Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O preconceito racial só acabará o dia que as pessoas começarem a se aceitar de quem elas são!



Sim, preconceitos raciais no mundo só irão acabar quando as pessoas de determinada etnia, deixarem elas próprias os preconceitos de lado com as suas próprias origens.
Alguns amigos afrodescendentes que não se aceitam como são, vivem a acusar o mundo por seus infortúnios e falta de oportunidades profissionais, no entanto eles querem ter cargos importantes e um lugar na sociedade de destaque, só pelo fato de serem negros.
Acreditando que a sociedade e o mundo devem isso a todos os afrodescendentes por terem sido explorados no passado como escravos, mas eles não devem viver do passado e guardar magoas pelo que aconteceu dentro do ‘contexto’ da fria e cruel história da humanidade, porque todos os povos do mundo passaram por  “experiências” cruéis de vida, por pertencerem a uma determinada etnia.
Os judeus foram massacrados, os japoneses “detonados” com armas nucleares e entre muitos outros povos que foram dizimados da face da terra, por terem sido subestimados como uma raça inferior ou quaisquer outras coisas, com os da sua própria espécie,  a raça humana.
A questão não é o fato de você ter nascido negro, branco, ou amarelo, a questão é o quanto você luta ou faz por merecer da sua própria vida, se dedicando com afinco por algum objetivo que você julga ser relevante. (buscar concretizar seus próprios sonhos)
Imagine todo esse povo se fazendo de vitimas por conta de um passado sofrido, e ignorar a sua própria condição humana, não fazendo nada para alimentar o seu EU SUPERIOR, vivendo apenas do passado como se todo mundo fosse responsável por todos os seus infortúnios na vida presente?
Meu pai costumava dizer que o povo judeu é o povo que tem mais dinheiro neste mundo, e que nada pode deter o povo japonês de se erguer das grandes tragédias que lhes aconteçam nesta vida, porque ambos os povos tem orgulhos de quem eles são, não fazendo das desgraças do passado, motivos para viverem na rabeira dos outros povos que um dia lhe impuseram o sofrimento!
Prova do que estou falando é que tenho dois amigos afrodescendentes, um micro empreendedor na área da alimentação e transportes e outro no ramo da eletrônica, os dois se quer estão sentido a crise, pois atualmente eles colhem os bons frutos de tudo que plantaram.
No passado, na época em que estudávamos juntos, ambos passaram situações difíceis por serem negros, no entanto nenhum deles se passou por vítima, muito pelo contrário, estudaram e se tornaram quem eles são hoje com muito louvor.
 Obviamente que eles se sentiram magoados, lembro como me sensibilizei quando a mãe do meu amigo chorou relatando o acontecido, no entanto eles são a prova cabal deste texto; de que quem quer o seu espaço profissional ou social tem que fazer por merecer!
Seja você branco, negro, ou amarelo, se for uma pessoa acomodada nada conquistará neste mundo, certa vez estava dentro do carro com o meu patrão e de longe avistamos uma mulher afrodescendente com uma criança no colo e dois menores, pedindo esmola no transito.
Meu patrão deu risada e afirmou num tom de deboche, dizendo que pobre só sabe fazer filhos e pedir esmolas pra sobreviver, trabalhar pra ter dinheiro que é bom; ‘nem pensar’!
A princípio fiquei chocado com o que ele mencionou, mas repare, nem é preconceito, o povo quanto mais pobre é menos trabalhador e tem uma prole grande, simples estatística.
E quando presenciamos tal realidade, sempre terá alguém cuja muleta é desculpa de aleijados mentais, e mencionará que o povo está naquela miséria por ser discriminado, por nunca terem tido chance na vida devido a sua etnia, pura besteira.
Não nego que exista o preconceito racial de brancos que não gosta de negros, de brancos que não gosta de amarelos ou vice-versa, ou bem pior, de negros que não gostam de outros negros ou de serem negros.
Quando morava com a minha mãe, a minha vizinha de cor parda, perguntou para minha mãe como fala macaco em japonês, pois ela odiava a sua nora por ela ter a cor da pele mais escura do que seu filho, e chamava a de macaca, como pode?
Alguns outros amigos negros, só namoram “loirinhas e bonitinhas”, pois odeiam e desprezam as suas próprias origens, então pra concluir o texto, o preconceito é fortalecido não pelos que se julgam ‘a maioria superior deste planeta’ (brancos), mas pelo próprio povo de uma determinada etnia que não se aceitam quem eles são, e não se esforçam para conquistar seus espaços neste mundo, vivendo de um passado que nada pode fazer por eles, por ser passado!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário