Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Eu invejo a alegria das Marias

O que proporciona alegria de viver nas pessoas em vida?
Na vida tudo é tão relativo que de repente fica difícil afirmar de que, quem tem mais é mais feliz (alegre) do que aquele que sobrevive com tão pouco, como nós pobres temos feito à anos.
Mas acho que nem sempre é assim, pois tem muito rico vivendo de forma miserável, principalmente quando falamos sobre sentimentos da alegria de viver, enquanto tem muita gente pobre vivendo com mais alegria, com todas as suas dificuldades de suas realidades mundanas.
Hoje conheci uma senhora, uma copeira, sabe aquelas senhoras bem velhinha que trabalha tantos anos dentro de uma empresa, e que sempre fez o que fez desde a fundação da mesma?
Nem preciso dizer que me dou muito bem com essas “tias” do café, eu não sei dizer bem o que me atrai nelas, se é a sua humildade ou a sua alegria espontânea, de estar sempre bem consigo mesmo.
A tia do café  de nome Maria, me fez voltar ao passado, quando no meu primeiro emprego, conheci a dona Maria, senhora baiana muito alegre, e que trabalhava na faxina.
Eu juro, nunca vi uma pessoa tão alegre quanto a Maria nesta vida, certa vez ela estava com a cara inchada por conta da dor de dente, mas mesmo assim, mexendo com a agua fria do balde, ela cantava canções de sua terra natal, fazendo tudo com muito entusiasmo, e uma alegria de dar inveja.
Por outro lado o meu chefe, um sujeito muito ríspido com todos, em seu pedestal não conseguia ter um por cento da alegria de Maria, nem mesmo eu chegava aos teus pés.
Bons tempos, eu trabalhei com muita gente importante nesta vida, mas nenhuma delas me marcou tanto quanto as pessoas que executavam serviços humildes, mas tão importante quanto aquelas desempenhadas pelos cargos mais altos.
Não deixar que as dificuldades do cotidiano influenciassem em suas alegrias de viver, foi isso que aprendo e aprendi com as pessoas que executam serviços humildes nesta vida.
E faço muita questão de estar perto dessas pessoas, pois sinto muita falta desta alegria incontida e sincera dentro da sociedade.
 De que vale trabalhar num ambiente sofisticado e ganhar muito dinheiro, se a pessoa se quer consegue obter alegria com toda essa “riqueza”?
Eu questiono muito quando as pessoas questionam o meu trabalho dizendo que eu preciso encontrar um emprego de verdade, e sair da informalidade.
Se “emprego decente” fosse sinônimo de alegria, eu com certeza  trabalharia numa multinacional, alias nem sei por que tem gente que acha que o meu trabalho é indecente.
Se o que faço é importante pra muita gente, saibam todos que eu não ligo muito pra dinheiro ou status, só queria ter a mesma alegria de Maria!
Paulo RK

Um comentário:

  1. Eu também ! Ontem ouvi uma frase interessante: Estar perto do poder te tira a potência. Quem nada tem a perder, sorri mais fácil, pois tudo o que vier já é lucro. Andar mais leve, como escreveu Luiz Borges.

    ResponderExcluir