmo coloca em dúvida. Nunca se esqueça que quem se lança na chuva, muitas vezes é para se queimar. Faz parte do pacote.
    Você continua: "acho que por acreditarem ser tão puros , se auto elegeram porta vozes de um Deus, que acredito, nem mesmos eles ao julgar pelas suas atitudes acreditam existir".
    Quando você diz isso sobre seus colegas fanáticos, não deixa também de criticá-los por defenderem a verdade na qual acreditam e na qual você lança o véu da dúvida.Para que ter moral se Deus não existe um Deus para nos reportamos?
    Bem, então, se estamos sem livre arbitrio, se não existe um Deus qual a preocupação? Relaxe.
    Também acredito que Jesus não foi simplesmente alguém que pagou por seus pecados. Ele é o Filho de Deus que morreu, mas renasceu, não só por mim ou por você, mas pela humanidade.
    E Deus não destrói o pecado, pois para isso teria que destruir o pecador, ou seja, a sua própria criação.
    Muitas coisas deixadas por Jesus ainda não foram compreendidas.Vou te dar um exemplo simples do que acho que Jesus deixou. Já assistiu ao filme " O amor é cego"? Se não, assista.Parece uma comédia, mas não é. No filme um guru de auto-ajuda hipnotiza o ' mocinho' e faz com que ele apenas possa ver a beleza interior não somente das mulheres,mas das pessoas em geral, em detrimento de seu físico. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, ele se apaixona por uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Seu melhor amigo o alerta avisando que a mulher é uma baranga, mas ele não acredita até que o efeito do guru termina e ele vê a parte externa da namorada.E em conflito consigo mesmo tem que tomar uma decisão. LIVRE ARBITRIO.
    Não se amofine meu amigo, pois enquanto tiver essa inquietação é sinal de que ainda existe gente que quer respostas. Espero que as encontre.Tenho as minhas, mas cada um deve descobrir por si mesmo as suas.
    Você ressalta: "Tem muitas coisas, muitos pensamentos, que eu não consigo engolir, pela falta de lógica e coerência".
    Por isso te digo: se formos buscar a lógica e a coerência para muitas coisas que acontecem vamos perceber a mão do homem em muitas coisas, mas se formos em busca do amor ambas(lógica e coerência) não são necessárias. Acho que a lição maior de Jesus é essa: optar sempre pelo amor.
    Jesus disse: eu não vim destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento". E deu.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu caro, primeiramente muito obrigado pelas palavras, de verdade. Sobre o texto, realmente um assunto polêmico, mas desenvolvido com muita coerencia, eu já estive do lado de lá e ainda hoje não consigo entender algumas condutas, pensamentos da igreja... Mas acredito que é tudo questão de interpretação, igreja ou religião são coisas inventadas pelo homem, o que conta mesmo é o Deus que existe para cada um... De resto tiro muitas coisas da minha lista de "pecados"... rs... Boa reflexão! Grande abraço, bem vindo e ah, feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o colega aí em cima!!! Acho que o exagero nunca é bom em nada e tudo isso é obra do homem que não faz nada sem pensar no que vai receber em troca não é? Acho que temos que respeitar a escolha de cada um, e cada um sente a religião de formas diferentes em sua vida. Mas não concordo com nenhum tipo de fanatismo!!!
    Beijos
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de fanatimso religioso, mas tenho que dizer que acredito que o que a bíblia quer dizer é que somos um só corpo e os outros sofrem com nossas ações. Se alguém usa drogas ilícitas, o dinheiro desta droga vai para algum traficante e este traficante compra armas, armas que vão matar pessoas. A pessoa que comprou a droga acha que não tem nada a ver com uma pessoa que foi assassinada, mas esta pessoa pode ter sido assassinada com armas compradas pelo tráfico. Assim, se somos um só corpo, nossas ações vão, de alguma forma, impactar na vida de outrem. Além do mais, só usamos 10 por cento de nossa inteligência, muitas coisas não conseguiremos compreender mesmo.

    ResponderExcluir