Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aprendendo com a vida


Em qualquer lugar, desta maravilhosa cidade que é São Paulo, encontramos com pessoas, que passam verdadeiros momentos dramáticos, em suas vidas.
As adversidades são inúmeras, desde doença, desemprego, problemas com drogas, e problemas de relacionamentos entre casais.
Eu mesmo, apesar de mostrar e dizer ao mundo, que sou uma pessoa afortunada, tenho os meus momentos de dificuldades, e dramas pessoais.
Só não gosto de ficar falando neles, pois acho que as pessoas, e o mundo, já possuem problemas demais, para que eu compartilhe, ou “colabore” com os meus.
“Adoro” ouvi-los, pois sei que é a melhor forma, de eu estar me conscientizando, de que, não sou a única pessoa a ter problemas, e muitas vezes, percebo que os meus problemas, não são tão graves ou grandes, quanto eu imaginava.
E se você é uma pessoa altruísta (gosta de ajudar os outros), saiba que pelo simples fato, de você ouvir desabafos alheios, você já está colaborando, com o bem estar do seu próximo, pois eles sentirão, um grande alivio.
Importante salientar, que não existe nenhuma “fórmula” mágica, que resolvam os nossos problemas, da noite para o dia, mas quando decidimos enfrenta los, elas parecem diminuir de tamanho.
Do contrario é verdadeiro, muitas pessoas, com falta de coragem ou mesmo achando que as coisas melhorarão com o tempo, vão protelando.
E ai, quando perceberem, já estarão totalmente dominados, pelo que antes poderia ser controlados.
Eu acredito que só a questão da morte, não pode ser resolvida, para todas as outras situações ou dilemas de vida, e com um pouco de boa vontade, coragem e fé (em si mesmo), tudo tem solução!
Vivemos num pais, onde tudo é difícil, principalmente para pessoas comuns, com recursos financeiros limitados.
Viver requer de nós, uma grande habilidade social, e não podemos dar ao luxo, de desprezar pessoas do nosso convívio.
Se “pecamos” por ser pobres (financeiramente), temos que ser ricos em relacionamentos.
A situação geral aqui fora, é assim, “pobre” não tem direito a medicina de ponta, não tem direito ao conforto, nos transportes coletivos, não pode contar com a lei, pois a lei, para quem não sabe, nunca foi imparcial em nosso pais, ela só funciona para os mais abastados.
Portanto todas as vezes, que estiver passando por alguma dificuldade, não seja dominada por ela, não deixe que determinada situação comande o seu emocional.
Tenho notado, alguns indivíduos perderem grandes oportunidades, por conta deste descontrole emocional.
Saiba que, ainda existem pessoas que podem fazer muitas coisas por nós, dentro da nossa realidade escassa.
Mas para usufruirmos desses “benefícios”, além da nossa fé em resolver nossos problemas, precisamos ter educação.
Não é a beleza (aparência), tão pouco o dinheiro, quando somos educados com as pessoas, a nossa vida precária parece tomar um outro rumo, as coisas se tornam bem mais fáceis, em todos os sentidos.
Muitas vezes, as pessoas são mal educadas e grossas, por conta dos problemas que estão passando, mas ninguém tem a obrigação de adivinhar ou nos tratar bem, quando as tratamos, com grosserias.
Então não se esqueçam, se você é modesto (financeiramente) como eu , seja educado com as pessoas , chame a atenção, não pelas grosserias, mas pelo seu comportamento, como um verdadeiro “gentleman.”
Eu te garanto, que muitas portas vão se abrir (experiência própria)!
Paulo RK

8 comentários:

  1. Perfeitíssimo, garoto!
    Você disse tudo, pois não precisa ter riqueza, antes de mais nada, educação, humildade, jeito de saber chegar, falar, se aproximar.
    Ouro detalhe muito importante e que você também frisou - o controle emocional - pois muitas vezes as pessoas perdem a cabeça e falam demais, comportam-se de maneira grotesca e que ninguém vai lhes dar ouvidos.
    Você, como sempre, ótimo em suas reflexões.
    beijos cariocas e ... passe lá no meu pedaço, estamos fazendo 5 anos de blogosfera.
    ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá e deixei uma mensagem muito relevante para comemorarmos o aniversário do blog "Mãe Gaia!"
      Espero que goste, mas não chore! rsrsrsrsrsrsrs
      Muito obrigado por colaborar com um mundo melhor!
      Você faz a grande diferença na vida daqueles que te conhecem!
      Muito obrigado por existir!
      NAMASTÊ!

