Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como as aguas do rio

Esta canção tem uma letra que tem tudo haver com esta crônica, a minha vó escutava muito, e hoje todas as vezes que me sinto pra baixo, eu a escuto e me sinto bem, espero que gostem!
Vamos fazer uma pequena analogia com o nosso corpo e a vida.
Esta crônica foi ‘inspirada’, num cliente que vive a vida a reclamar, e ainda afirma não compreender o por que, de tanto sofrimento?!!?!?!?!?!
É de conhecimento científico e popular, que as manifestações de dor do nosso corpo, é uma sinalização de algum mal funcionamento interno.
Logo, a inteligência da nossa biologia, manifesta tal sensação nos “avisando”, de que devemos procurar uma ajuda profissional, caso contrário a dor pode aumentar, e nos piores das hipóteses, podemos sucumbir a ela.
A inteligência da vida também funciona como o nosso corpo, quando insistimos em determinados erros ela nos causa sofrimento.
E não é porque a vida é sádica, longe disso ela é mestra em nos ensinar como viver de forma plena.
A dor do sofrimento é causada pelas nossas ignorâncias em não aceitar que estamos errando em algo, e a repetição continua daquilo que é errado, prolonga os nossos sofrimentos.
O tempo passa, aliás como todos afirmam, ‘o tempo voa’, e a cada aniversário deveríamos ter uma maior compreensão das nossas próprias missões, neste planeta.
Ter consciência das nossas fraquezas, é o primeiro passo em busca das nossas felicidade e auto aperfeiçoamento.
Se você está sofrendo, sente se em algum lugar neutro, longe das pessoas, do barulho e de preferencia bem próximo a natureza.
E reflita sobre todas as coisas que lhe causam o sofrimento, mas seja sincero consigo mesmo, se houver a necessidade de admitir que você está errando, diga a si mesmo, ‘que você deve mudar.’
Converse com a natureza a sua volta e faça um juramento para a vida; “Eu juro que vou transformar todos os aspectos negativos da minha vida!”
E se achar pouco, comece a falar com as pessoas sobre as suas fraquezas, e em alguns casos peça perdão a elas, pela sua ignorância e estupidez gratuita.
Saiba que admitir as nossas próprias fraquezas, é um ato de coragem, e principalmente um poderoso antidoto, para curar todos os males das nossas almas.
A natureza espiritual humana, não é rígida como as rochas, portanto não cultive pensamentos de que você nasceu de um jeito e nunca mudará.
Somos uma energia transcendental, e temporariamente assumimos a forma deste “recipiente” chamado corpo.
E sendo uma energia nada pode nos impedir de avançar, só os nossos pensamentos ruins e negativos, pode nos impedir de prosseguir adiante.
Todos os dias, nas leituras sagradas da vida, assimilo este aprendizado, e tento ser mais leve em meus pensamentos e em minha jornada pela estrada da vida.
Farei uma breve comparação das aguas, com a nossa verdadeira essência espiritual.
Agua, solvente universal, um liquido precioso que nos garante a vida, sem a qual morreríamos em poucos dias.
Podemos comparar a nossa essência espiritual, com a incrível capacidade de transcender das aguas.
Se você submeter este líquido a temperatura extremamente quente, ela evapora e vira vapor, e em temperaturas extremamente baixas, elas viram gelo.
Mas quando a temperatura ambiente se normaliza, ela volta para o seu estado original, simplesmente agua.
Em nenhum dos casos extremos, ela altera a sua composição original, ela só se “adequa” a sua estrutura molecular, para suportar os momentos “difíceis”, voltando sempre ao seu estado original, depois das provações.
E assim é o nosso corpo espiritual, temos as mesmas capacidades de “moldar” as nossas estruturas psicológicas, para suportar qualquer tipo de problemas mundanos.
Importante, para se fortalecer, se apegue a pensamentos positivos, e mude sempre de estratégia, quando algum sofrimento persistir em sua vida.
Lembre-se que somos sempre os responsáveis pelos nossos próprios sofrimentos.
Felicidade ou sofrimento, tudo dependerá da tua escolha, a vida é neutra, e ela só acontece quando decidimos fazer algo de bom para nós mesmos!
Paulo RK

4 comentários:

  1. Nossa,

    foi muito profundo pra mim, principalmente neste trecho, "Em nenhum dos casos extremos, ela altera a sua composição original, ela só se “adequa” a sua estrutura molecular, para suportar os momentos “difíceis”, voltando sempre ao seu estado original, depois das provações".
    E este "Lembre-se que somos sempre os responsáveis pelos nossos próprios sofrimentos.".

    Você está completamente certo.

    Só que quando expresso minha fraqueza, sou considera covarde pela pessoa que me ouviu. Procuro soluções de forma diferente, não expresso minha real intenção. E tento aprender com meus erros até me adaptar.
    Prefiro estar com os pés nos chão, e apesar de me causar dor e auto destrutivo, convivo com ela até que ela se dissolva em mim...

    até mais, Deus te abençoe pela mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suelen muito obrigado por ter interagido comigo!
      Gostaria de te falar uma coisa que acho muito importante, não tenha medo de mostrar as suas fraquezas para os outros, só porque elas te consideram covardes. Na verdade mostrar os nossos verdeiros sentimentos é um ato de coragem. E você está certissíma,você é como as águas busca se "adequar" aos momentos dificeis , não alterando a sua verdadeira essência.
      E acredite nenhum sofrimento pode ser auto destrutivo tudo depende como as encaramos.
      Nieztche, falou : " o que não mata nos fortalece!" Tente extrair coisas boas mesmos nos momentos ruins da sua vida, saiba que quanto mais amarga for o remédio, maior será o sabor da cura!
      Beijos e abraços fraternos!

      Excluir
    2. Ola Paulo,

      Nossa obrigada pela atenção,seus conselhos foram doses na medida exata pra mim, meu blog ainda está meio shoshu ainda, mas vou dar um jeito de melhorar.

      É gratificante seguir você. Ah, obrigada por passar lá.

      Abraços

      Excluir
    3. Muito obrigado Suelen, gentilezas suas, espero que sempre que precisar encontre neste meu canto virtual(refúgio), alguma palavra de conforto e esperança.
      Ah e não se sinta obrigada a deixar comentários, o propósito deste blog, é justamente o oposto!
      Só o fato de você ter lido , para mim, e ter sentido algo ou mesmo mexido com você , já é grande coisa!
      Então abraços e beijos fraternos, volte sempre que quiser, ler algo de relevante nesta vida!
      NAMASTÊ!

      Excluir