Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bobagens para alguns pode ser qualidade de vida para outros!


Tem muitas coisas boas nesta vida, “e as melhores,” são sempre as coisas mais simples.
Coisas tão simples do nosso cotidiano, que ninguém mais liga para elas.
Todo mês reservo um dia livre da semana, para cortar cabelo e fazer umas comprinhas, itens como produtos de limpeza pessoal, da casa e alimentação.
Quando se mora sozinho, não temos quem faça por nós, no começo achava até meio chato, e preferia fazer no fim do dia.
Mas a questão é que quando prestamos serviços a sociedade, quase sempre quem dita as regras são os nossos clientes, e nunca sabemos que horas, retornaremos para os nossos lares.
Com isto, a minha vida estava numa correria, pois o mercado fecha as 20:00, a quitanda as 19:00, e a farmácia as 21:00, vivia sempre com o cabelo enorme, pois nunca encontrava o cabelereiro, o nosso horário não batia.
Cansado desta correria e desta realidade ingrata, pensei comigo mesmo; “tem algo de errado, pois sou autônomo, e vivo como se batesse cartão!”
E foi nesse dia, que resolvi criar o “meu dia”, estabeleci conscientemente um dia do mês, onde pudesse cuidar da minha estética, e providenciar “suprimentos” para a minha, sobrevivência.
Foi uma decisão muito sabia, pois tal mudança, me fez resgatar a minha qualidade de vida, fazia tempos ou melhor, já tinha me esquecido deste fator, e confesso, nem sabia mais o que é ter qualidade de vida.
Coisas boas sempre atraem coisas boas, ao estabelecer o “meu dia”, descobri também como é bom e gratificante, dedicarmos um tempo a nós mesmos.
Tal dedicação faz toda a diferença em nossos comportamentos, pois gera uma grande tranquilidade interior, e passamos a reparar mais em nossas vidas, e nas pessoas.
Foi nessa empreitada, que descobri sentimentos inerentes nas pessoas, que nos servem (comércios e serviços) dentro da sociedade.
Alguns podem até falar, que é obvio, que os comerciantes não vão nos tratar mal, pois eles dependem de nós.
Mas não é isso, uma coisa que tenho é percepção aguçada, principalmente porque a minha realidade profissional, é baseada sempre no relacionamento entre prestador de serviço e clientes(conceito).
Sei distinguir muito bem entre um sentimento e outro, mas foi neste dia, talvez porque estava mais relaxado, e consciente de mim mesmo, que reparei o carinho que as pessoa tem por mim.
Estou falando das conversas descontraídas com o cabelereiro, das perguntas que a dona da farmácia sempre faz sobre os meus familiares, e do dono da quitanda, que sempre me doa alguma fruta, quando está “encalhada” .
Cabelereiros são na sua grande maioria tagarelas, e tem uma lista enorme de assuntos para conversar com seus clientes.
Mas reparei que ele nunca fala da sua vida pessoal, para os outros, “limitando” a falar sobre futebol, politica , religião , novela e entre muitas coisas da vida.
Já a dona da farmácia, conhecida de longas datas da minha mãe, e sabendo dos problemas psiquiátricos na família, sempre pergunta se estou precisando de algo.
Ela sempre me “pedi”, para não exitar quando precisar comprar algum medicamento fiado.
Já o dono da quitanda , sempre está fazendo um “precinho” especial, e como já mencionei, sabendo que adoro “bananas”, certa vez ele me deu 5 pencas de bananas super maduras.
Foi um festival de “bananas maduras” e tive que sair distribuindo para as vizinhanças fazerem doces e tortas. Rsrsrsrsrsrsrsrsr
Para muitas pessoas, tal relato pode parecer uma bobagem, mas acreditem, não é, pois tais relacionamentos e demonstração de carinho nos faz sentir humanos e bem em relação as nossas próprias vida!
Paulo RK

2 comentários:

  1. Oi PAULO
    Vc sabe que sempre passo por aqui.
    Adoro o que vc escreve,e escreve muito bem.
    Vc tem uma sensibilidade em escrever que acho muito bonito,coisa que eu não tenho,vc descreve as situações como se eu estivesse ali presente kkkk
    a história do rato foi incrível "confesso" fiquei com dó do coitado.
    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu relevante comentário, saiba que para mim, ele vale mais do que qualquer título de doutorado.
      Por que são as pessoas vivas, dentro da sociedade que sabem das coisas.
      Pessoas como você, que vive os dias de forma intensa e muitas delas, atribuladas.
      Sim, vocês são os verdeiros doutores da vida, sabendo ou não expressar os seus sentimentos.
      Saiba que é por esta razão que escrevo com vontade, para ouvir uma opinião sincera de pessoas como você!
      Muito obrigado por existir, NAMASTÊ!

      Excluir