      Excluir
  2. Muito legal este post. Realmente todos temos problemas mas acho que o interessante está em como administramos tais problemas, na nossa capacidade de encontrar uma solução, tomar uma iniciativa. Quanta gente, como você falou, preferem ficar reclamando, sendo grossas ao passo que tantas outras pessoas lutam pela solução de problemas muito maiores. Notei que essa pessoas que não sabem lidar com problemas se tornam mal humoradas, desrespeitosas, impacientes o que não colaboram em nada.
    Existe um versículo na Bíblia que diz "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS" e isso tem me ajudado a enfrentar todo tipo de problema. Se olharmos com mais atenção e menos apavoramento iremos perceber que realmente sempre aprendemos algo novo com nossos problemas e assim adquirimos experiência nos renovamos e aprendemos como passar por mais uma etapa. Vale a pena deixar de reclamar e começar agir =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Juliana se reclamar fosse a solução de todos os nossos problemas o mundo não teria nenhum!
      E do jeito que a humanidade é , e conhecendo como a conhecemos, reclamaríamos pela rotina do sossego (fato)!
      Acredito mesmo que a grande falha humana se encontre no seu lado emocional, pois se tomássemos as nossas decisões baseadas sempre na razão e logica, não viveríamos em apuros.
      Beijos e abraços fraternos, e muito obrigado por existir!
      NAMASTÊ!

      Excluir
  3. Olá Paulo!

    Sua reflexão mexe com a gente...

    É de grande sabedoria o Saber Ouvir, teço por aqui um pleonasmo para falar da escuta solidária de ajudar o outro na tomada de consciência que leva à reorganização dos sentimentos e no desejo de acenar nessa desordem a possível solução criativa do que vivencia.

    Saber ouvir e não assimilar as dores do outro e deprimir-se mais ainda, também é uma habilidade sagaz, escuta compreensiva de um cérebro aberto, sem preconceito, e com limites terapêuticos nas diferentes situações de se perceber aprendente e ensinante conforme o caso.

    O questionamento reconstrutivo ajuda na construção da autocrítica, através de boas argumentações, contra-argumentações e na tomada de atitude necessária...

    Ouvir com sabedoria faz toda a diferença!

    Grande Abraço, adorei retornar neste teu cantinho virtuoso!

    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Maria , fico muito lisonjeado pelas suas palavras!
      Mas saiba que aqui tem um pouco de seus pensamentos e percepções da vida.
      Costumo "metabolizar" , toda a cultura e "absorver" sentimentos bonitos das pessoas que sigo(outros blogs).
      E se você se identificou e consegui mexer com você é porque realmente consegui "absorver" da forma mais correta os seus pensamentos relevantes.
      Ah muito obrigado pela menção do "cantinho virtuoso!"
      Muito obrigado por existir, NAMASTÊ!

      Excluir
  4. Oi,
    Paulo,tentei outras vezes deixar meu comentário mas não consegui.Ainda bem que hoje esta sendo possível.Olha amigo,tem algo assim que é de uma importancia e nada se comapara e tem preço, se chama "O NASCER".A vida é bela e maravilhosa,muitas vezes somos culpados por certas situações,amizades erradas,falta de esclarecimento,progredir e crescer.O ser humano infelizmente é complicado,egoísta e maldoso.Não estou generalizando ok?.O que me chamou a atenção foi você dizer que gosta de ouvir pessoas falar sobre os seus problemas,mesmo que você já tenha problemas por de mais.Eu te bendigo por esta ação nobre,porque como é bom a gente ter alguem em confiar e compartilhar nossos problemas.Te dou um Salve!nobre amigo.
    Seu post é merecidamente um 10 e ser levado como um exemplo e reflexão.
    Fique em paz e até breve.
    Bjos.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Na mitologia grega, dizem que a Fênix é um pássaro que nunca morre, pois sempre está renascendo das cinzas!
    Mas acho que aqui o efeito foi inverso, pois quem renasceu(motivação) com o seu comentário, foi eu!
    Aprendi na vida que o importante é fazer coisas seguindo os nossos instintos (valores do coração), coisas que gostamos, independendo se as pessoas aprovem ou não!
    Não estou querendo dizer que as opiniões das outras pessoas não contem, ELAS CONTAM E MUITO, POIS É A MELHOR FORMA DE SABERMOS SE ESTAMOS ABORDANDO OS ASSUNTOS EM QUESTÕES CORRETAMENTE, E PARA SABER SE ESTAMOS "TRANSMITINDO" O PENSAMENTO ORIGINAL SEM DISTORCE-LAS.
    Claro que estou falando somente das coisas boas!
    Muito obrigado pelas palavras e me pontuar com um 10, saiba que tal motivação, me estimula a escrever cada vez mais!
    Muito obrigado por existir, NAMASTÊ!

    ResponderExcluir